Culinária Campeira e Gaúcha

No século XIX, muitos tropeiros atravessavam o território catarinense conduzindo o gado entre o Rio Grande do Sul e São Paulo. A influência desses viajantes na culinária de alguns municípios de Santa Catarina é marcante. Os vizinhos gaúchos que migraram para o estado também deram sua contribuição. Nas regiões campeiras e serranas, não deixe de experimentar os pratos típicos dessas culturas preparados em fogão à lenha, como o arroz de carreteiro, o feijão-tropeiro, o churrasco, o chimarrão, bem como as receitas à base de pinhão (fruto das araucárias).

Caminho dos Cânyons

Jacinto Machado


Saboreie o típico café com mistura (ou café da roça), com queijos, salames, pães, doces, bolos e frutas da época, incluindo a banana orgânica. A fruta também é o principal ingrediente de deliciosas balas cobertas de açúcar cristalizado e de outros produtos artesanais.
Pousada Recanto da Fortaleza
Endereço: Estrada Geral Engenho Velho
Latitude: 6785968 / Longitude: 605906
Telefone: (48) 9976-5020 / 9953-0928
E-mail: pousadarecantodafortaleza@gmail.com
Facebook: /PousadaRecantodaFortaleza 


Café rural  Família Cechinel
Pousada Família Cechinel
Endereço: Estrada Geral Tigre Preto, s/n - Tigre Preto
Latitude: 6789025 / Longitude: 607402
Telefone: (48) 3535-1600
Site: www.pousadadafamiliacechinel.com
E-mail: pousadadafamilicechinel@gmail.com
Facebook: /PousadaFamiliaCechinel


Vale do Contestado

Joaçaba



O setor de Gastronomia de Joaçaba oferece opções para todos os gostos. Desde a comida típica Italiana e Alemã, preparadas por diversos restaurantes da cidade, aos pratos à La Carte, elaborados com requinte e sabor inigualável. Produtos da gastronomia regional com alto valor agregado, festivais gastronômicos, e muitas outras ações integram o setor, que valorizam a gastronomia local e regional, os seus chef’s e pratos.
Informações: (49)3527-8800


Papanduva


Saboreie nos restaurantes típicos da região o lambari torrado (de origem indígena), a farofa de charque (herança dos tropeiros) e as receitas polonesas típicas, como a sopa juliana (à base de verduras cozidas, temperadas e servida com nata) e o pierogi (similar a um pastel cozido recheado com ricota).


Tangará


Saboreie pratos típicos das cozinhas italiana e campeira nas propriedades rurais da região. E não deixe de visitar as vinícolas que produzem vinhos artesanais. Grupos agendados podem ser recebidos com apresentações de música folclórica italiana.

Mais Informações



Sítio São Pedro
Linha Bracatinga, s/n, a 9 km do Centro.
Fone: (49) 9129-8335 / (49) 8415-8853

Rancho Moinho Velho
Linha Duas Pontes, s/n, Interior.
Fone: (49) 3532-1545.

 


Serra Catarinense

Lages


Saboreie o melhor da culinária típica serrana nos restaurantes dos hotéis-fazenda ou na Via Gastronômica, localizada no Centro. Destaque para o café colonial, arroz carreteiro, feijão tropeiro e o entrevero – deliciosa mistura de carnes de gado e porco, legumes e pinhão. Não deixe de conhecer também as vinícolas da região.
Ver bares e restaurantes em www.lages.sc.gov.br/turismo/gastronomia.php


Urubici


Experimente a deliciosa culinária campeira ou os pratos de cozinha internacional servidos nos restaurantes, hotéis e pousadas locais. Não deixe de saborear a truta, peixe abundante nos rios da região, de comprar os produtos coloniais e visitar a vinícola da cidade.
Ver bares e restaurantes em: www.serracatarinense.com/urubici/gastronomia.html

Mais Informações



Pousada e Produtos Coloniais Beckhauser
Diariamente, 8h às 18h.
Estrada Geral de Santa Teresinha, s/n, Santa Teresa.
Fone: (49) 3278-2019.

Café da Montanha Sabor da Roça
Estrada Geral São Pedro, s/n, São Pedro.

Propriedade Vinhos Celestino
Rua Franciasco Guizoni, 150, Centro.
Fone: (49) 3278-4169 / 8402-7877.

 


Grande Florianópolis

Rancho Queimado


Delicie-se com os morangos cultivados na região e experimente o churrasco, o arroz de carreteiro, o feijão tropeiro e outras especialidades da culinária campeira.
Veja restaurantes em: www.guiaranchoqueimado.com.br/gastro.htm


Caminho dos Príncipes

Rio Negrinho


Visite os restaurantes do município e experimente a sapecada de pinhão, receita típica de Rio Negrinho. A culinária rancho-campeira também se destaca na cidade.

Mais Informações



Café Colonial Vera Zeithammer
Serve pães caseiros, cucas, bolachas, geleias e licores. Agendar atendimento.
Rua Alberto José Trouche, s/n, Pinheirinho.
Fone:(47) 3644-8013.


São João do Itaperiú


Passeie por comunidades rurais como Santa Cruz e Santa Luzia e saboreie os produtos coloniais produzidos no município, como a tapioca, o cuscuz, o biju e a rosca. Doces caseiros, licores e conservas de hortaliças também podem ser encontrados nesses mesmos locais.