Cachoeiras, lagoas e outros recantos naturais

No litoral e no interior existem cascatas e cachoeiras de encher os olhos, florestas de Mata Atlântica, grutas e formações rochosas naturais surpreendentes, lagoas, dunas, rios e cânions. Além das atrações relacionadas neste tópico, você pode conferir muitas outras em Ecoturismo e Esportes de Aventura.

Caminhos do Alto Vale

Salete


Cachoeira do Morro de Nossa Senhora da Salete
A Cachoeira do Morro do Santuário Nossa Senhora da Salete, fica a margem direita do asfalto que dá acesso ao prédio do Santuário. Localizado na comunidade de Rio Panela, quatro quilômetros do Centro. Muitos visitantes descem as escadarias para chegar mais próximo da queda d’água.
A descida é íngreme e requer cuidados.
*Valor da entrada: Não há cobrança de entrada


Presidente Getúlio



Cachoeira Tamanduá
Belíssima cachoeira com 22 metros de altura, perfeita para a prática de Rapel. Grau de dificuldade da trilha: Médio Trilha: 250 metros
OBS: Entrada permitida apenas com guia local. Cobra-se taxa.
Localidade: Caminho Tamanduá.


Cachoeira do Vento
Aqui o turista tem a possibilidade de ver a cachoeira de 42 metros por vários ângulos, passando por trás da queda, descendo e ficando em sua frente. Grau de dificuldade da Trilha: médio à difícil. Trilha: 500 metros
Localidade: Ribeirão Urú.


Cachoeira Sabiá
A Cachoeira Sabiá é um dos principais atrativos turísticos de Presidente Getúlio. Possui uma queda de 67 metros de altura. Grau de dificuldade da trilha: Médio à difícil Trilha: 1500 metros
OBS: Entrada permitida apenas com guia local. Cobra-se taxa.
Localização: Ribeirão Sabiá,


Cascatas Spredemann
No encontro de dois ribeirões, formaram-se duas cascatas belíssimas, praticamente uma de frente para outra. No local ainda é possível encontrar uma pequena gruta e muita natureza. Local ideal para um piquenique com a família. Grau de dificuldade da trilha: fácil. Trilha: 150 metros
OBS: Entrada permitida apenas com guia local. Cobra-se taxa.
Localidade: Caminho Helvécia.


Cascata São José
Uma seqüência com duas cascatas formam este lindo lugar. Uma ótima opção para refrescar os dias quentes do verão. Queda com 9 metros de altura, sem poço, localizada a 28 km do Centro de Presidente Getúlio. Grau de dificuldade: fácil. Trilha: 350 metros
Localidade: São José


Cachoeira da Gruta
Um lugar lindo onde é possível passar horas agradáveis aproveitando para se refrescar. Ali o rio invade a gruta localizada bem ao lado da queda, formando um local bem interessante. Grau de dificuldade da Trilha: Fácil. Trilha: 100 metros
OBS: Entrada permitida apenas com guia local. Cobra-se taxa.
Localidade: Ribeirão Urú


Cachoeira Tabarelli
A Cachoeira Tabarelli é um dos cartões postais de Presidente Getúlio. Numa propriedade cercada de muita natureza, uma trilha em meio a mata preservada leva a este belíssimo lugar. Com 47 metros de altura, essa cachoeira encanta a todos por sua beleza paisagística. Com certeza ficará para sempre em sua memória. Grau de dificuldade: médio. Trilha: 1.500 metros. Acesso somente com os guias locais.
Cobra-se taxa.


Cachoeira dos Imigrantes
Uma oportunidade de integração com a natureza. Uma ótima caminhada em meio a pássaros, plantas diversas e um barulhinho de água por todo o caminho. Grau de dificuldade da trilha:Médio Trilha: 1600 metros
OBS: Entrada permitida somente com guia local. Cobra-se taxa.
Localidade: Ribeirão Sabiá


Salto Grahl
Visite uma propriedade rural onde atrativo principal é o Salto, um local lindo do rio que corta a propriedade onde o turista poderá aproveitar a paisagem para belas fotos. Visitará ainda um charmoso rancho onde verá objetos antigos. Queda de 6 metros. Profundidade de até 11 metros. Não recomendado para banho. Grau de dificuldade da trilha: fácil. Trilha: 35 metros.
Localidade: Salto.


Cachoeira do Tucano
Que tal um refrescante banho de rio, em meio a natureza com um cachoeira linda enfeitando ainda mais o cenário? Com queda de aproximadamente 5 metros, esta cachoeira é um presente à todos que vão até ele local. Grau de dificuldade da trilha: Médio. Trilha 100 metros.


Cachoeira Beltramini
O Ribeirão da Paca é uma região fantástica, com montanhas e paredões que dão passagem a diversas quedas d´água. Uma delas é a Cachoeira Beltramini. As águas cristalinas correm por um lageado de pedras e subitamente caem formando uma bela Cachoeira onde, nos dias mais quentes do ano, o turista pode se refrescar com um delicioso banho de rio.
Grau de dificuldade da trilha: fácil.
Trilha: 35 metros.
Localidade: Ribeirão da Paca.


Vitor Meireles


Serra da Abelha

Abriga a maior reserva de araucárias do país. Também existem outras espécies da flora nativa, como canelas, sassafrás e cedros. Acesso pela estrada para Santa Cruz.

13221_resize_fixo_576_432


CAVERNA 
Esta caverna possui formação calcária e sedimentos rochosos de quartzo e fedelspato e está localizada na comunidade de Santa Cruz dos Pinhais a 26 Km do centro da cidade. 
A caverna fica dentro de uma Área de Relevante Interesse Ecológico, o acesso é por caminhada através de uma trilha de aproximadamente 600 metros de fácil acesso.


13222_resize_fixo_576_432


ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico )
Abrigando a maior reserva de araucária do pais, a ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) é uma área de 4.604 hectares que faz parte dos últimos remanescentes de Mata Atlântica de Santa Catarina e um dos últimos redutos da Araucária augustifolia. Abrange uma zona de transição entre as florestas ombrófila mista e ombrófila densa, o que lhe confere grande importância científica, por sua biodiversidade e características fitossociológicas. 
Na área existem aproximadamente 8.000 araucárias adultas, com idade superior a 200 anos. O sub bosque é formado por espécies como a canela sassafrás, canela amarela, canela fogo, canela preta, canela garuva, cedro, palmito, pau óleo, pindabuna, angico, casca danta, andrade, e nos locais onde já houve interferência humana surgem vassourões, canela guaica e bracatinga. Dentro da unidade de conservação também existe uma caverna de estalactites e estalagmites e a Pedra do Chapéu, um formação rochosa interessante e de beleza cênica. (a Pedra do Chapé e a Caverna, estão no ítem Atrativos também neste site)
Essas características lhe conferem o status de inigualável banco de sementes, que podem ser usadas para repovoar com espécies nativas, áreas já degradadas em toda a região do entorno.

4685_resize_fixo_576_432
PEDRA DO CHAPÉU 
A Pedra do Chapéu está localizada na comunidade de Santa Cruz dos Pinhais, a 25 km do centro da cidade. Para chegar a Pedra do chapéu é necessário caminhar um trecho de 900 metros de trilha com fácil acesso. 

Esta Pedra é uma formação rochosa suspensa, é dividida em duas partes, a parte de baixo é formada por rocha sedimentar e a parte de cima por rocha arenita.


Grande Florianópolis

Anitápolis


Cachoeiras de Medeiros, do Rio da Prata e da Usina
Ficam respectivamente na Serra Geral, no Rio da Prata e no Centro de Anitápolis. A Cachoeira da Usina possui piscinas naturais, área de lazer, lanchonete e restaurante.


Florianópolis


Lagoa da Conceição
É o ponto turístico natural mais conhecido de Florianópolis. O bairro abriga a maior lagoa da Ilha de Santa Catarina. As águas de pouca profundidade são ideais para o lazer com crianças e há boas condições para a prática de esportes como windsurfe, kitesurfe, jetski, caiaque e vela. A Lagoa da Conceição possui boa infraestrutura de comércio e serviços, venda de artesanato, bons restaurantes e uma animada vida noturna.

Lagoa do Peri
Éstá localizada no Sul da Ilha, no Parque Municipal da Lagoa do Peri. Há churrasqueiras, bar, lanchonete e um pequeno parque infantil. Também é possível fazer passeios com embarcações não motorizadas e pescarias de linha de mão e caniço, além de caminhar por trilhas que levam a cachoeiras e antigos engenhos coloniais.

Dunas da Joaquina
Localizadas a 20 km do Centro, entre a Lagoa da Conceição e a Praia da Joaquina. Algumas dunas chegam a atingir 60 m, dependendo do movimento da areia e do vento. Há aluguel de pranchas no local.


Rancho Queimado


Morro Alto da Boa Vista
Com cerca de 1.200 m de altitude, possui uma vista deslumbrante. No inverno, há incidência de geadas e até mesmo de neve. Situado a 20 km do Centro.


Santo Amaro da Imperatriz


Cachoeira Cobrinha de Ouro
Piscinas naturais para adultos e crianças, churrasqueiras e outras atividades de lazer. Outubro a maio, diariamente, 7h às 20h. Demais meses, apenas nos finais de semana.
Estrada Geral do Braço São João. Acesso pela BR-282.
Fone: (48) 8483-5894 / (48) 9932-8214.


Caminho dos Príncipes

Araquari


Rio Parati
O rio dá acesso à Baía de Babitonga e às ilhas do Mel, dos Barcos e dos Papagaios.


Joinville


Baía de Babitonga
Situada na foz do Rio Palmital, próximo à Joinville, esta bela baía pode ser visitada em passeios de barco. O roteiro mais comum passa ao longo de 14 ilhas e inclui parada no Centro Histórico de São Francisco do Sul.


São Francisco do Sul


Baía Babitonga
De todo o litoral catarinense, a Baía de Babitonga é o melhor lugar para passeios em embarcações turísticas. O roteiro mais comum é o que vai até o porto da cidade, passando próximo às 14 ilhas da baía e fazendo parada no Centro Histórico. É possível fazer paradas para banho na Ilha das Flores e almoçar na Vila da Glória. Os turistas também podem optar por sair da Praia da Enseada para um passeio embarcado até a Ilha da Paz, onde há belas praias, costões rochosos e um farol de 1905.


Caminho dos Cânyons

Araranguá


Balneário Morro dos Conventos
Praia, furnas, dunas, lagoas e o Rio Araranguá compõem o mosaico de paisagens desse belo balneário. No local há também um farol de 1953 e um mirante com vista panorâmica da região. Voo livre e sandboard são algumas das opções para se aventurar nesses cenários. O trekking também é uma boa dica para quem quer conhecer o morro e explorar as grutas, dunas e trilhas do local. Fica a 10 km do Centro, por estrada asfaltada.


Jacinto Machado


Cachoeira do Burim Fotos  Aline Matias (17)
Cachoeira do Burim
Uma piscina natural de 5 m de profundidade é formada por essa queda dágua no Rio Engenho Velho. A área cercada de Mata Atlântica fica em propriedade particular que cobra pelo ingresso. Recomenda-se agendar visita. Comunidade Engenho Velho.
Fone: (48) 9155-3874.


Cachoeira da Caveira (2)
Cachoeira da Caveira
Queda d'água de 15m de altura, em formação arenítica com piscina natural insignificante para o banho. Fica em propriedade privada, devendo ter perissão para visitação. O acesso é de dificuldade média, levando entre 30 e 50 minutos de caminhada. Recomenda-se agendar a visita. Comunidade Engenho Velho.
Telefone: (48) 9975-1001 / 9931-8243


Cachoeira Tobogã
Cachoeira Tobogã
Localizada no interior do Canyon da Pedra, tem seu acesso pelo leito de pedras do Rio Pai José, cercado de mata atlântica e de paredões rochosos. Leva o nome de Tobogã porque em sua base existe uma calha esculpida pela água na rocha basáltica, um verdadeiro tobogã natural. O acesso à sua base só é possível com o uso de equipamento de segurança, mas pode-se chegar bem próximo e contemplar o cenário. Tem 50 metros de altura e fica na comunidade de Costão da Pedra.
Telefone: (48) 9975-1001 / 9931-8243


CACHOEIRA DO ZELINDO
Cachoeria do Zenildo
Localizada na comunidade de Costão da Pedra, cachoeira de 29 mentros de altura é ideal para a prática de cascading (rapel em cachoeira), em virtude de sua configuração natural para instalação de ancoragens e da facilidade de acesso ao topo. Tal configuração facilita o trabalho dos instrutores com grupos menos experientes. Suas piscinas naturais têm profundidade máxima de 40 cm. É obrigatório o acompanhamento de guia monitor para acessar. 
Telefone: (48) 9975-1001 / 9931-8243


Cachoeira Anna Schiratta
Localizada na comunidade de Costão da Pedra, queda d'água em formação basáltica localizada num diedro com 70 metros de altura e aos poucos metros da Cachoeira Tobogã. O acesso à sua base também só é possível com o uso de equipamento de segurança e acompanhamento de pessoal especializado em técnicas de montanhismo, mas pode-se subir até bem próximo e ter um visual fantástico do cenário. A trilha de acesso é de dificuldade alta, levando 6h de percorrido (ida e volta) e é obrigatório o acompanhamento de guia ou condutor.
Telefone: (48) 9975-1001 / 9931-8243


Cachoeira da Gruta (30)Foto Aline H. Fernandes
Cachoeira da Gruta
Localizada na Linha Rovaris, próximo ao centro, a Cachoeira da Gruta é de formação Basáltica. Sua água despenca em três saltos, cada um com aproximadamente 12 metros de altura. A última conta com uma piscina natural com profundidade de 1,80m. A trilha vai até a base do primeiro salto. Pela lateral das quedas, segue outra trilha, mais íngreme, em meio a mata, até a base do terceiro salto, o mais altos dos três. O tempo da trilha é de 30 minutos e é recomendável ir com guia ou condutor. 
Telefone: (48) 9975-1001 / 9931-8243


Cachoeira do Picolo
Cachoeira do Pícolo
Localizada na  localidade de Morro Dois Irmãos, a cachoeira em formação basáltica tem 25 metros de altura. Seu topo fica logo abaixo da estrada de acesso a trilha, para chegar à sua base percorre a mata atlântica passando por ruinas de uma pequena usina hidrelétrica que abastecia de energia a propriedade de Dejaime Piva, através da movimentação de um dínamo. O acesso é de dificuldade média com um tempo de percurso de 1h atá a base e 2h até o topo.
Telefone: (48) 9975-1001 / 9931-8243


Morro da Moça
Localizando-se a 3Km do centro da cidade, o morro tem uma altitude de 200 metros e está localizado na divisa de Jacinto Machado com os municípios de Sombrio e Santa Rosa do Sul. O Morro da Moça tem o formato do Pão de Açúcar, apesar da origem geológica não ser a mesma das montanhas que têm tal formato, comuns no sudeste do Brasil. A montanha se destaca entre as outras do entorno pelo seu formato e suas paredes verticais. Além dos monólitos com formações que parecem bustos esculpidos em seus topos, no Morro da Moça e entorno existem também cavernas que merecem uma visita. A trilha de acesso é de dificuldade alta é obrigatório o acompanhamento de guia ou condutor.
Telefone: (48) 9975-1001 / 9931-8243


Passo de Torres


Morro dos Macacos
Sede de um parque de proteção de macacos-prego, possui camping, churrasqueiras, bar e salão para eventos. Acesso de barco pela Lagoa do Sombrio ou em passeios partindo de São João do Sul. A 8 km do Centro, próximo à Lagoa do Sombrio.


Sombrio


Lagoa do Sombrio

Com 54 km2, suas águas são o principal acesso ao parque do Morro dos Macacos, em Passo de Torres. A 14 km do Centro.

Furnas de Sombrio
São formadas por 4 grutas. A maior delas é repleta de imagens de santos e recebe fiéis de toda a região. A entrada da gruta possui uma bela vista da Lagoa do Sombrio. Há restaurante e pousada no local.

Morro da Moça

Com 200 m de altura, as paredes verticais do morro em formato de “pão de açúcar” chamam a atenção. No topo do morro fica o marco de divisa entre os municípios de Sombrio, Jacinto Machado e Santa Rosa do Sul. No entorno há cavernas para visitação.


Encantos do Sul

Balneário Rincão


Lagoa dos Esteves
É a maior entre as 7 lagoas do município, favorecendo a prática de esportes náuticos. Muito procurada também para a pesca por ser a única lagoa de água salgada de Balneário Rincão. Há camping no local.


Imaruí


Lagoa de Imaruí
E a maior do estado em extensão, procurada para diversas atividades de lazer ao ar livre. A lagoa fica próxima a vários atracadouros e ranchos e é totalmente navegável, favorecendo a prática de esportes náuticos e os passeios de barco.

Cachoeiras
A dos Pilões, em São Tomáz, dispõe de pousada e restaurante (a 20 km do Centro). Há diversas outras quedas d’água, cascatas e cachoeiras pouco exploradas no município.


Imbituba


Barra e Lagoa de Ibiraquera
A localidade abriga uma tranquila vila de pescadores, muito procurada por suas pousadas de charme e por seus bons restaurantes, onde se destacam os pratos com camarões-rosa (pescados na própria lagoa). Campeonatos nacionais e internacionais de windsurfe e de kitesurfe são disputados na Lagoa de Ibiraquera. A 18 km do Centro.
www.barradeibiraquera.com.br


Jaguaruna


Dunas
A cidade tem 15 km de dunas. É o paraíso dos praticantes de sandboard. Das dunas mais altas, avistam-se o Farol de Santa Marta (Laguna) e os Parcéis do Campo Bom (Laje da Jágua), formações rochosas em alto-mar.


Laguna



Morro da Glória

O Centro Histórico, os bairros, as praias e lagoas que cercam a cidade podem ser avistados a partir do mirante, a 126 m de altura. O local também recebe peregrinos para contemplar a imagem de Nossa Senhora da Glória, no topo do morro.


Vale Europeu

Benedito Novo


Campo do Zinco
Localizado no alto de uma colina, em meio a Mata Atlântica, possui inúmeras cachoeiras. Estrada Ribeirão Liberdade, s/n. Vale do Zinco.


Doutor Pedrinho


Cachoeira Negherbon II
Queda de 15 m, a 9 km do Centro.

Cascata Salto Donner
25 m de queda, a 5 km do Centro, na margem direita da BR-477.


Serra Catarinense

Bom Jardim da Serra


Cascata Salto do Pelotas
Grande conjunto de quedas, a 8 km do Centro, às margens da SC-438. Localizado em área privada, recomenda-se visitar o local acompanhado de um guia ou em grupos organizados nas pousadas.


Bom Retiro


Morro da Cruz
Com 1.340 m de altura, possui uma linda vista da região. Também é ponto de peregrinação na Sexta-Feira Santa. Localizado a 10 km do Centro.


Rio Rufino


Pedrinha da Cruz
Formação rochosa escultural. Morro da Cruz, localidade de Lagoa Preta.

Cascata Alto da Serra
Queda com 70 m de altura. Alto da Serra, a 12 km do Centro.

Caverna do Rio do Leste
Rio do Leste, a 18 km do Centro.


São Joaquim


Cascata do Pirata
Localizada numa fazenda particular, possui 15 m de queda livre. SC-438, em direção a Bom Jardim da Serra.


Urupema


Morro das Torres/Cascata que Congela
Com 1.750 m de altitude, o Morro das Torres possui um visual incrível de toda a região. A Cascata que Congela fica a 1,5 km do topo e merece a visita mesmo nos dias mais quentes. Os dois locais ficam a cerca de 7 km do Centro de Urupema.


Costa Verde e Mar

Camboriú


Cachoeira Seca
Conjunto de corredeiras que, em determinado ponto, passam por baixo dos rochedos. Possui uma queda d’água com mais de 20 m de altura. Há um engenho de serra no local, adaptado para receber turistas. Vila Conceição, área rural.

Cachoeira Salto dos Pilões
Tem cascatas e piscinas naturais. Está situada em meio à Mata Atlântica, próxima a uma propriedade que cultiva alfaces hidropônicas. Localidade do Braço, área rural.


Itajaí


Morro da Cruz
No alto do Morro da Cruz encontra-se um dos mais belos cenários da região: o encontro do Rio Itajaí-Açú com o mar, bem como a entrada de navios cargueiros e cruzeiros turísticos, além de uma vista panorâmica da cidade.
No local existe um amplo estacionamento e uma construção em forma de castelo com Restaurante para atendimento de eventos.
Acesso pela Rua Uruguai (próximo da Univali) Bairro Fazenda

Parque da Atalaia
Em um amplo espaço natural, o parque oferece recreação ao ar livre. Turismo, educação, pesquisa científica, vôos livres e uma exuberante paisagem.
Endereço: Rua Lila Heusi -Bairro: Fazenda
Fone:(47) 3346-1721
www.parquedaatalaia.com.br

Saco da Fazenda
Local com grande presença dos ecossistemas de mangue e marisma contando ainda com a presença de aves aquáticas.
É diariamente visitada pela população como local de caminhada, navegação e atividades educativas com a ANI - Associação Náutica de Itajaí.
Avenida Ministro Victor Konder


Grande Oeste

Chapecó


Vale do Rio Uruguai
A bela paisagem do vale pode ser avistada a partir do Mirante da Ferradura (15 km do Centro), incluindo a ponte que faz a divisa com o estado do Rio Grande do Sul. Distrito de Goio-En.


Caminhos da Fronteira

Dionísio Cerqueira


Cachoeira do Toldo
Recanto tranquilo para banho e outras atividades de lazer, como churrascos e pesca em açudes. Dispõe de área de camping. Linha Toldo, Interior (a 8 km do Centro, com acesso por estrada de chão).


Itapiranga


Rio Uruguai
As ilhas e quedas d’água formadas nas sete corredeiras do rio são paisagens que fascinam os visitantes e merecem ser contempladas com calma. Também é possível atravessar o rio de balsa para visitar Barra do Guarita e Pinheirinho do Vale – ambas em RS (embarque no Porto de Itapiranga ou em Linha Sete Capela, a 17 km do Centro).


Vale das Águas

Maravilha


Cascata do Rio Iracema
Recanto de grande beleza natural, está situada na BR-282, perto do trevo de acesso à cidade e logo abaixo da ponte.


Vale do Contestado

Porto União


Cachoeira do Rio Pintado
Seus 30 m de queda podem ser avistados de uma ponte pênsil que atravessa o Rio Pintado. A 18 km do Centro.