Enoturismo

Conhecer vinícolas e degustar bons vinhos e espumantes são programas que estão ganhando espaço com o crescimento do enoturismo em Santa Catarina. Os visitantes podem acompanhar o cultivo nos vinhedos, a produção do vinho, participar de seções de degustação e, dependendo da época, assistir à colheita da uva durante visitas programadas e guiadas. Duas regiões catarinenses se destacam nesse segmento: o Vale do Contestado, com o Roteiro Vale da Uva e do Vinho (Videira, Tangará e Pinheiro Preto), e a Serra Catarinense, onde estão localizadas algumas das mais respeitadas vinícolas do Brasil (São Joaquim, Lages e Urubici). Santa Catarina se destaca na produção de vinhos finos de altitude obtendo  excelente classificação entre os melhores da EXPOVINIS, a maior feira de vinhos da América Latina. Podemos encontrar vinícolas também na Região Encantos do Sul e Vale Europeu.

Serra Catarinense

Campo Belo do Sul


Vinícola Abreu Garcia
A Vinícola Boutique Abreu  Garcia está situada a 950 metros acima do nível do mar, em Campo Belo do Sul. Lá são cultivadas sete tipos de uvas que são matéria-prima na criação de infinitas possibilidades para o paladar, entre vinhos brancos, tintos e espumantes. Rodeada de belas paisagens, a Vinícola Boutique está de portas abertas para receber aqueles que quiserem conhecer de perto a Abreu Garcia.

Para trazer um pouco da Serra Catarinense ao litoral, a Abreu Garcia abriu a sua primeira loja de vinhos e acessórios em Florianópolis na Rua Alves de Brito, 209. A loja possui um Espaço Gourmet para eventos fechados com menu harmonizado. Agendamento para visitações na vinícola e eventos na loja serão feitas através dos contatos abaixo.

Contatos: 48 3322-3995 (Loja Florianópolis) – 49 8848-4658 (Vinícola) – contato@abreugarcia.com.brwww.abreugarcia.com.br


Lages


Lages se encontra em uma posição privilegiada em relação ao enoturismo, pois próximo ao município em direção a São Joaquim, distante 80 km, existem 14 vinícolas do conhecido “Vinhos finos de altitude” estes com várias premiações. Abaixo segue uma relação das vinícolas da região serrana;
ABREU E GARCIA            
Tel: (48) 3322-3995
contato@abreugarcia.com.br        


HIRAGAMI
Tel: (49) 3233-6900
www.hiragami.com.br           


PERICÓ
Tel: (49) 3233-1100
www.vinicolaperico.com.br


VINHEDOS DO MONTE AGUDO
Tel: (49) 9985-1446 / 9969-9777
www.monteagudo.com.br


VILLA FRANCIONI
Tel: (49) 3233-8200
www.villafrancioni.com.br


VINICOLA SUZIN
Tel: (49) 3233-1038
www.vinicolasuzin.com.br


VILLACIO BASSETTI
Tel: (49) 9182-8862
www.villaggiobassetti.com.br


SANJO VINHOS FINOS
Tel: (49) 3233-7300 / 3233-7348
www.sanjovinhosfinos.com.br


VINÍCOLA D'ALTURE
Tel: (49) 3233-0422
www.dalture.com.br


SANTO EMILIO
Tel: (49) 3229-0486 / 3223-0208            


LEONI DI VENEZIA
Tel: (49) 9967-3368        
www.leonedivenezia.com.br


São Joaquim


Vinícola Leone di Venezia
Instalada em São Joaquim, numa altitude média de 1.280 metros, a Vinícola Leone di Venezia está integrada à paisagem do Morro Agudo e do Rio Antonina. Em 2008 foram plantadas as primeiras parreiras, que somam hoje cinco hectares. Buscando preservar as tradições italianas da família originária da Região de Veneza, são cultivadas variedades emblemáticas daquele país, como as tintas Sangiovese, Montepulciano, Refosco, Primitivo e as brancas Gewurstraminer e Garganega. A arquitetura de todas as construções também mantém a tradição italiana. Vinícola de pequeno porte, utiliza moderna tecnologia para a produção de vinhos no estilo italiano de alta  qualidade, maximizando as peculiaridades de cada variedade, dentro das excelentes condições deste particular terroir de altitude. A condução das parreiras segue mais modernas técnicas agronômicas, buscando uvas de alta qualidade com total respeito ao meio ambiente. Em breve programação para recepcionar turistas.

Contatos: 49 9967-3668 – spbianco@terra.com.br

 

Vinícola Sanjo 
A Sanjo, fundada por imigrantes japoneses, traz um novo jeito de fazer vinhos de alta qualidade no Brasil. Diferente da maioria das vinícolas, a empresa produz vinhos longevos, que são colocados à venda apenas depois de um longo repouso, de no mínimo cinco anos. O detalhismo e a disciplina nipônica se refletem em cada etapa do processo de fabricação, originando vinhos de alta qualidade, que já colecionam prêmios no Brasil e no Exterior. Dispomos de 4 horários para visitações de Segunda a Sábado: Manhã 8:30h – 10:30h e Tarde 14:00h – 16:00h.  As visitas podem ser agendadas pelo telefone ou na loja da Sanjo.

Contatos: 49 3233-7300 – 49 3233-7348 – vinhos@sanjo.com.br – www.sanjo.com.br

Endereço: Av. Irineu Bornhausen, 677 – São Joaquim - SC

 

Vinícola Villaggio Conti
A Vinícola Villaggio Conti é o resgate de nossas origens do norte da Itália. A expressão máxima de castas italianas no terroir de altitude do Brasil. O projeto teve início em 2009 e hoje conta com 8 hectares plantados. Na coleção de uvas viníferas destacam-se as brancas Vermentino, Ribolla Gialla e Greghetto e entre as tintas a Sangiovese, Montepulciano, Teroldego e Nero d’Avola. Está prevista a produção de espumantes e vinhos tranquilos varietais e de corte. O conceito que está sendo utilizado na construção da futura cantina é o da gravidade no transporte da uva, mosto e vinho. Os materiais utilizados são locais, como as pedras retiradas na preparação do vinhedo usadas na adega subterrânea. Energia renovável, solar e eólica, em busca da sustentabilidade.

 Contatos: 21 9851-6247 – villaggioconti@gmail.com

Endereço: Estrada Geral Pericó – Santa Izabel, localidade Cadete.

 

Vinícola Hiragami 
Em 2006, após cinco anos de observações e estudos, a Vinícola Hiragami implantou no planalto de São Joaquim, a 1.427 metros de altitude, o seu primeiro vinhedo para cultivo comercial, sendo as principais variedades o Cabernet Sauvignon, Merlot e e Sauvignon Blanc. A empresa tem como característica a produção de vinhos de excelência, cuidadosamente elaborados, primando pela qualidade desde a etapa da produção das uvas, seleção dos cachos e envase.

Contatos: 49 3233-6900 – hiragami@hiragami.com.br – www.hiragami.com.br

 

Vinícola Villagio Bassetti 
A Villagio Bassetti iniciou suas atividades em 2005, sempre fiel ao preceito de “dar  tudo  À uva no campo para extrair o melhor dela na vinícola”. Com 14 hectares de vinhedos – Pinot Noir, Merlot, Cabernet Sauvignon, Sangiovese e Sauviginon Blanc – e uma moderna vinícola às margens da SC 114, a apenas 10km de São Joaquim, está pronta para receber turistas e amigos do vinho para uma experiência enoturística inesquecível. Saúde!

Contato: 49 9182-8862 – atendimento@villaggiobassetti.com.br

 

Vinhedos do Monte Agudo
Com o plantio em 6 hectares das variedades Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Merlot, a Vinhedos do Monte Agudo iniciava em 2005, suas atividades. As mudas foram trazidas da França e se adaptaram bem na região de São Joaquim. De lá pra cá, a empresa se consolidou. Os serviços ao cliente são oferecidos: almoço e jantar  harmonizado, e a degustação ao por do sol. É necessário fazer reserva antecipadamente.

Contatos: 49 9985-1446 – 49 9969-9777 – 49 3015-9177 – vinhedos@monteagudo.com.brpatrícia@monteagudo.com.br - www.monteagudo.com.br

 

Vinícola Suzin
A Vinícola Suzin, localizada na cidade de São Joaquim foi a primeira a produzir uvas em escala comercial na região, o vinhedo é composto pelas variedades Cabernet Sauvignon 4 ha, Merlot 3 ha e o restante  da área com Sauvignon Blanc, Pilot Noir, Petit Verdot, Cabernet Franc e Malbec que juntas somam mais de 3 ha.

A mistura de pioneirismo e inovação é a marca da vinícola. Seus vinhos tem estilo próprio, os tintos tendo sempre passagem por madeira dependendo do objetivo maior ou menor tempo depermanência, de primeiro, segundo ou terceiro uso, de francês ou americano, são variáveis que vão definir cada vinho da sua linha que são oito no total. A acidez presente sem exagero, os taninos macios e persistentes, o álcool na medida certa e com muita fruta em seu aroma, deixam os vinhos Suzin harmônicos, sendo estas, suas principais características.

Contatos: 49 3233-1038 – vinicolasuzin@gmail.comwww.vinicolassuzin.com.br

 

Vinícola Villa Francioni 

A vinícolaVilla Francioni de São Joaquim, através de seu fundador Dilor Freitas, capacitou a região da serra catarinense para uma nova vocação: a produção de vinhos finos de altitude, com notável superioridade. Além disso, vinícola hoje é procurada por milhares de turistas, que todos os anos conhecem em detalhes em detalhes o projeto inovador e que tem impulsionado o enoturismo em Santa Catarina. Mesmo jovem, a Villa Francioni coleciona prêmios nacionais e o reconhecimento de profissionais do país e até o exterior. Hoje a empresa produz vinhos em três linhas de produtos: Aparados, Joaquim e VF. São produzidos por ano mais de 150 mil garrafas entre espumantes, vinhos brancos, tintos, roses, além dos vinhos de sobremesa. A comercialização dos rótulos iniciou em 2005, pouco tempo depois da morte do fundador. Hoje a empresa familiar é presidida pela filha, Daniela Borges de Freitas. Entre os inúmeros prêmios, a Villa Francioni destaca duas importantes vitórias na publicação: Anuário Vinhos do Brasil 2013, dois rótulos foram premiados: o Villa Francioni Rosé 2011 foi eleito Melhor Rosé do Brasil e o Villa Francioni Colheita Tardia Sauvignon Blanc 2005, foi eleito Melhor Vinho Doce do Brasil. A publicação é organizada pelo jornalista Marcelo Copello com apoio do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho). O enólogo responsável pela produção dos vinhos é Orgalindo Betú, que está na Villa Francioni desde a elaboração dos primeiros rótulos. Turistas e apaixonados pelo mundo do vinho podem conhecer as instalações da empresa durante todos os dias do ano. É preciso apenas fazer a reserva pelo telefone ou pelo site. A visita guiada acontece em três horários por dia, e dura cerca de uma hora e meia. No final acontece a degustação dos rótulos. Uma oportunidade única, para conhecer em detalhes os diferenciais do terroir de altitude, a 1.260 metros acima do nível do mar.

Contatos:  49 3233-8200 – www.villafrancioni.com.brvillafrancioni@villafrancioni.com.br
Endereço: Rodovia SC 114, KM 300 - São Joaquim - SC
 

Vinícola D’Alture
A Vinícola D’Alture prima elegância em seus produtos e a busca da plena satisfação de seus clientes. O plantio dos seus vinhedos teve início em  2002 e, atualmente, a área abrange 14 hectares de uvas Cabernet Sauvignon, Merlot, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Malbec, Montepulciano e Sangiovese. Com o conceito de vinícola boutique, a D’Alture possui uma produção limitada e busca satisfazer os paladares mais exigentes.

Contatos: 49 3233-0422 – vinicola_dalture@outlook.comcontato@dalture.comwww.dalture.com.br  – www.facebook.com/dalturevinicola
Endereço: Vinícola - SC 114- São Joaquim, SC
Restaurante Vinopolis - Rua Major Jacinto Goulart, 240 – Centro - São Joaquim, SC -  (49) 3233-0422
 
 

Vinícola Pericó
Os vinhos e espumantes Pericó apresentam propriedades diferenciadas que conquistaram inúmeros prêmios. Isto é resultado dos cuidados em todas as etapas: do preparo do terroir, da seleção das variedades cultivadas a partir de castas francesas, ao manejo no vinhedo, com avaliação global durante o ano. A colheita é no pico máximo de cor, maturação e brix (açúcar natural).

 Contatos: 49 3233-1100 – vinicolaperico@vinicolaperico.com.br – www.vinicolaperico.com.br

Endereço do Show Room: Rua Manoel Joaquim Pinto, Nº 07, Sala 02 – Centro – São Joaquim/SC 88600-000

Horário de Atendimento: 8:00 as 13:00 horas (exceto feriados).


Urubici


Serra do Sol Vinhos Finos
www.serradosolvinhosdealtitude.com.br

 


Vale do Contestado

Água Doce


Vinícola Villaggio Grando
“Um dos grandes lugares do mundo para se plantar uva para a produção de vinhos de qualidade”. Essa foi a opinião de um produtor francês amigo da família Grando sobre a propriedade da vinícola , localizada em Água da Doce. Hoje a Villaggio Grando investe sem parar no controle da qualidade e no melhoramento da sua linha de produção. A  empresa conta com mais de 100 variedades de vitis viniferas e uma linha de produção que engloba tintos, brancos, rosé e espumantes. Visitações de 9:00h – 12:00h e 15:00h - 16:30h, de segunda a sexta.

Contatos: 49 3563-1188 – comercial@villaggiogrando.com.br


Campos Novos


Vinicampos
Rod. SC 455, Km 125.
Fone: (49) 3541-0081.
www.vinicampos.com.br


Tangará


Vinícola Monte Carvalho
Rua Francisco Nardi, 435, Centro.
Fone: (49) 3532-2063.
www.montecarvalho.com.br


Vinícola Monte Vecchio
SC-455, Km 1,3, Linha Duas Pontes.
Fone: (49) 3532-2099.
www.montevecchio.com.br


Vinícola Panceri
Linha Leãozinho, s/n, Interior.
Fone: (49) 3566-7700.
www.panceri.com.br


Vinícola Piccinin
Linha Duas Pontes, s/n, Interior.
Fone: (49) 3532-1092.
www.vinicolapiccinin.com.br


Treze Tílias


Vinícola Kranz
A Vinícola Kranz utiliza uma das mais modernas tecnologias de fabricação, com equipamentos importadas da Itália e adaptados para obter mais eficiência, segurança e qualidade na produção de merlot, cabernet sauvignon, rose, chardonnay, viognier, sauvignon blanc e espumantes. A Kranz possui um amplo receptivo para turistas, com visitações técnicas, bistrô, área de tecnologia e loja ao varejo. A Kranz é a única do Brasil que produz no processo “cold pressing”de tecnologia austríaca, sucos integrais 100% puros de maçã, pera e diversas frutas silvestres. Oferece também uma linha exclusiva de Delikatessen, como geleias, doces de corte, chocolates especial, etc. Pela tecnologia e gestão aplicadas no projeto da Vinícola, a Kranz foi a vencedora do Prêmio Nacional de Inovação 2012 ALI-Indústria. A Kranz possui um amplo receptivo para turistas, com visitações técnicas, bistrô, área de tecnologia e loja ao varejo.

Contatos: 49 3537-0833 – vinhos@vinicolakranz.com.br – www.vinicolakranz.com.br

Endereço: Rua dos Pioneiros, 220 – Centro 89650-000


Videira


Videcar
Rua Quinze de Novembro, 977.
Fone: (49) 3566-1711.

Vinícola Santa Augusta
Linha Santa Bárbara.
Fone: (49) 3533-8181 / 3533-0180.
www.santaaugusta.com.br


Vale Europeu

Nova Trento


Vinícola Castel
Rodovia SC 410, 1230 - Claraiba
Fone: (48) 3267-1075

Vinícola Buono
Rua Madre Paulina, 1272 - Vígolo.
Fone: (48) 3267-1075.
www.vinicolabuono.com.br

Vinhos Girola
Rua Madre Paulina, 2379 - Vígolo.
Fone: (48) 3267-0709 / 3267-1017.
www.vinhosgirola.com.br

Vinícola Neotrentina
Rua Madre Paulina, 2021 - Vígolo.
Fone: (48) 267 0714.
www.vinicolaneotrentina.com.br

Vinhos Vô Luiz
Rua Madre Paulina, s/n - Vigolo.
Fone: (48) 3267 0291.
www.vinhosvoluiz.com.br


Rodeio


Vinícola San Michele
Segunda a sexta, 8h às 12h e 13h30 às 18h; sábado, domingo e feriados, 9h às 12h e 13h30 às 17h30.
Rua Sílvio Scoz, 415, São Pedro Novo.
Fone: (47) 3384-0323.
www.sanmichele.ind.br

 


Encantos do Sul

Nova Veneza


Vinícola e Cantina Borgo Gava
Vinhos coloniais, suco de uva, geleias, grapa (aguardente italiana) e farinha de milho.
Travessa Giovanni Gava s/nº, São Bento Alto.
Fone: (48) 8827-7586.

 


Urussanga



Roteiros do Vinho:  Pertencente aos Vales da Uva Goethe, Urussanga comemora no mês de janeiro a Vindima Goethe, um evento típico, organizado pela Associação ProGoethe (produtores da uva e vinho Goethe), que festeja a colheita e a boa safra das uvas que são colhidas neste mês. www.progoethe.com.br




VINÍCOLA TREVISOL -  Principais rótulos: Vinhas do Sol tinto e branco suave e seco, Trevisol suave, seco e rosê, Espumante Moscatel, Casa Del Sole vinhos finos. Parreirais próprios do Goethe. Serviços turísticos: visitação e degustação em horário comercial todos dias. Contatos: 3465-2813, Email: vinhostrevisol@terra.com.br, Site : www.vinhostrevisol.com, Endereço: Estrada Geral, S/N – Rio Caeté - Urussanga. 




Vinícola Irmãos Felipe Azambuja

Pedras Grandes, 11 km de Urussanga.

Fone: (48) 3659-0177.




VIGNA MAZON - Vinhos, Turismo & Eventos:  Principais rótulos: Dentre seus produtos, destacam-se os vinhos, frisantes e espumantes da uva Goethe como os vinhos Mazon Goethe e a Linha Augusta, o frisante Nascondiglio di Goethe e os espumantes da Linha Vigna Mazon - Demi-Sec e Brut, ambos produzidos através do método tradicional ou champenoise.Parreirais próprios. Serviços turísticos: Visita à vinícola, degustação sob reserva, pousada, local para eventos, refeições para grupos. Site: www.mazon.com.br, Contatos: Vinhos - 48 3465 1227, vinícola@mazon.com.br, Turismo & Eventos - 48 3465 1500, mazon@mazon.com.br, Endereço: Estrada Geral s/nº, São Pedro, Urussanga.




VITIVINICOLA URUSSANGA LTDA ME - Produtos: Vinhos Brancos, Tintos e Espumantes (Primeiro Espumante Goethe do mundo). Principais rótulos: Casa Del Nonno, Bottiglia Rosata, Damari, Goldener  Tropfen, Peccato Bianco. Vinhedo Próprio. Serviços turísticos: Atendimento com visitação e degustação, inclusive grupos. Contatos: Tel (48) 3465 1693, contato@casadelnonno.com.br, Endereço: Vales da Uva Goethe - Rua Olivio Gealdini Mariot, 79 Centro - Urussanga - SC,CEP 88840-000. Site: www.casadelnonno.com.br




VINÍCOLA DE NONI - Principais rótulos: Bordô seco e suave; Niágara seco e suave, Valdemar Goethe, Moscato Demi-sec e seco; Cabernet Sauvignon,, espumante Moscatel suave e espumante brut. Serviços turísticos: visitação e degustação em horário comercial de segunda a sábado e no domingo das 9 às 16 horas. Contatos: 3465-3744 / 99377502 email:vinicoladenoni@hotmail.com, Endereço: Estrada Geral São Pedro, Urussanga, SC



Caminhos do Alto Vale

Rio do Sul


Agroindústria e Vinícola Valiati Ltda
Fone: (47) 3525-3630 / 9923-1394.

 


Ibirama


Vinhos Loos
A cultura da videira tornou-se um dom apreciado na família, que com o passar do tempo ganhou experiência e conhecimento técnico. O trabalho desta família é transformar a cultura e contribuir com sua marca na história deste povo.
Fone: (47) 3357-3643 Atendimento por agendamento.


Costa Verde e Mar

Itajaí



Villa Prando Vinícola




A Villa Prando Vinícola elabora vinhos finos de alta qualidade, dentro da filosofia de valorizar o terroir, a tradição, a persistência, a arte e a dedicação do ser humano.Os vinhos da Villa Prando são elaborados dentro de norma de rastreabilidade com seleção rigorosa de vinhedos localizados nas altitudes da Serra Catarinense.Intitulada como Villa Prando Vinícola, a marca está altamente relacionada ao local onde foi fundada. Com sua sede em Itajaí - SC, a Vinícola leva um pouco da história da cidade para os seus produtos tentando resgatar símbolos que representem a região. A cidade de Itajaí está localizada no litoral norte de Santa Catarina e tem em sua economia base o setor portuário e o turismo de lazer com suas belíssimas praias. Por se tratar de uma cidade litorânea onde parte da sua economia está relacionada ao mar, a Villa Prando homenageou como símbolo em sua marca o Poseidon, Deus supremo do mar. A Vinícola também leva o nome de seu fundador Honório Francisco Prando, Engenheiro Agrônomo, Dr. e Produtor Rural.Villa Prando Vinícola, não é apenas mais uma vinícola. É também uma história de vida! Aqui se encontram a qualidade dos vinhedos de altitude com a sensibilidade do litoral catarinense, somados à divergência dos contrários, na mais bela harmonia! Você é bem-vindo a Villa Prando para conhecer e degustar! 




O vinho artesanal é diferente, tem alma, porque é elaborado com muito amor e paixão. Isso faz a diferença. Venha e prove!




EndereçoAlameda Mata Atlântica, 1224 - Itaipava. CEP 88316-405 - Itajaí - Santa Catarina 




Fone: 47 3348.5710  -  Site: http://www.villaprando.com.br