pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese
Blumenau | Venha Descobrir | Santa Catarina Turismo
Blumenau

Blumenau é conhecida pela identidade e por suas origens europeias. A cidade foi colonizada em 1850 pelo médico farmacêutico e filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, que no dia 2 de setembro daquele ano, chegou à cidade acompanhado de outros 17 colonos, também provenientes da Alemanha. Mais tarde, chegaram mais imigrantes vindos da Itália e Polônia.
No turismo, Blumenau possui uma série de atrativos, eventos, festas e festivais responsáveis pelo incremento da economia local e movimentação de milhares de turistas durante todo o ano. Entre as festas e festivais se destacam a Oktoberfest, maior festa alemã da América do Sul, o Festival Brasileiro da Cerveja, Sommerfest, Magia de Natal e Weihnachtsdorf (Vila de Natal), Osterdorf (Vila de Páscoa) entre outros.
Blumenau é oficialmente a Capital Brasileira da Cerveja e possui uma grande diversidade de cervejarias artesanais espalhadas pela cidade e em municípios vizinhos. Blumenau também possui muitos museus, igrejas, praças, atrativos naturais, monumentos, além da arquitetura, já que muitas casas carregam o estilo enxaimel característico da Alemanha.
Construções em técnica enxaimel, ruas bem cuidadas e jardins floridos também podem ser admirados em passeios pela região central ou nas encantadoras comunidades do município, como a Vila Itoupava. Mas a cidade não preserva apenas a sua cultura: 68% do território de Blumenau é coberto pela Mata Atlântica, a região da Nova Rússia conta com equipamentos gastronômicos, pousada, produtos locais, artesanato, trilhas e cachoeiras refrescantes, além de abrigar o Parque Nacional da Serra do Itajaí. As opções de hospedagem são diversas e você ainda tem à disposição uma ótima infraestrutura de comércio e serviços.

O receptivo aos turistas está cadastrado no site Turismo Blumenau, separado nos seguintes tópicos:
– Agências de Turismo: www.turismoblumenau.com.br/servicos/agencias-de-turismo
– Agências de Turismo Receptivo: www.turismoblumenau.com.br/servicos/agencias-de-turismo
– Guias de Turismo: www.turismoblumenau.com.br/servicos/guias-de-turismo

Para mais Informações acesse o site do Turismo Blumenau no link a seguir: www.turismoblumenau.com.br ou cadastre o seguinte número no seu telefone: +55 (47) 99954-1807 e receba informações sobre eventos que estão ocorrendo pela cidade.

Eventos

Festas Típicas


Sommerfest
A Sommerfest traz para o primeiro mês do ano toda a alegria de outubro. Música, dança, gastronomia e muito chope para refrescar o verão. A festa acontece em janeiro no Parque a Vila Germânica.
www.sommerfestblumenau.com.br
Telefone: +55 (47) 3381-7700 (Secretaria de Turismo e Lazer)

Stammtisch
Originalmente, na cultura da Alemanha e Áustria, o Stammtisch (mesa cativa, em alemão) é um local de encontro reservado num bar ou num restaurante para um grupo de pessoas que se reúnem para beber, comer e conversar. Tornou-se, já adaptada a cultura da região de Blumenau, em uma festa ao ar livre onde reúne as típicas Confrarias de Amigos, realizada anualmente em abril na Rua XV de Novembro.

Festitália
A maior festa italiana do Estado de Santa Catarina vem resgatar, manter e incentivar a cultura italiana e o amor pela Itália. A Festitália é um festival gastronômico e cultural, no qual as maiores atrações são os pratos típicos nacionais e internacionais. Acontece anualmente em julho no Parque Vila Germânica.
www.festitalia.com.br
Telefone: +55 (47) 3323-4043 (Lira Circolo Italiano de Blumenau)

Oktoberfest Blumenau
Consagrada como a maior festa alemã das Américas e o maior evento cultural de Santa Catarina, a Oktoberfest Blumenau anualmente celebra as tradições e cultura germânicas, em desfiles, danças folclóricas, bandas e gastronomia típicas e cervejas artesanais da região. Ocorre no mês de outubro no Parque Vila Germânica.
www.oktoberfestblumenau.com.br
Telefone: +55 (47) 3381-7700 (Secretaria de Turismo e Lazer)


Feiras Agropecuárias, Industriais e Eventos de Negócios



Eventos Culturais


Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (FENATIB)
O festival é considerado pelos críticos teatrais referência nacional por contribuir para a formação e a educação de platéia infantil. Acontece anualmente e recebe cerca de 15 mil visitantes a cada edição. Realização é da Secretaria de Cultura de Blumenau.
www.fenatib.com.br
Telefone: +55 (47) 3381-6192 (Secretaria de Cultura de Blumenau)

Festival Internacional de Teatro Universitário
Promovido pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), atrai estudantes de todo o Brasil e de países vizinhos. Todas as atividades são abertas à comunidade. Sempre em julho, em diversos palcos da cidade.
http://www.furb.br/web/3666/fitub-festival-internacional-de-teatro-universitario-de-blumenau

COLMEIA – Coletivo de Artes
O Coletivo COLMEIA traz ao Teatro Carlos Gomes um evento anual de dois dias com intervenções e experimentações artísticas. Criou-se um evento plural, compilando a produção local em diversas expressões: teatro, música, dança, visuais, hip hop, cultura digital, cinema, artesanato, mobilidade urbana, literatura, culinária, entre outros. O evento é colaborativo e gratuito, organizado pela classe cultural em parceria com o Teatro Carlos Gomes, ocorre em agosto.
Contato: colmeiacoletivo@gmail.com colmeiacoletivo@gmail.com


Festas Nacionais


Festival Brasileiro da Cerveja
Festival Brasileiro da Cerveja, realizado anualmente em Blumenau, cresce a cada ano e se consolida como o maior do ramo em toda a América Latina. É a reunião das principais cervejarias do país, dos melhores sabores, aromas e harmonizações. Cervejeiros, especialistas e consumidores degustam mais de 800 rótulos e aproveitam uma rica programação artística e cultural, palestras e ótima gastronomia, paralelamente com o Festival ocorre a Feira da Cerveja, espaço dedicado para quem deseja conhecer e comprar insumos e equipamentos para produção de cerveja. Em março no Parque Vila Germânica.
www.festivaldacerveja.com
Telefone: +55 (47) 3381-7878 (ABLUTEC – Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura).

Osterdorf – Vila de Páscoa
A Vila de Páscoa reúne diferentes costumes pascais da cidade em um evento voltado para a comunidade, uma celebração pela ressurreição de Cristo. O evento faz a cidade se tornar palco para a cultura, tradição, integração e interação, especialmente dedicado às famílias, crianças e escolares do município.

Sabores de Santa Catarina
Uma experiência gastronômica imperdível que reúne em Blumenau toda a riqueza e diversidade do setor de alimentos de Santa Catarina. O Sabores de Santa Catarina nasce com o objetivo de reunir a rica e diversificada gastronomia do estado em um único lugar buscando valorizar a matéria-prima local. As grandes estrelas são produtos e ingredientes genuinamente catarinenses, como cultivados, pescados, criados e produzidos de norte a sul e de leste a oeste.
Telefone: +55 (47) 3381-7878 (ABLUTEC – Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura).

Magia de Natal
Em Blumenau, apesar de seu clima tropical, há neve na Vila de Natal, local que recebe ainda, o Mercado de Natal, a Casa do Papai Noel, passeio de trenzinho, coreto com apresentações das mais belas canções natalinas e outras atrações. A Magia de Natal se instala no município, resgatando as tradições natalinas trazidas pelos colonizadores e despertando sentimentos de renovação e união, tão inerentes ao povo blumenauense. Em novembro e dezembro no Parque Vila Germânica.
www.magiadenatal.com.br

Réveillon
O Réveillon oferece um dos momentos mais sublimes do ano. A beleza dos fogos de artifício iluminando as margens do rio Itajaí-Açu é um espetáculo a parte. A festa de boas vidas ao ano novo também reúne muita música, gente bonita e a animação típica da população da cidade.
Telefone: +55 (47) 3381-7700 (Secretaria de Turismo e Lazer)


Feiras Agropecuárias, Industriais e Eventos de Negócios


FEBRATEX
“A maior feira do segmento nas Américas apresenta as principais inovações tecnológicas e lançamentos para o setor têxtil e de confecção.”
Em sua 17 edição a Febratex incentiva o conhecimento em mais de 16 horas de palestras, além de mais uma vez se tornar o palco de realização de grandes negócios e lançamentos de inovação e tecnologia para os segmentos têxteis e de confecção.
Site: www.febratex.fcem.com.br


Espaços pra realização de Eventos


Parque Vila Germânica
O imenso complexo temático tem uma área construída de 26.000m², comportando até 49 mil pessoas em pé. Projetado dentro dos mais altos padrões de tecnologia e de normas ecologicamente corretas, o Parque é totalmente planejado para pessoas portadoras de necessidades especiais. A Vila Germânica fica a 2km do centro da cidade e é interligado a todos os bairros da cidade por linhas de ônibus e uma excelente frota de táxi.  As lojas ficam abertas de segunda a sábado e funcionam durante todos os eventos.
Rua Alberto Stein, 199, Velha.
Fone: (47) 3381-7700
www.parquevilagermanica.com.br


Compras

Produtos


Adquira souvenirs e produtos de Blumenau, como canecos, chapéus, camisetas, bonecos, além de porcelanas, cristais, artigos de cama, mesa e banho, e deliciosos chocolates, doces e cervejas artesanais.

Empório Vila Germânica
Rua Alberto Stein, 199, Velha.
Tel.: (47) 3329-0003
www.emporiovilagermanica.com.br

Cristais D´Labone
Rua Johann Sachse, 340, Salto do Norte.
Tel.: (47) 3327-1462
www.cristaisvidrohouse.com.br

Glas Park
Rua Rudolf Roedel, 233, Salto Weissbach.
Tel.: (47) 3327-1261
www.cristaisdimurano.com.br

Mozart Cristais
Rua Bahia, 4253, Salto Weissbach.
Tel.: (47) 3288-2028
www.mozartcristais.com.br

Multi Cristal
Rodovia BR-470, Km 58, 4413, Badenfurt.
Tel.: (47) 3334-0048

OMI Presentes
Rua Doutor Pedro Zimmermann, 13.580, Itoupava Central.
Tel.: (47) 3232-3247
www.omipresentes.com.br

Chocolates Herr Blumenau
Rua XV de Novembro, 759, Centro.
Tel.: (47) 3037-2243

Happs – Chocolates de Blumenau
Rua Heinrich Hosang, 106, Victor Konder.
Tel.: (47) 3378-1211

Orion Chocolates Finos
Rua Curt Hering, 226, Centro.
Tel.: (47) 3337-1661

Empório Hemmer – Loja de Fábrica
Rua Heinrich Hemmer, 2773, Badenfurt.
Tel.: (47) 3037-5000
emporiohemmer.com.br

Empório Hemmer – Parque Vila Germânica
Rua Alberto Stein, 199 - Sala 109, Velha.
Tel.: (47) 3335-1915
emporiohemmer.com.br

Bebidas Schluck
Rua Erwin Manzke, 159, Vila Itoupava.
Tel.: (47) 3378-1395
www.schluck.com.br

Bebidas Von Blumenau
Rua Erwin Manzke, 65, Vila Itoupava.
Tel.: (47) 3378-1177
vonblumenau.com.br

Xanadú Bebidas Premium
Rua Euclides da Cunha, 1837, Velha.
Tel.: (47) 3325-1275
www.xanadu.com.br

Altemburg Store Outlet
Rodovia BR-470, Km 60, Badenfurt.
Tel.: (47) 3331-1506
www.altenburgstore.com.br

Espaço Hering
Rua Bruno Hering, 1421, Bom Retiro.
Tel.: (47) 3321-3902
www.hering.com.br/store

Karsten – Loja de Fábrica
Rodovia SC-421, Km 11, Testo Salto.
Tel.: (47) 3331-4375
www.karsten.com.br

Lojas Flamingo
Rua XV de Novembro, 367, Centro.
Tel.: (47) 3326-0277
flamingocasa.com.br

Teka Outlet
Rua Paulo Kuehnrich, 185, Itoupava Norte.
Tel.: (47) 3321-5165
www.teka.com.br


Artesanato


Adquira bordados, crochês, tricôs, cristais, quadros e muitos outros produtos na tradicional Feira de Artesanato. Visite também a Feira Livre e encante-se com outros trabalhos artesanais, flores e produtos orgânicos.

Mais Informações



Feira de Artesanato
O prédio foi construído na década de 40, no estilo art déco. As partes mais altas e de arquitetura mais refinada refletem o sucesso e os anseios pelo progresso da cidade. Nele, desde 1998, são comercializados os trabalhos de mais de 40 artesãos.
Rua XV de Novembro, 1.091, Centro.
De segunda a sexta, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 13h.
Funciona em horários especiais na proximidade de feriados como Natal, Páscoa e Dia das Mães.
Fone: (47) 3326-2404.

Feira Livre de Blumenau
Segundas, quintas e sábados, das 8h às 12h.
Rua Humberto de Campos, 400, Velha.
Fone: (47) 3323-8668.


História e Cultura

Patrimônio Histórico


Alameda Duque de Caxias
Foi a primeira rua planejada da colônia, na época chamada de caminho do Stadtplatz. Em 1942 recebeu a denominação atual, Alameda Duque de Caxias. Curiosidade: as primeiras palmeiras imperiais, trazidas do Rio de Janeiro, foram plantadas no centro da via, em 1876. Em decorrência deste fato, a principal rua da época, passou a chamar-se Palmenallee (palmeira em alemão).

Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva
O nome homenageia o Dr. Fritz Müller, nascido em 1822 na cidade de Windischolzhausen, na Alemanha e falecido em Blumenau, em 1897. Foi um dos primeiros cientistas a comprovar a teoria de Darwin sobre a seleção natural das espécies. Criada em 1940, com um acervo de 2.000 exemplares, mudou de nome em 1952 para homenagear o ecologista.
A Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller conta com um acervo de aproximadamente 65 mil volumes, incluindo livros de literatura nacional, estrangeira e infantil, livros técnicos, auto-ajuda, enciclopédias e dicionários, entre outros, para os mais variados gostos literários.
Além disso, possui jornais diários e revistas, oferecendo informação sempre atualizada para seu público.

Castelinho da Havan
Construído em 1978, pelo empresário Udo Schadrack, de família tradicional blumenauense, é uma réplica da prefeitura de Michelstadt, cidade localizada no sul da Alemanha.

Catedral São Paulo Apóstolo
A igreja católica construída em 1868 por Henrich Krohberger foi batizada de São Paulo Apóstolo. À medida que a Colônia Blumenau crescia, percebeu-se que a igreja era pequena para receber os fiéis. Foi nomeada uma comissão para a escolha de um novo projeto que iria substituir a construção.
O projeto escolhido, dos arquitetos Gottfried Boehm e Dominikus Boehm, apresentou uma edificação moderna, diferente do conceito tradicional de igrejas católicas. Com pedras de granito vermelho, a construção majestosa foi executada pelo Frei Brás Reuter, que colhia donativos da comunidade para dar continuidade às obras.
Em 1958, a nova edificação foi inaugurada. Já a torre dos sinos ficou pronta em 1963. Ela possui 45 metros de altura e três sinos – Jesus, Maria e José.
A partir de 19/04/2000 a igreja matriz passou a ser Catedral. Em 17/07/2008 foi tombada pelo Município de Blumenau como Patrimônio Cultural Edificado, conforme Decreto 8.730.

Cemitério dos Gatos
Edith era uma mulher à frente de seu tempo. Nascida em Blumenau no dia 22 de março de 1882, era sobrinha-neta do fundador da cidade Hermann Bruno Otto Blumenau (1819-99). Muito independente para os padrões da época, aos 20 anos viajou para Alemanha, onde cursou a Academia de Arte Dramática em Berlim. Percorreu as principais cidades da Europa atuando em peças nos mais renomados palcos de teatro. Em 1924, Edith retorna a Blumenau para cuidar dos seus irmãos que haviam adoecido. Do constante contato com o público, seus hábitos passaram a ser entre livros, animais, e foi assim até fim dos seus dias.
Edith tinha grande afeto pelos gatos. Ao morrerem, os felinos eram enterrados com direito a funeral e cortejo fúnebre. Com o passar do tempo, o local acabou se tornando atração turística e tema de programas de notícias de âmbito nacional.

Fundação Cultural de Blumenau
Sede da colônia de Blumenau (1875). A partir de 1939, com a remodelação e ampliação do prédio passou a abrigar, além da Prefeitura Municipal, o Fórum e as repartições Judiciais e Policiais. Foi parcialmente destruída pelo incêndio em 1958, junto com os arquivos históricos do município. O prédio foi reconstruído e inaugurado no ano de 2001. Hoje, nele também está o Museu de Arte de Blumenau, com acervo de mais de 400 obras e exposições o ano todo e também é a sede do Cine Arte.
O Cine Arte é um projeto de cinema que acontece na Fundação Cultural de Blumenau há 10 anos. Todas as segundas-feiras, no auditório do teatro Cine Teatro Edith Gaertner, um filme previamente selecionado é passado numa sessão de cinema aos apreciadores das artes cinematográficas. Os filmes selecionados são clássicos que marcaram épocas.

Horto-Botânico Edith Gaertner
Área anexa às residências do fundador Dr. Blumenau e do cônsul da Alemanha Victor Gaertner, este parque abriga uma pequena floresta nativa com diversas espécies plantadas pelo próprio fundador da cidade. Foi espaço de contemplação e inspiração da sobrinha-neta de Dr. Blumenau, Edith Gaertner, atriz formada pela Academia de Arte Dramática de Berlim e com destacada atuação por toda a Europa.

Igreja Luterana do Espírito Santo
Em setembro de 1868 aconteceu o lançamento da pedra fundamental para a primeira igreja luterana da região. No entanto, somente anos depois, os luteranos puderam celebrar a inauguração do templo que passou a ser denominado Igreja do Espírito Santo.
Responsável pela igreja, que era o principal templo da colônia, o Pastor Rudolph Oswald Hesse atendeu os imigrantes desde 1857, e, além dos serviços pastorais, coordenou trabalhos nas áreas da educação e formação escolar com a fundação da escola paroquial que posteriormente foi transformada na Neue Schule, ou, em português, Nova Escola.
A igreja foi projetada por Henrich Krohberger, em arquitetura neogótica, um estilo originado na Inglaterra, que procurava reviver as características da arquitetura gótica original, entre elas as abóbodas, contrafortes e os arcos ogivais. No Brasil o estilo foi popularizado a partir do reinado de D. Pedro II.
A construção foi tombada pelo Estado de Santa Catarina como Patrimônio Cultural Edificado em 21 de novembro de 2002, pelo Decreto 5.913.

Locomotiva Macuca
Primeira locomotiva de Blumenau. Importada da Alemanha em 1908, chegou ao Brasil a bordo do Vapor Klobenz que também trazia oitocentas toneladas de material para a Estrada de Ferro Santa Catarina. O apelido “Macuca” foi dado devido à semelhança com a ave macuco, pois o apito lembrava seu pio e o ruído da descarga de sua caldeira parecia com o som produzido pelas suas asas.

Mausoléu Dr. Blumenau
Inaugurado em 1974, ano do sesquicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Guarda os restos mortais do Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, fundador da cidade, e de seus familiares.
Aberto de segunda a domingo, inclusive feriados, das 10h às 16h.
Gratuito.

Monumento 150 anos Blumenau
Foi inaugurado em 2000 em comemoração aos 150 anos de Blumenau. Nele há um mapa da cidade com duas pegadas humanas, que simboliza a chegada dos primeiros imigrantes. A obra é uma composição de ferro e concreto desenvolvida pelo artista Evaldo Freygang.

Monumento dos Imigrantes
Dedicado à fundação do município e aos primeiros dezessete imigrantes, tem seus nomes esculpidos no monumento. Foi construído em 1900 em granito vermelho, lavrado, tendo 3,50 m de largura na base. O entalhador do monumento foi o colono Ermínio Stingnen.

Museu da Cerveja
O Museu da Cerveja apresenta coleções de peças que pertenceram à extinta Cervejaria Feldmann, de Blumenau, e à Cervejaria Brahma. São antigos equipamentos utilizados na fabricação de cerveja e outros objetos, fotografias, documentos e textos, que contam a história do precioso “pão líquido”.
Aberto de segunda a sexta-feira das 10h às 17h.
Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.
Gratuito.

Museu da Família Colonial
Este espaço cultural preserva um acervo de 6.200 peças. São pertences do fundador de Blumenau, de colonizadores e de suas famílias. Móveis, vestimentas, acessórios, utensílios domésticos e maquinários históricos e bem conservados. Nos fundos do complexo do Museu está o horto florestal, onde ainda se encontra árvores plantadas pelo fundador da cidade e o Cemitério dos Gatos.
Aberto de terça a domingo das 10h às 16h, inclusive feriados.
Valor do ingresso: R$5,00. Professores e estudantes pagam meia-entrada.
Entrada gratuita para menores de 08 anos.

Museu de Hábitos e Costumes
Expõe artigos do universo do vestir-se, costurar, brincar, morar e viver em Blumenau desde o final do século XIX. São peças de roupas masculinas e femininas, chapéus, sapatos, bolsas, acessórios diversos, brinquedos e objetos de uso doméstico. Uma verdadeira fonte para pesquisa e apreciação de diferentes contextos históricos, culturais e sociais.
Aberto de terça a domingo das 10h às 16h, inclusive feriados.
Valor do ingresso: R$5,00. Professores e estudantes pagam meia-entrada.
Entrada gratuita para menores de 08 anos.

Ponte Aldo Pereira de Andrade (Ponte de Ferro)
A Ponte da Estrada de Ferro que serviu de travessia sobre o Rio Itajaí-Açu para a ferrovia que ligava Blumenau à Itajaí, teve sua construção em 1929 com material importado da Alemanha, sendo inaugurada em 1931. Em 13 de março de 1971, por decisão do Governo Federal, a Estrada de Ferro Santa Catarina é utilizada pela última vez. Em 1991 a ponte foi completamente restaurada em parceria com a Fundação Roberto Marinho e adaptada ao trânsito de veículos e pedestres. A ponte leva o nome do Deputado Estadual Aldo Pereira de Andrade e simboliza um marco do desenvolvimento econômico de Blumenau e do Vale do Itajaí.

Praça da Paz
Inaugurada em 2006, em comemoração ao centenário do Rotary Clube de Blumenau. Nela consta um monumento artesanal em aço inox com 2m de diâmetro. O Globo com as mãos abertas é um convite à paz, simbolizando a união com todos os povos da Terra.

Praça Dr. Blumenau
Inaugurada em agosto de 1949, em homenagem ao fundador da cidade. Palco de grandes eventos políticos e culturais, foi construída em um terreno doado pela família Werner. A partir de 2001, um mosaico composto de cacos de pisos e azulejos, de autoria do artista Antônio Rozicki, retrata o fundador da cidade.

Praça Hercílio Luz
Localizada no início da Rua XV de Novembro, a histórica praça serviu de espaço para apresentações culturais ao ar livre antes de ser transformada. Em 2 de setembro de 1.900, por ocasião do cinqüentenário da fundação da cidade, foi lançada nesta praça a pedra fundamental do monumento comemorativo à chegada dos fundadores de Blumenau.
A denominação atual da praça, aprovada em 16 de abril de 1919, foi uma homenagem ao Governador do Estado, Dr. Hercílio Pedro da Luz, cuja carreira política está intimamente ligada a Blumenau e a quem este município deve muitos melhoramentos.
Nesta praça localiza-se também o Museu da Cerveja, o monumento em homenagem à fundação do município e o monumento Voluntários da Pátria, em homenagem aos soldados que representaram Blumenau na Guerra do Paraguai (1865-1870) e na 2ª Guerra Mundial (1939-1945).

Praça Victor Konder (Praça da Prefeitura)
Contempla o Monumento da Poesia, inaugurado em 1.998 em homenagem ao Poeta Haicadista Martinho Bruning, e o busto Victor Konder, inaugurado no dia 05/02/1928, de autoria da Fundição Mário Liberato (Rio), com a presença do então governador Adolpho Konder em homenagem ao Ministro da Viação no Governo do Presidente Washington Luis. Em 1930, o busto foi arrancado do pedestal e atirado ao Ribeirão da Velha pelos revolucionários getulistas. A recolocação só aconteceu em 1947, dezessete anos depois.
Nessa praça encontra-se também a locomotiva Macuca, importada da Alemanha em 1908, que chegou ao Brasil a bordo do Vapor Klobenz, que também trazia oitocentas toneladas de material para a Estrada de Ferro Santa Catarina. Nesta praça encontram-se também um espelho d’água e um chafariz.
Outro elemento é o Marco Comemorativo do Lions Clube de Blumenau, feito em concreto com inscrições em bronze, que consiste em uma composição de três pilastras de concreto com uma data no centro (1822-1972 – ano de colocação).

Prefeitura Municipal de Blumenau
Prédio inaugurado em 1982, no local onde funcionava a sede da antiga Estação Ferroviária. A construção é uma imitação da técnica construtiva enxaimel, inspirada nas edificações do período colonial.

Relógio das Flores
O relógio das flores foi inaugurado em 2000, em comemoração aos 150 anos de Blumenau, o relógio funciona a energia elétrica. É o único no Estado. No Brasil existem apenas mais cinco relógios de flores espalhados por várias cidades do país.
Este relógio foi um presente do Sindilojas - Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau ao município pelos 150 anos de Blumenau.

Rua XV de Novembro
No início, era conhecida por “Wurtstrasse” (Rua da Linguiça), por ser estreita e cheia de curvas. Com a expansão da colônia, passou a denominar-se Rua do Comércio. Hoje é palco dos desfiles da Oktoberfest, das comemorações do aniversário de Blumenau e do Stammtisch. O curso de 1.590 metros de extensão da Rua XV de Novembro é de uma beleza incontestável.

Teatro Carlos Gomes
Foi construído em 1939. Possui um dos quatro palcos giratórios do Brasil e capacidade de público de 1.170 pessoas. Oferece também escola de balé, teatro, dança, orquestra de câmara e centro de convenções.


Outros Patrimônios Históricos Europeus


Casa Husadel
Foi construída no começo do século XX, em estilo suíço. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Rua XV de Novembro, 801, Centro.

Locomotiva Macuca
Primeira locomotiva de Blumenau. Importada da Alemanha em 1.908, recebeu da comunidade o apelido “Macuca” devido à semelhança com o pássaro. Além da anatomia, o seu apito lembrava o canto do macuco e o ruído da descarga de sua caldeira recordava o som produzido pelas asas da ave.

Hospital Misericórdia
A história do atendimento médico na Vila Itoupava começou em 1921, com a chegada do médico alemão Dr. Alfredo Hoess. Dr. Hoess instalou seu consultório num estábulo reformado. Com o crescimento rápido do número de pacientes, que vinham de todo o distrito e de cidades vizinhas, em 1923 foi construído o prédio que abriga o Hospital Misericórdia.

Antiga Casa da Família Hinsching
Localizada no bairro Vila Itoupava , a residência foi construída em 1916 e utilizada usada nos primeiros anos como hotel e restaurante, pelo então proprietário, Theodoro Hisching. Atualmente o imóvel pertence à Haco Etiquetas.


Bairros Históricos e Localidades Típicas


Vila Itoupava
O distrito da Vila Itoupava, situado a 25km do centro, é o mais típico recanto alemão da cidade. Seus moradores ainda preservam os aspectos culturais mais autênticos da colonização. Noventa por cento da população domina e fala corriqueiramente o idioma alemão. As casas de estilo enxaimel, com floreiras nas janelas, jardins bem cuidados e a gastronomia típica alemã são a verdadeira essência da Europa no Brasil.

Nova Rússia
Comunidade localizada a 17 km do Centro, foi colonizada por alemães e prussianos.


Espaços Culturais, Galerias, Salas de Teatro e Cinemas


Teatro Carlos Gomes
Desde 1939, é o local dos grandes acontecimentos culturais da cidade. Possui um dos quatro palcos giratórios do Brasil e capacidade de público de 1.170 pessoas. Oferece também escola de balé, teatro, dança, orquestra de câmara e Centro de Convenções.
Rua XV de Novembro, 1.181, Centro.
Fone: (47) 3144-7166.
www.teatrocarlosgomes.com.br

Teatro Michelangelo
Pertence à Faculdade Metropolitana de Blumenau (Fameblu), vinculada à Associação Educacional Leonardo da Vinci (Asselvi).
Rua Udo Deeke, 531 (em frente ao terminal do aterro), Salto do Norte.
Fone: (47) 3221-9595.
www.grupouniasselvi.com.br

Teatro da Fundação Cultural de Blumenau
Rua XV de Novembro, 161 – centro
Fone: (47) 3381-6192
www.fcblu.com.br

GNC Cinemas - Shopping Neumarkt
Fone: (47) 3201-1843 acrescentar fone
www.gnccinemas.com.br

Arcoiris Arcoplex Cinemas - Shopping Park Europeu.
Fone: (47) 3397-8937
www.arcoiriscinemas.com.br

Cinépolis - Norte Shopping
Fone: (47) 3057-2020
www.cinepolis.com.br

Centro Cultural da Vila Itoupava
Segunda a sexta-feira, das 8 às 17h acrescentar atendimento
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 16130 - Itoupava Central
Fone: (47) 3338-60440

 

 


Museus, Casas de Cultura, Memoriais e Monumentos


Casa da Memória da Escola nº 1
Construída em 1870, foi a primeira escola do bairro Itoupava Central, servindo, na ocasião, também de igreja. Atualmente a casa, que foi restaurada e reinaugurada em 1992, abriga um museu escolar.
Gratuito.
AVISO: A casa se encontra temporariamente fechada para manutenção.

Centro Turístico Cultural da Vila Itoupava - antiga Cervejaria Feldmann
Localizado no Distrito da Vila Itoupava (a 22 km do centro de Blumenau), foi sede da Cervejaria Feldmann de 1898 a 1978. Atualmente, neste espaço são desenvolvidas atividades nas áreas de educação ambiental e patrimonial.
Aberto de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Fechado aos sábados, domingos e feriados.
Gratuito.

Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes
O ecomuseu objetiva agir para acolher, preservar e promover a fauna, a flora e os saberes e dizeres da nossa gente. Promove pesquisas sócio-histórico-culturais, através de grupos de trabalho, oficinas, cursos de educação patrimonial e museu, entre outros.
O ecomuseu atualmente se encontra em reforma e, portanto, fechado para visitação.

Mausoléu Dr. Blumenau
Inaugurado em 1974, ano do sesquicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Guarda os restos mortais do Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, fundador da cidade, e de seus familiares.
Aberto de segunda a domingo, inclusive feriados, das 10h às 16h.
Gratuito.

Museu da Água
Sua sede é a primeira estação de tratamento construída em Blumenau, que o torna único no Brasil. No Museu da Água o visitante pode conhecer todas as etapas do processo de coleta e purificação da água, até sua distribuição na rede pública de abastecimento. O mirante da estação proporciona uma vista panorâmica da cidade.
Aberto diariamente: das 9h às 18h.
Horário Especial: das 18h às 22h - mediante agendamento.
Gratuito.

Museu da Cerveja
O Museu da Cerveja apresenta coleções de peças que pertenceram à extinta Cervejaria Feldmann, de Blumenau, e à Cervejaria Brahma. São antigos equipamentos utilizados na fabricação de cerveja e outros objetos, fotografias, documentos e textos, que contam a história do precioso “pão líquido”.
Aberto de segunda a sexta-feira das 10h às 17h.
Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.
Gratuito.

Museu da Família Colonial
Este espaço cultural preserva um acervo de 6.200 peças. São pertences do fundador de Blumenau, de colonizadores e de suas famílias. Móveis, vestimentas, acessórios, utensílios domésticos e maquinários históricos e bem conservados. Nos fundos do complexo do Museu está o horto florestal, onde ainda se encontra árvores plantadas pelo fundador da cidade e o Cemitério dos Gatos.
Aberto de terça a domingo das 10h às 16h, inclusive feriados.
Valor do ingresso: R$5,00. Professores e estudantes pagam meia-entrada.
Entrada gratuita para menores de 08 anos.

Museu de Arte de Blumenau
É o maior registro cultural das artes plásticas da nossa cidade, contando com um acervo de mais de 400 obras. Tem como objetivo principal a socialização da arte em todos os seus níveis, ajudando a formar cidadãos mais críticos e conscientes do papel fundamental da cultura para a nossa vida. Em suas instalações são realizadas diversas exposições ao longo do ano.
Aberto de terça a domingo das 10h às 16h.
Gratuito.

Museu de Ecologia Fritz Müller
Com sede em casa construída em 1856, o museu que conta a história do cientista alemão Fritz Müller, correspondente de Darwin, e de sua vida dedicada ao estudo da fauna e flora catarinense. O acervo é composto por animais empalhados, insetários, fósseis, ossos de espécies em extinção da Mata Atlântica, pertences de Fritz Müller e uma biblioteca especializada em temas ambientais. Nos jardins, há espécies plantadas e estudadas pelo cientista.
Aberto de terça a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.
Sábados, domingos e feriados das 9h às 17h.
Segundas-feiras: Fechado.
Gratuito.
Agendamentos: (47) 3222-0162

Museu de Hábitos e Costumes
Expõe artigos do universo do vestir-se, costurar, brincar, morar e viver em Blumenau desde o final do século XIX. São peças de roupas masculinas e femininas, chapéus, sapatos, bolsas, acessórios diversos, brinquedos e objetos de uso doméstico. Uma verdadeira fonte para pesquisa e apreciação de diferentes contextos históricos, culturais e sociais.
Aberto de terça a domingo das 10h às 16h, inclusive feriados.
Valor do ingresso: R$5,00. Professores e estudantes pagam meia-entrada.
Entrada gratuita para menores de 08 anos.

Museu do Cristal (Glas Park)
O Museu do Cristal conta a história da arte de transformar areia e fogo em cristal e de todos os processos pelos quais passa o material. Apresenta raridades, como um rosário do século XVI e taças da Boêmia pintadas a ouro. Possui também um dos três únicos exemplares do Livro “Arte Vitraria”, do século XV, uma das primeiras obras ilustradas sobre a arte do cristal.
Aberto de segunda a sexta-feira das 9h às 18h. Sábado das 9h às 13h.
Horário de fabricação: de segunda a sexta-feira das 9h às 13:30. Sábados das 9h às 11h.
Gratuito.

Museu dos Clubes de Caça e Tiro
O Museu dos Clubes de Caça e Tiro possui cinco ambientes de exposição. Seu acervo de medalhas, troféus, armas, bandeiras, trajes e outros elementos que compõem a tradição dos Clubes, é bastante extenso. O visitante tem a oportunidade de conhecer o contexto histórico e das variáveis sócio-culturais que ocorrem na região desde a fundação da cidade.
Aberto de terça a sábado e feriados das 10h30 às 16h30.
Gratuito.

Museu Hering
Sua proposta é resgatar, preservar, divulgar e perpetuar a história de uma das marcas de moda mais tradicionais do Brasil. Sua exposição é composta por acervo histórico e multimídia e o visitante pode customizar sua própria camiseta.
Aberto de segunda a sexta-feira das 9h às 18h.
Sábados e feriados das 10h às 16h.
Fechado aos domingos, com exceção dos meses janeiro, julho e outubro.
Gratuito.


Igrejas


Capela Santo Antônio
O ar romântico e aconchegante da capela faz com que seja muito requisitada para casamentos. É uma das primeiras construções do século XX e foi levantada pelos padres franciscanos, em 1901. Atualmente tombada como Patrimônio Cultural edificado.

Capela São José
Vista de cima, seu telhado tem a forma de uma cruz perfeita. No seu interior, mantém ainda o altar original em madeira datado do início do século XX. O lançamento da pedra fundamental foi em 1927.

Catedral São Paulo Apóstolo
A igreja católica construída em 1868 por Henrich Krohberger foi batizada de São Paulo Apóstolo. À medida que a Colônia Blumenau crescia, percebeu-se que a igreja era pequena para receber os fiéis. Foi nomeada uma comissão para a escolha de um novo projeto que iria substituir a construção.
O projeto escolhido, dos arquitetos Gottfried Boehm e Dominikus Boehm, apresentou uma edificação moderna, diferente do conceito tradicional de igrejas católicas. Com pedras de granito vermelho, a construção majestosa foi executada pelo Frei Brás Reuter, que colhia donativos da comunidade para dar continuidade às obras.
Em 1958, a nova edificação foi inaugurada. Já a torre dos sinos ficou pronta em 1963. Ela possui 45 metros de altura e três sinos – Jesus, Maria e José.
A partir de 19/04/2000 a igreja matriz passou a ser Catedral. Em 17/07/2008 foi tombada pelo Município de Blumenau como Patrimônio Cultural Edificado, conforme Decreto 8.730.

Igreja da Paz
Seu sino traz a gravação da frase “Deixo com vocês a minha paz e a minha paz lhes dou”, João 14:27, que originou seu nome. Situada em uma elevação natural, a igreja se destaca na paisagem urbana. A edificação é datada de 1958.

Igreja da Reconciliação
Sua arquitetura detalhada complementa o ambiente de extrema beleza natural envolve esta edificação. No seu interior estão ainda preservados todos os móveis, desde a época de sua inauguração.

Igreja do Redentor
A igreja foi fundada em 1932. Segundo relatos, os moradores da região frequentavam a igreja do Badenfurt e devido às dificuldades em atravessar o rio de balsa, foi construída essa edificação. A igreja possuía uma relação geográfica com a estrada de ferro, já que seu traçado passava em frente à igreja.

Igreja Itoupava Rega
A igreja Itoupava Rega, no distrito da Vila Itoupava, foi erguida em meados de 1911. A edificação singela, de linhas simples, foi construída em uma região que ainda guarda muito da identidade alemã e preserva a cultura dos imigrantes que chegaram à Colônia Blumenau.
Em seu interior podem ser vistos o altar de madeira trabalhada, que serve como divisória da sacristia. O pequeno púlpito, os bancos e as escadas que levam ao coro são os mesmos da época da construção. A harmônica ainda pode ser ouvida nos cultos da igreja.
Chuvas e desgastes do tempo danificaram a estrutura da construção. Dada a importância histórica, deu-se início à obra de restauro, que recuperou o piso, paredes, cobertura, vedações, instalações, além do púlpito e escadas, sendo a obra entregue em 1996.
A edificação foi tombada pelo Estado de Santa Catarina como Patrimônio Cultural Edificado em 29 de outubro de 1996, pelo Decreto 1.923.

Igreja Itoupavazinha
O salão principal mantém ainda traços originais da primeira fase da construção. Sua localização em local tranqüilo e longe da cidade convida à interiorização e meditação.
Igreja Luterana do BadenfurtÉ uma das primeiras igrejas de Blumenau. Edificada em alvenaria autoportante, a proporção de suas formas é deslumbrante. Recebem também destaque os vitrais coloridos situados atrás do altar, a área destinada ao coro e a presença de um galo de metal no topo da torre, no tradicional lugar da cruz.
Igreja Luterana Do Espírito Santo
Em setembro de 1868 aconteceu o lançamento da pedra fundamental para a primeira igreja luterana da região. No entanto, somente anos depois, os luteranos puderam celebrar a inauguração do templo que passou a ser denominado Igreja do Espírito Santo.
Responsável pela igreja, que era o principal templo da colônia, o Pastor Rudolph Oswald Hesse atendeu os imigrantes desde 1857, e, além dos serviços pastorais, coordenou trabalhos nas áreas da educação e formação escolar com a fundação da escola paroquial que posteriormente foi transformada na Neue Schule, ou, em português, Nova Escola.
A igreja foi projetada por Henrich Krohberger, em arquitetura neogótica, um estilo originado na Inglaterra, que procurava reviver as características da arquitetura gótica original, entre elas as abóbodas, contrafortes e os arcos ogivais. No Brasil o estilo foi popularizado a partir do reinado de D. Pedro II.
A construção foi tombada pelo Estado de Santa Catarina como Patrimônio Cultural Edificado em 21 de novembro de 2002, pelo Decreto 5.913.

Igreja Martin Luther
Sua pedra fundamental foi lançada em 1954. Este templo luterano é de autoria do arquiteto Hans Broos, diplomado na Alemanha, e um dos ícones da arquitetura brutalista no Brasil.

Igreja Nossa Senhora da Glória
Após três anos do início de sua construção, em 1947 realizou-se uma grandiosa festa de “Inauguração da Torre”, com mais de 39 metros de altura. A paróquia se destaca pelo porte da edificação e pela presença de elementos da arquitetura neogótica.

Paróquia Santuário Nossa Senhora de Aparecida
A primeira capela de Nossa Senhora Aparecida foi fundada em 1953. Antes disso, as missas eram celebradas em uma escola. No início, a comunidade foi atendida pelos padres franciscanos da Paróquia São Paulo Apóstolo. Juntamente com alguns idealizadores abnegados, muitas promoções foram feitas com o objetivo de angariar fundos para a construção.
A vida espiritual foi iniciada com o atendimento religioso regular, administração dos sacramentos e a fundação de Movimentos como a Legião de Maria, ainda em 1953.
Pelo constante crescimento do bairro Itoupava Norte e pelos insistentes pedidos de Frei Francisco Freise, o bispo de Joinville, dom Gregório Warmeling, criou a Paróquia aos 08 de maio de 1965.
No dia 12 de outubro de 1997, foi criado e instalado o Santuário Nossa Senhora Aparecida, por Dom Orlando Brandes. A formação de ministérios leigos, assistência espiritual, grupos de reflexão e animação litúrgica tornaram-se prioridades.
No dia 02 de setembro de 1998, foram ordenados diáconos permanentes mais dois filhos da Paróquia-Santuário: Moacir Gazaniga e José Oliveira, abrindo a primeira visita pastoral de Dom Orlando (03 a 05 de setembro) à paróquia-santuário.


Curiosidades


Vapor Blumenau
Embarcação usada desde 1895 para agilizar o transporte fluvial entre Blumenau e Itajaí, contribuiu ativamente para o progresso do município. Hoje, encontra-se atracada no local conhecido como Prainha. Praça Juscelino Kubitschek, Ponta Aguda.

Sociedades de Atiradores
Blumenau é a cidade com o maior número de agremiações de atiradores do mundo, com cerca de 40 clubes. A prática do tiro tinha, historicamente, o objetivo de defesa dos territórios. Hoje, no entanto, a tradição dos colonizadores está voltada para os campeonatos esportivos e festas típicas. A cidade sedia ainda a Federação Catarinense de Tiro ao Alvo, que congrega 120 clubes e organiza competições de diversas modalidades. Associação e Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau: terça a sexta, 10h às 16h; sábado, domingo e feriados, 10h às 15h.
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 10.377, Itoupava Central.
Fone: (47) 3339-0590.
www.clubesdecacaetiro.com.br/
www.museuclubesdecacaetiro.com.br

Relógio das Flores
Inaugurado em 2000, em comemoração aos 150 anos de Blumenau, funciona à energia elétrica. Em todo o país existem apenas 5 relógios de flores. Este é o único no estado.
Praça Victor Konder (Prefeitura Municipal)

Cemitério dos Gatos
Edith Gaertner, sobrinha-neta do Dr. Blumenau, tinha grande afeto pelos gatos. Ao morrerem, os felinos eram enterrados com direito a funeral e cortejo fúnebre. Com o passar do tempo, o local acabou se tornando atração turística e tema de programas de notícias em âmbito nacional.
Alameda Duque de Caxias, 64 - Centro


Gastronomia

Gastronomia Alemã


Prove os pratos típicos da culinária alemã em receitas que receberam influências regionais. Saboreie queijos, embutidos e os vinhos artesanais, legados da colonização italiana no município. E não deixe de apreciar a cerveja produzida em Blumenau nas cervejarias artesanais da cidade.
Ver mais em: www.hagah.com.br ou www.sihorbs.com.br

 


Rota das Cervejas


Museu da Cerveja
Endereço: Rua XV de novembro, 160 – Praça Hercílio Luz
Tel: (47) 3326-6791
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.
www.turismoblumenau.com.br

Cervejaria Bierland
Bierland significa terra da cerveja, uma homenagem a Blumenau. A fábrica possui um bar anexo, assim os visitantes podem visitar e degustar os sabores dos chopes e cervejas nas variedades Pilsen, Bock, Weisen e Pale Ale.
Capacidade: 20 pessoas por grupo
Não permitem a visitação de menores de idade, mesmo estando acompanhados de seus responsáveis.
Tempo de visitação: aproximadamente 30 minutos
Endereço: Rua Gustavo Zimmermann, 5361 – Itoupava Central
Tel: (47) 3337-3100
www.bierland.com.br

Cervejaria Eisenbahn
Fundada em 2002, a Eisenbahn buscou a melhor matéria-prima disponível na Europa e um mestre cervejeiro alemão com 30 anos de experiência, formado na mais conceituada Universidade de Cervejeiros do mundo, a Weihenstephan, na Alemanha. Produz uma variedade de 11 cervejas, entre elas a Lust, cerveja feita pelo método champenoise, um licor feito de cerveja, único no Brasil. A Eisenbahn produz aproximadamente 200 mil litros de cerveja/mês, vende para 17 estados brasileiros e exporta para os EUA e Suíça.
A Eisenbahn não permite mais a visitação a sua fábrica.
Endereço: Rua Bahia, 5181 – Salto Weissbach – Blumenau – SC
Tel: (47) 3488-7307 – www.eisenbahn.com.br

Cervejaria Wunder Bier
Fundada em outubro de 2007, a cervejaria oferece aos visitantes vários tipos de chopes: Hefe-Weizenbier (trigo), Schwarzbier (escuro) e Lager Hell. O chope Lager é um pilsen primitivo de origem, que resulta em uma cor mais acentuada e sabor mais intenso.
Não faz mais visitação a fábrica.
Endereço: Rua Fritz Spernau, 155 – Fortaleza – Blumenau – SC
Tel: (47) 3339-0001
www.wunderbier.com.br


Alambiques




Cachaçaria Xanadú
Empresa registrada no Ministério da Agricultura, com mais de quinze anos de existência, com uma das melhores estruturas fabris de cachaça artesanal de Alambique Possuí 160.000 Litros de cachaça em estoque, envelhecendo por seis, oito e dez anos, os barris de carvalho de dez anos foram lacrados pelos fiscais federais do Ministério da Agricultura, sendo os mesmos deslacrados na ocasião do lançamento da cachaça Premium de dez anos, na presença dos fiscais federais do mesmo Ministério, seu fundador foi premiado e homenageado em Salinas/M.G capital Mundial da Cachaça no ano de 2008, durante a cerimônia de abertura da festa mundial, na presença de mais de 15.OOO convidados.
Endereço: Rua Euclides da Cunha 1837
Bairro: Velha
CEP: 89036-730
Cidade: Blumenau- SC
Contato: (48) 3413-8411 / (47) 3325-1275
Email: acapacq@gmail.com
www.xanadu.com.br
Horário de Funcionamento: Mediante agendamento.



Lazer e Entretenimento

Vida Noturna


Comece a noite tomando um chope nas praças e bares com vista panorâmica para o Rio Itajaí-Açu e depois escolha um pub ou casa noturna para continuar a festa.
Ver bares e casas noturnas no site: www.hagah.com.br


Parques e Praças


Parque Ecológico Spitzkopf
Localizado a 14 km do Centro, possui mais de 8 km de trilhas sinalizadas e protege as mais bonitas cachoeiras da região, além de abrigar o ponto culminante da cidade (936 m de altitude). 
Rua Bruno Schreiber, 3.777, Progresso.
Fone: (47) 3336-5422.
www.spitzkopf.com.br

Parque Ramiro Ruediger
Com uma área total de 40 mil m², o Parque oferece diversas opções de lazer, com lago, deck, pista para corrida e caminhada, com cerca de 700 metros de extensão, ciclovia, bosque com mudas em crescimento, playground, lanchonete, quadra poliesportiva, vôlei de areia, quadra de tênis.
Rua Alberto Stein, s/n Velha.

Parque Natural Municipal São Francisco de Assis
O Parque Natural Municipal São Francisco de Assis foi criado em 1995 e obtém 23 hectares de Mata Atlântica. Localizado na região central de Blumenau, o parque é rico em flora e fauna. Em prol da educação ambiental, o local contém trilhas que possibilitam caminhadas, onde se pode desfrutar dos recursos naturais. Logo, são quatro trajetos diferentes, sendo eles: Caminho das Águas, Caminho do Tucano, Caminho da Cutia e Caminho do Tatu. Localizado no final da rua Ingo Hering, no Centro. Aberto de segunda a sexta das 8 as 17h com intervalo para o almoço. Sabado/domingo e feriados não fecha na hora do almoço e funciona das 10h as 16h. A entrada é gratuita.
Obs: O parque não abre em dias de chuva, nem no dia seguinte a chuva.
Rua Ingo Hering, s/n, Centro.
Fone: (47) 3381-6200
Parque Natural São Francisco de Assis - Saiba Mais

Horto Botânico Edith Gaertner
Localiza-se na área do complexo do Museu da Família Colonial. Nesse espaço o visitante pode conhecer o laboratório de experiências botânicas, com várias espécies plantadas pelo Dr. Blumenau.
Alameda Duque de Caxias, 78, Centro.
Fone: (47) 3326-6990.

Recanto Silvestre
Tem águas cristalinas correndo sobre pedras, 2 km de trilhas na mata silvestre, espaço para acampamento e refeições, churrasqueiras e chalés. Diariamente, 8h às 18h.
Rua Santa Maria, 4.269, Progresso, a 14 km do Centro.
Fone: (47) 3336-5447.


Outros Espaços e Passeios


Avenida Beira-Rio
Avenida de 800 m que margeia o Rio Itajaí-Açú, desde o Teatro Carlos Gomes até a Prefeitura Municipal, passando por diversos pontos turísticos da cidade, como o mirante próximo à Ponte Aldo Pereira de Andrade (Ponte de Ferro).

Moinho do Vale
Um dos mais tradicionais cartões-postais da cidade, é hoje um refinado complexo turístico com casa de eventos, restaurante, choperia, deckbar e loja de suvenires.
Rua Porto Rico, 66, Ponta Aguda.
Fone: (47) 3222-3440.
www.moinhodovale.com.br

Rua XV de Novembro
No início, a via de 1590 metros era conhecida por “wurtstrasse” (Rua da Lingüiça), por ser estreita e cheia de curvas. Com a expansão da colônia, passou a denominar-se Rua do Comércio. O nome atual veio com a Proclamação da República. Hoje é palco dos desfiles da Oktoberfest e das comemorações de datas cívicas. Vários de seus imóveis são cadastrados no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN-SC .

Praça da Paz
A praça é uma homenagem ao centenário do Rotary Clube de Blumenau. Nela, um monumento artesanal de mãos segurando o globo, simboliza a união com todos os povos. As cinco colunas simbolizam os continentes.
Ao lado da prefeitura.

Praça Victor Konder
Inaugurada em 1928, contempla o Marco Comemorativo à Independência do Brasil, o Monumento da Poesia e o Busto Victor Konder. Em 1930, o busto foi arrancado do pedestal e atirado no ribeirão da Velha pelos revolucionários getulistas. A recolocação só aconteceu em 1947, dezessete anos depois. Praça da Prefeitura.

Praça Dr. Blumenau
Inaugurada em 1.949, em homenagem ao fundador da cidade, é palco de eventos políticos e culturais. Desde 2.001, um mosaico de cacos de piso e azulejos, de autoria do artista Antônio Rozicki, retrata o fundador da cidade.
Rua Nereu Ramos

Praça Hercílio Luz
Nos tempos da colônia, o local era o principal ponto de reuniões da cidade. Compreende 3 monumentos, o Museu da Cerveja e o Biergarden (Jardim da Cerveja). Neste espaço foi construída uma cervejaria, com característica de uma fábrica da época da colonização. Ao entardecer, enquanto degusta a cerveja artesanal, o visitante pode contemplar o pôr-do-sol às margens do rio Itajaí-Açu.
Início da rua XV de Novembro (Biergarten)

Alameda Duque de Caxias
Popularmente conhecida como Rua das Palmeiras. Foi a primeira rua planejada da colônia. As primeiras palmeiras imperiais, trazidas do Rio de Janeiro, foram plantadas em 1.876, no centro da via. Em decorrência deste fato, a principal rua da época, passou a chamar-se Palmenallee (palmeira em alemão). Em 1942 recebeu a denominação atual.

Caminhada Ecológica Cultural da Vila Itoupava
A Caminhada da Vila, também conhecida como Wandertag In Vila, é um evento de atividades físicas e culturais, com objetivo contemplativo. Os participantes tem a oportunidade de apreciar ao longo do percurso, de 10km de extensão, as belezas naturais e arquitetônicas da região.


Turismo Industrial


Blumenau é uma cidade conhecida por apresentar fortes características européias, que encantam visitantes do Brasil e do exterior com suas belezas naturais, arquitetura, gastronomia, indústrias, comércio e festas típicas. Localizada próximo a importantes cidades do Mercosul e da estrutura portuária do Estado, é referência na área de educação, saúde, infra-estrutura e qualificação profissional.
O Roteiro de Turismo Industrial oferece a oportunidade de conhecer as empresas onde são fabricados produtos de Blumenau, demonstrando inovação, carinho, tecnologia e cuidado com cada detalhe, bem como demonstra a sua responsabilidade social e ambiental. Assim é a força empreendedora do blumenauense que gera emprego, renda e qualidade de vida.
São visitas que contemplam a cultura e história das empresas têxteis, de cristais, de reciclagem, de cachaça, de transformadores e de iluminárias, que podem ser agendadas diretamente com as empresas, variando conforme a disponibilidade. As nossas empresas o esperam de portas abertas!

Glaspark
Aqui você tem a oportunidade única de observar a criatividade dos mestres de Murano, que ao vivo transformam areia e outras matérias primas em belíssimas peças de cristal com designs exclusivos. Em nossa loja de fabrica você encontra peças artesanais, troféus, copos, presentes e decoração, e em nosso museu passe por uma viagem no tempo e pela historia do vidro.
Endereço: Rudolf Roedel, 233
Tel.: (47) 3327.1261
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira - das 9h às 18h. Sábado das 9h às 13h.
Horário de fabricação: segunda a sexta-feira - das 9h às 13h30. Sábado das 9h às 11h
www.cristaisdimurano.com.br

Cristal Blumenau
Na Cristal Blumenau as peças são produzidas de forma artesanal, fazendo de cada exemplar uma obra de arte. Na fábrica você irá conhecer passo a passo todo o mistério e segredo da arte de fazer cristal. Os processos produtivos são divididos em 2 fases, mistura de produtos químicos e fundição, parte principal do processo. A Cristal Blumenau mantém a tradição presente desde a origem, a de transformar a massa de cristal em obras-primas com um sopro de pura arte.
Endereço: Rua 2 de Setembro, 919 - Itoupava Norte
Tel.: (47) 3035.4141
Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira - das 9h30 às 10h45
www.cristalblumenau.com.br

Momento Engenharia Ambiental
A Momento Engenharia Ambiental utiliza as mais modernas tecnologias existentes para o tratamento e disposição final dos resíduos. Há mais de sete anos a empresa trouxe um novo modelo de gestão de resíduos industriais para a região de Blumenau, uma solução que disponibilizou tratamento e disposição final adequada para estes resíduos, atendendo corretamente seus clientes e por conseqüência o meio ambiente.
Endereço: Rua Paulo Litzemberg, 1400 - Vila Itoupava
Tel.: (47) 3378.1414
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira - das 9h às 16h. Fechado nas terças e quartas pela manhã.

www.momentoambiental.com.br

Blumenau Iluminação
Com mais de 30 anos de tradição, atualmente a Blumenau Iluminação está instalada num parque fabril de 8.000m² de área construída, onde produz artigos de iluminação interna e externa. Seus produtos podem ser encontrados em todo o Brasil e na América latina e são referência no mercado de iluminação.
Fone: (47) 3036-5155
www.blumenau.ind.br

WEG
Focada no mercado de geração, transmissão e distribuição de energia, a WEG é hoje a maior indústria de transformadores da América Latina e uma das maiores do mundo. Sua linha de produtos inclui além de transformadores de médio e grande porte, equipamentos de alta tensão e subestações (convencionais e móveis), nas tensões até 550 kv. Entre no site e conheça todas as soluções que o grupo WEG tem a oferecer.
Endereço: Rua Dr. Pedro Zimmermann, 6751 - Itoupava Central
Tel.: (47) 3337.3300
Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira - das 8h às 12h e das 14h às 17h30
www.weg.net


Turismo Religioso

Igrejas


Capela Santo Antônio
O ar romântico e aconchegante da capela faz com que seja muito requisitada para casamentos. É uma das primeiras construções do século XX e foi levantada pelos padres franciscanos, em 1901. Atualmente tombada como Patrimônio Cultural edificado.

Capela São José
Vista de cima, seu telhado tem a forma de uma cruz perfeita. No seu interior, mantém ainda o altar original em madeira datado do início do século XX. O lançamento da pedra fundamental foi em 1927.

Catedral São Paulo Apóstolo
A igreja católica construída em 1868 por Henrich Krohberger foi batizada de São Paulo Apóstolo. À medida que a Colônia Blumenau crescia, percebeu-se que a igreja era pequena para receber os fiéis. Foi nomeada uma comissão para a escolha de um novo projeto que iria substituir a construção.
O projeto escolhido, dos arquitetos Gottfried Boehm e Dominikus Boehm, apresentou uma edificação moderna, diferente do conceito tradicional de igrejas católicas. Com pedras de granito vermelho, a construção majestosa foi executada pelo Frei Brás Reuter, que colhia donativos da comunidade para dar continuidade às obras.
Em 1958, a nova edificação foi inaugurada. Já a torre dos sinos ficou pronta em 1963. Ela possui 45 metros de altura e três sinos – Jesus, Maria e José.
A partir de 19/04/2000 a igreja matriz passou a ser Catedral. Em 17/07/2008 foi tombada pelo Município de Blumenau como Patrimônio Cultural Edificado, conforme Decreto 8.730.

Igreja da Paz
Seu sino traz a gravação da frase “Deixo com vocês a minha paz e a minha paz lhes dou”, João 14:27, que originou seu nome. Situada em uma elevação natural, a igreja se destaca na paisagem urbana. A edificação é datada de 1958.

Igreja da Reconciliação
Sua arquitetura detalhada complementa o ambiente de extrema beleza natural envolve esta edificação. No seu interior estão ainda preservados todos os móveis, desde a época de sua inauguração.

Igreja do Redentor
A igreja foi fundada em 1932. Segundo relatos, os moradores da região frequentavam a igreja do Badenfurt e devido às dificuldades em atravessar o rio de balsa, foi construída essa edificação. A igreja possuía uma relação geográfica com a estrada de ferro, já que seu traçado passava em frente à igreja.

Igreja Itoupava Rega
A igreja Itoupava Rega, no distrito da Vila Itoupava, foi erguida em meados de 1911. A edificação singela, de linhas simples, foi construída em uma região que ainda guarda muito da identidade alemã e preserva a cultura dos imigrantes que chegaram à Colônia Blumenau.
Em seu interior podem ser vistos o altar de madeira trabalhada, que serve como divisória da sacristia. O pequeno púlpito, os bancos e as escadas que levam ao coro são os mesmos da época da construção. A harmônica ainda pode ser ouvida nos cultos da igreja.
Chuvas e desgastes do tempo danificaram a estrutura da construção. Dada a importância histórica, deu-se início à obra de restauro, que recuperou o piso, paredes, cobertura, vedações, instalações, além do púlpito e escadas, sendo a obra entregue em 1996.
A edificação foi tombada pelo Estado de Santa Catarina como Patrimônio Cultural Edificado em 29 de outubro de 1996, pelo Decreto 1.923.

Igreja Itoupavazinha
O salão principal mantém ainda traços originais da primeira fase da construção. Sua localização em local tranqüilo e longe da cidade convida à interiorização e meditação.
Igreja Luterana do BadenfurtÉ uma das primeiras igrejas de Blumenau. Edificada em alvenaria autoportante, a proporção de suas formas é deslumbrante. Recebem também destaque os vitrais coloridos situados atrás do altar, a área destinada ao coro e a presença de um galo de metal no topo da torre, no tradicional lugar da cruz.
Igreja Luterana Do Espírito Santo
Em setembro de 1868 aconteceu o lançamento da pedra fundamental para a primeira igreja luterana da região. No entanto, somente anos depois, os luteranos puderam celebrar a inauguração do templo que passou a ser denominado Igreja do Espírito Santo.
Responsável pela igreja, que era o principal templo da colônia, o Pastor Rudolph Oswald Hesse atendeu os imigrantes desde 1857, e, além dos serviços pastorais, coordenou trabalhos nas áreas da educação e formação escolar com a fundação da escola paroquial que posteriormente foi transformada na Neue Schule, ou, em português, Nova Escola.
A igreja foi projetada por Henrich Krohberger, em arquitetura neogótica, um estilo originado na Inglaterra, que procurava reviver as características da arquitetura gótica original, entre elas as abóbodas, contrafortes e os arcos ogivais. No Brasil o estilo foi popularizado a partir do reinado de D. Pedro II.
A construção foi tombada pelo Estado de Santa Catarina como Patrimônio Cultural Edificado em 21 de novembro de 2002, pelo Decreto 5.913.

Igreja Martin Luther
Sua pedra fundamental foi lançada em 1954. Este templo luterano é de autoria do arquiteto Hans Broos, diplomado na Alemanha, e um dos ícones da arquitetura brutalista no Brasil.

Igreja Nossa Senhora da Glória
Após três anos do início de sua construção, em 1947 realizou-se uma grandiosa festa de “Inauguração da Torre”, com mais de 39 metros de altura. A paróquia se destaca pelo porte da edificação e pela presença de elementos da arquitetura neogótica.

Paróquia Santuário Nossa Senhora de Aparecida
A primeira capela de Nossa Senhora Aparecida foi fundada em 1953. Antes disso, as missas eram celebradas em uma escola. No início, a comunidade foi atendida pelos padres franciscanos da Paróquia São Paulo Apóstolo. Juntamente com alguns idealizadores abnegados, muitas promoções foram feitas com o objetivo de angariar fundos para a construção.
A vida espiritual foi iniciada com o atendimento religioso regular, administração dos sacramentos e a fundação de Movimentos como a Legião de Maria, ainda em 1953.
Pelo constante crescimento do bairro Itoupava Norte e pelos insistentes pedidos de Frei Francisco Freise, o bispo de Joinville, dom Gregório Warmeling, criou a Paróquia aos 08 de maio de 1965.
No dia 12 de outubro de 1997, foi criado e instalado o Santuário Nossa Senhora Aparecida, por Dom Orlando Brandes. A formação de ministérios leigos, assistência espiritual, grupos de reflexão e animação litúrgica tornaram-se prioridades.
No dia 02 de setembro de 1998, foram ordenados diáconos permanentes mais dois filhos da Paróquia-Santuário: Moacir Gazaniga e José Oliveira, abrindo a primeira visita pastoral de Dom Orlando (03 a 05 de setembro) à paróquia-santuário.


Localização Geográfica

veja o mapa ampliado
Agenda
Pesquisar