Alambiques

Engenhos coloniais, destilarias rústicas e ambientes tipicamente rurais fazem parte dos passeios pelos alambiques catarinenses, embora o ponto alto da visita seja mesmo a degustação das aguardentes, cachaças e licores de alta qualidade produzidos no estado. São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, destaca-se pelo roteiro turístico conhecido como Rota da Cachaça, com diversos estabelecimentos cadastrados e prontos para receber os visitantes. Na Costa Verde e Mar e no Caminho dos Príncipes também há alambiques produzindo ótimas aguardentes.

Vale Europeu

Blumenau




Cachaçaria Xanadú
Empresa registrada no Ministério da Agricultura, com mais de quinze anos de existência, com uma das melhores estruturas fabris de cachaça artesanal de Alambique Possuí 160.000 Litros de cachaça em estoque, envelhecendo por seis, oito e dez anos, os barris de carvalho de dez anos foram lacrados pelos fiscais federais do Ministério da Agricultura, sendo os mesmos deslacrados na ocasião do lançamento da cachaça Premium de dez anos, na presença dos fiscais federais do mesmo Ministério, seu fundador foi premiado e homenageado em Salinas/M.G capital Mundial da Cachaça no ano de 2008, durante a cerimônia de abertura da festa mundial, na presença de mais de 15.OOO convidados.
Endereço: Rua Euclides da Cunha 1837
Bairro: Velha
CEP: 89036-730
Cidade: Blumenau- SC
Contato: (48) 3413-8411 / (47) 3325-1275
Email: acapacq@gmail.com
www.xanadu.com.br
Horário de Funcionamento: Mediante agendamento.



Gaspar





Cachaçaria Moendão
Cachaçaria Moendão está vinculada à família Schmitt por gerações e é conhecida em sua região pela qualidade em produzir cachaça artesanal. Com a experiência em produzir cachaça artesanal desde 1890 e uma loja física em Gaspar-SC criada em 1988 certificamos que nossos produtos são de qualidade comprovada pelos nossos consumidores, conquistando os paladares mais apurados, comprovando que, quem prova nossa cachaça se apaixona e torna-se um fã incondicional! Sua história deu início nos anos 1890, onde se vivia em uma época em que o único meio de sobrevivência da família era a criação de animais, plantação de milho, batata doce, feijão e a tão preciosa cana de açúcar. Hoje em sua quarta geração, gerida por seu neto e bisneto, a Cachaçaria Moendão da continuidade em seus trabalhos criando sua loja virtual em 2015 e tem orgulho de seguir com a produção e especialização, oferecer um produto de qualidade através da experiência e o convívio de décadas.
Endereço: Rodovia Jorge Lacerda, 6404 
Bairro: Poço Grande
Cidade: Gaspar-SC
Contato: (48) 3413-8411 / (47) 3332-0444 
Email: acapacq@gmail.com
www.moendão.com.br 
Horário de Funcionamento: A cachaçaria Moendão está aberta a visitação diariamente de domingo a domingo das 8:00 as 19:00. 



15554_resize_fixo_576_432
Alambique do Nono
Alambique com uma estrutura antiga, herança de família, que mantém os traços tradicionais do alambique do avô da família. Movido por uma roda d´água construída pelos netos, que serve para moer a cana e produzir a cachaça que é vendida no local e nos restaurantes e atrativos da região. Telefone: (47) 2102-0904
Rua Carlos Coradini, s/n - Alto Gasparinho.


Cachaça Dupipe
Cachaça orgânica produzida artesanalmente a partir do suco de cana, envelhecida em barris de carvalho e de excelente qualidade degustativa. Produção limitada. A sede fica logo após a Das Bier Cervejaria, subindo em direção a Luís Alves....
Telefone: (47) 9603-5656
Rua Bonifacío Haendchen, 7999 - Belchior Alto



Rodeio





Cachaça Tessarollo
A Cachaça Tessarollo teve o início de suas atividades no ano de 1940, Fundada por Benvenutto Tessarollo. Descendente de Italianos começou a trabalhar ainda criança na agricultura, na época era a principal atividade. Em 1940 construiu um pequeno engenho para a fabricação de açúcar mascavo e doces de frutas , com a sobra do melado que sairia do açúcar fazia-se uma pequena quantidade de cachaça, que alguns anos depois se tornou a principal fonte de renda, seguida até hoje. Produzimos cachaça de Alambique de qualidade, prezando uma destilação equilibrada, onde se separa cabeça, coração e calda da cachaça.
Endereço: Rua Santa Apolonia
Bairro: Diamante
Cidade: Rodeiro- SC
Contato: (48) 3413-8411 / (47) 3384-0986
Email: acapacq@gmail.com / cachacastessarollo@outlook.com
Horário de Funcionamento: Mediante agendamento.


Caminhos do Alto Vale

Braço do Trombudo


 


Cachaça Fogo da Cana
Situada em Braço do Trombudo, município do interior do alto vale do Itajaí/SC a Destilaria REX nasceu com o objetivo de desenvolver uma cachaça artesanal de alambique que satisfaça os mais requintados e exigentes paladares. Consolidando a interação entre paixão, trabalho, conhecimento e tecnologia, a Destilaria REX encontrou seu caminho neste investimento promissor. Suas instalações são equipadas com o que há de melhor para garantir um processo artesanal e com controle de qualidade rigoroso. Os barris de carvalho utilizados no envelhecimento contam com uma tecnologia inovadora e realçam ainda mais aquele sabor característico de um produto artesanal, de uma boa cachaça envelhecida. Nada melhor que "Fogo da Cana" para expressar a verdadeira essência deste produto tão originalmente brasileiro, a cachaça. A cachaça já foi Premiada no Concurso Mundial de Bruxelas.(2010-Serie Prata).
Endereço:Rua Dom Pedro I, 990 
Bairro: Centro 
Cidade: Braço do Trombudo/ SC 
Contato: (48) 3413.8411 / (47) 3547-0335
www.fogodacana.com.br
Email: acapacq@gmail.com
Horário de Funcionamento: O alambique é aberto diariamente para visitações individuais ou em grupo. O horário de visitação ao alambique é de segunda a sexta-feira, das 7:30h às 12:00h e das 13:00h às 18:00h. 



Encantos do Sul

Cocal do Sul





Cachaçaria Aretusa
A Cachaçaria Aretusa foi fundada no ano 2002, situada na linha Espanhola, Região Agrícola da cidade de Cocal do Sul/SC. Numa localização privilegiada de lagos, rios e matas nativas, um solo totalmente apropriado para produção de cana de açúcar. A cachaça Aretusa é produzida a base de canas com plantio orgânico, colhida sem queima e moída no mesmo dia. Preservando somente o coração da destilação, a cachaça Aretusa é armazenada em dornas de aço inox (cachaça branca) e em barris de madeira nobres (cachaça envelhecida), inclui modernos métodos de fabricação e controle de qualidade. Em 2017 estaremos lançando a cachaça Velha Carroça que simboliza o novo capítulo a ser tomado por esta bebida de qualidade.
Endereço:Estrada geral
Bairro: Linha Espanhola
Cidade: Cocal do Sul/SC. 
Site: www.cachacaaretuza.com.br
Email: acapacq@gmail.com
Contato com proprietário: Joelson Manoel Cardoso – (48) 3413.8411 / 9 9983-8183  /  3432.5453
Horário de Funcionamento: Mediante agendamento direto com o proprietário Joelson Manoel Cardoso – (48) 9 9983-8183.



Urussanga






Cachaça Imigrante
Em meio a uma cultura que naturalmente inspira a produção de vinhos, duas famílias de imigrantes italianos se lançaram na fabricação de uma bebida tipicamente brasileira: a cachaça. Da dedicação das famílias Nesi e Sorato, nasce a Cachaça Imigrante, batizada para celebrar os costume dos colonizadores que desbravaram e construíram a história da região sul catarinense. A Cachaça Imigrante é destilada em alambique de cobre e posteriormente levada ao armazenamento em Barris de carvalho ou mesmo em dornas de aço inox, onde mantém as características iniciais.
Endereço: Estrada geral Santaninha
Bairro: Santaninha 
Cidade: Urussanga/SC
Contato: (48) 3413.8411 / 3465 3018 
www.cachacaimigrante.com.br
Email: acapacq@gmail.com
Horário de Funcionamento: Mediante agendamento prévio.



Lauro Müller



 



Cachaça Cafundó da Serra
É produzida na propriedade da Família Godinho, em Lauro Muller Santa Catarina, a 12 km da serra do rio do rastro . Desde 1989 trabalha com produção de cachaça.
Os inúmeros cuidados na produção de cachaça, começando pelo plantio da cana, com canavial próprio, e passando por todas as etapas do processo produtivo, se refletem na imagem, no aroma e no paladar dos produtos cafundó da serra.
Desde o lançamento da marca cafundó da serra  em 2004, a cafundó da serra  tem colecionado várias medalhas como : concurso regional na festa do agricultor, medalha de ouro com cachaça armazenada em barril de carvalho   (2005 - Ouro), primeiro lugar no festival cultural da cachaça com a cachaça prata (2016- ouro).
Endereço:Rua Rodovia  SC 390 
Bairro: Arizona 
Cidade: Lauro Muller – SC
www.cachacacafundodaserra.com.br
Email: acapacq@gmail.com
Contato: (48) 3413-8411 / 98838-9084/ 99171-1827 / 98838-9084/ 99171-1827
Horário de Funcionamento: O alambique é aberto diariamente para visitações individuais ou em grupo. O horário de visitação ao alambique é de segunda a sexta-feira, das 7:30h às 12:00h e das 13:00h às 18:00h. 
 



Pedras Grandes




Cachaça velho Pilho
A cachaça velho pilho produz cachaça no processo artesanal e possui canaviais próprios o corte da cana e realizado manualmente sem a queima da palha e a mesma e moída em no maximo 24 horas após o corte para ter maior qualidade no produto final. Do processo de fermentação depois da cana ser moída e o caldo decantado passa pelo processo de fermentação onde ultiliza-se leveduras selecionadas para dar aromas e sabor em nosso produto do depois de 24 horas o caldo fermentado estra pronto para ser destilado no processo final o ''vinho'' e levado para o destilador onde ocorrerá a separação do ''vinho'' para o alcool.
Nesse processo ultiliza-se alambique de cobre e consiste em 3 etapas, que consiste na primeira etapa a retirado 10% de alcool de cabeça, na segunda etapa e retirado o ''coração da cachaça'' e na etapa final e retirado a ''calda'' que consiste em 40% lembrado que a cachaça velho pilho destina ao consumo somente o ''coração'' preservando a qualidade da verdadeira cachaça.
Endereço: Estrada Geral Ribeirão D Areia
Cidade: Pedras Grandes - SC
Contato: (48) 3413-8411 / (48) 3465-3457
Email:acapacq@gmail.com
www.velhopilho.com.br
Horário de Funcionamento: Mediante agendamento.


Caminho dos Príncipes

Garuva






Cachaçaria Multidrink
A empresa nasceu da tradição familiar de se produzir bebidas. As famílias, imigrantes italianos (Bonelli e Nandi), quando chegaram ao Brasil nos finais do século XIX, produziam vinhos e vinagre. Com a tradição brasileira de se produzir cachaça, logo se adaptaram ao processo, incluindo-a em sua produção. Posteriormente vieram os conhaques, licores e coquetéis em sua produção artesanal e familiar. Em 1993, um de seus descendentes constituiu a empresa MultiDrink do Brasil Ltda e iniciou a produção em escala industrial.
Endereço: Av. Celso Ramos, 845-B
Bairro: Centro
Cidade: Garuva- SC
Contato: (48) 3413-8411 / (47) 3445-3450
Email: acapacq@gmail.com
www.multidrink.com.br
Horário de Funcionamento: A empresa é aberta diariamente para visitações individuais ou em grupo. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.



Corupá



Alambique Linzmeyer
Rua Roberto Seidel, 2.961, Seminário.
Fone: (47) 3375-1248


Schroeder



Experimente os deliciosos licores artesanais produzidos em Schroeder.

Mais Informações


Alambique Colonial Lökerhaus
Produz licores de frutas e ervas.
Rua Mal. Castelo Branco, 2.667, Centro.
Fone: (47) 3374-1237.


Grande Florianópolis

Santo Amaro da Imperatriz




Cachaça do Imperador
Produzida nas montanhas de Caldas da Imperatriz, em Santo Amaro da Imperatriz, a Cachaça do Imperador respeita as tradições seculares das cachaças de qualidade. Tem o nome, como homenagem a Dom Pedro II, que visitou a estância termal de Caldas da Imperatriz em 1845.
A Cachaça do Imperador é um destilado do mosto do caldo-de-cana, fermentado naturalmente e armazenado em barris de madeira nobre. A cana-de-açúcar utilizada na fabricação é de variedade selecionada, cultivada organicamente nas montanhas graníticas próximo à Serra do Tabuleiro.
Endereço: Rua Vale das Termas 1300
Bairro: Caldas da Imperatriz
Cidade: Santo Amaro da Imperatriz – SC
Contato: (48) 3413-8411 / 98812-2188
Email: acapacq@gmail.com /cachacadoimperador@gmail.com
www.cachacadoimperador.com.br
Horário de Funcionamento: Mediante agendamento.


Antônio Carlos



Adega Scherer
Produz aguardente de alta qualidade, realizando o envelhecimento da bebida em barris de carvalho importados da Europa. A adega tem espaço para degustação da bebida. Segunda a sexta, 9h às 19h; sábado, 9h às 20h.
Estrada Antônio Scherer, 65, Santa Maria.
Fone: (48) 3272-7000.
www.adegascherer.com.br


São Pedro de Alcântara



Rota da Cachaça
O roteiro visita vários engenhos de cachaça, onde se pode conhecer o processo de fabricação da bebida. Organizado pela Casa da Cultura, mediante agendamento. Segunda a sexta, 8h às 12h e 13h às 17h.
Praça Leopoldo Francisco Kretzer, 2, Centro.
Fone: (48) 3277-0151.


Engenho de Silvino Hillesheim
Alto Varginha.
Fone: (48) 9960-4358.


Engenho Colonial Irmãos Pitz
Caminho dos Engenhos, Vila Junckes.
Fone: (48) 3277-0346.


Engenho Colonial Zé Folia
Estrada Geral de Santa Filomena.
Fone: (48) 8444-0033.


Alambique Cachaça do Baron
Estrada Geral do Cubatão, Sítio Morro Alto.
Fone: (48) 9902-2626.


Cachaça Manino
Sítio do Engenho, Alta Varginha.
Fone: (48) 9104-5288.


Alambique Dom Blas
Caminho dos Engenhos, Vila Junckes.
Fone: (48) 3277-0356.


Alambique Vandair Junckes
Estrada Geral de Campo Demonstração.
Fone: (48) 8465-5506.


Cachaça Dom Gregório
Rua Santo Stahelin, 2.442, Boa Parada.
Fone: (48) 3277-0169.


Cachaça Maricota
Rua Geral da Invernada.
Fone: (48) 8465-1813.


Cachaça Capela dos Imigrantes
Rua Geral de Santa Barbara.
Fone: (48) 3277-0264.


Costa Verde e Mar

Luís Alves





Cachaça Spézia
A Spézia iniciou sua produção em 1949, sendo que a empresa produzia apenas uma marca de cachaça que foi engarrafada como Aguardente Vencedora, que passou a ser conhecida pela qualidade e satisfação dos clientes. A Cachaça Spézia como conhecida na Região foi fundada por Frederico Spézia desde 1952, que hoje é produzida pelo seu filho Almir Spézia, em Luiz Alves - SC. Frederico Spézia com seus familiares preserva o compromisso e respeita a qualidade dos seus produtos. Produzindo bebidas com as formulas original alcançada através de muitas experiências no ramo, atendendo as expectativas de clientes que, em todo Brasil se mantém sempre fiéis e leais as nossas marcas. Sendo que no decorrer dos anos com a modernização foram adquiridas novas maquinas para poder alcançar a demanda.
Endereço: Avenida Santa Paulina, 700
Bairro: Vila do Salto
Cidade: Luiz Alves- SC
Contato: (48) 3413-8411 / (47) 3377-1175
Email: acapacq@gmail.com
www.cachacaspézia.com.br
Horário de Funcionamento: A destilaria é aberta diariamente o horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta, das 07h30min às 18h, e aos sábados domingos e feriados, das 8h às 17h.




Cachaça Bylaardt
Descendentes de holandeses, quando chegaram na cidade de Luiz Alves – SC, começaram em suas propriedades o plantio da cana-de-açúcar com o propósito de produzir cachaça e açúcar mascavo. O fundador da Cachaça Bylaardt foi Wilibaldo Van Den Bylaardt, o alambique foi fundado em 1943, com dornas de madeira para a fermentação, alambique de cobre e a energia para a moenda era gerada por uma roda d’ água de madeira. Com o tempo foi modernizando e o negócio foi passado de pais para filhos. Foi esta união de familiares que contribuiu para a longevidade do empreendimento. Sendo até nos dias atuais uma produção artesanal desde o plantio da cana-de-açúcar até o processo de envelhecimento da cachaça. A Cachaça Bylaardt vem a cada dia conquistando a preferência de um público seleto constituído de pessoas de fino gosto.
Endereço: Rua Prefeito Wilibaldo Van Den Bylaardt, Nº 6349, Caixa Postal 41 
Cidade:Luiz Alves – SC
www.cachacabylaardt.com.br
Email: acapacq@gmail.com
Contato: (48) 3413.8411 / (47) 3377-1809 
Horário de funcionamento: O alambique é aberto diariamente para visitações individuais ou em grupo. O horário de visitação ao alambique é de segunda a sexta-feira, das 7:30h às 12:00h e das 13:00h às 18:00h. 





Cachaçaria Artesanal Spezia
Segunda a sábado, 7h às 12h e 13h às 17h; domingo, com agendamento.
Rua José Kraisch, 466, Vila do Salto.
Fone: (47) 3377-1170/1175/1171.
www.cachacaspezia.com.br


Cachaça Wruck
Segunda a sábado, 8h às 12h e 13h às 17h.
Rua Otto Wruck, 2.485, Francês.
Fone: (47) 3377-0077.
www.cachacawruck.com.br




Flor da Cana Cachaçaria
Com tradição e conhecimento passado de pai para filho, originou-se a Flor da Cana Cachaçaria. Com uma história cheia de muito estudo e aperfeiçoamento na produção de Cachaça Artesanal de Melado de Cana.
Flor da Cana Cachaçaria, localizada em Luiz Alves, Santa Catarina, cidade conhecida como a Capital Nacional da Cachaça. A Cachaçaria tem como principal ingrediente o amor pelo que faz, com herança familiar vinda desde 1938 na produção de Cachaça de qualidade, tradição mantida até nos dias atuais.
Hoje a Flor da Cana se dedica a produção e comercialização da Rein Cachaça de Melado. Cachaça Artesanal destilada em alambique de cobre, passando pelo rigoroso processo de seleção (cabeça, coração e calda), onde se tem o aproveitamento de 80% de todo o destilado, denominado coração, bebida nobre e saborosa para paladares finos.
Endereço: Rua Ver. Crisóstomo Gesser, 315
Bairro: Vila do Salto
Cidade: Luiz Alves - SC
Contato: (47) 3377-0777 / 98819-6029 / 98826-2742
www.flordacanacachacaria.com.br
Horário de Funcionamento: A loja Flor da Cana Cachaçaria abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e no sábado, das 8h às 15h, domingos e feriados atendimento somente com agendamento.





Cachaça Wruck
A Cachaça Wruck iniciou suas atividades em 1938. Inicialmente nossa empresa só produzia o açúcar mascavo, mas com o passar dos tempos e com a sobra do melado do açúcar que era centrifugado, no ano de 1942 o fundador Otto Wruck pensou em fazer cachaça. A cachaça passou então a ser o carro chefe da nossa empresa até o os dias de hoje. Depois de passar por um rigoroso processo de produção, a Cachaça Wruck garante o prazer e o mais puro paladar, extraídos da cana-de-açúcar, tendo a sua produção limitada.
Endereço: Rua Vereador Otto Wruck, 2485
Bairro: Braço Francês
CEP: 89128-000
Cidade: Luiz Alves - SC
Contato: (48) 3413-8411 / (47) 3377-0077
Email: acapacq@gmail.com / cachacawruck@hotmail.com
www.cachacawruck.com.br
Horário de Funcionamento: O alambique é aberto diariamente para visitações individuais ou em grupo. O horário de visitação ao alambique é de segunda a sexta-feira, das 7:30h às 12:00h e das 13:00h às 18:00h.


Porto Belo



Alambique Pedro Alemão
Estabelecimento com mais de 40 anos de tradição, conhecido pela qualidade de suas cachaças e licores. É possível degustar no local os mais variados sabores dessas bebidas. Segunda a sábado, 8h às 18h; domingo, 8h às 12h. Av.
José Neuli Cruz, 3.965, Alto Perequê.
Fone: (47) 3369-8191.