Exploração de Cavernas

Quem gosta de explorar cavernas e grutas vai encontrar em Santa Catarina excelentes opções, especialmente em Botuverá. Ligue a lanterna e boa aventura.

Vale Europeu

Botuverá


Parque Municipal das Grutas de Botuverá
O parque dá acesso à Caverna de Botuverá e dispõe de churrasqueiras, praça de alimentação e estacionamento para carros e ônibus, além de trilha pela mata que leva até uma refrescante queda-d’água. A visita à Caverna de Botuverá é monitorada por guias e obedece a rígidos padrões de segurança. Outono e inverno, de terça a domingo, das 8h às 16h; primavera e verão, de terça a domingo, das 8h às 17h. Estrada Geral de Ourinhos, s/n, a 15 km do Centro de Botuverá, com acesso por estrada de terra.
Ourinhos.
Fone: (47) 3359-1100

Caverna de Botuverá
Encravada numa montanha, estende-se por mais de 1.000 metros e nove salões, alguns com até 20 m de altura. Apenas algumas partes da caverna são abertas à visitação, mas o passeio de 45 minutos por até 220 m da caverna é suficiente para o visitante ficar fascinado com a imponência das esculturas naturais (estalactites, estalagmites, colunas e outras formações). O local possui iluminação artificial, facilitando o acesso e a observação das formações rochosas.
www.botuvera.sc.gov.br


Caminho dos Príncipes

Corupá


Caverna da Fuga
Possui um riacho subterrâneo que corre por baixo das galerias até chegar à Cachoeira da Caverna, onde é possível tomar banho no meio da escuridão. Pratica-se rapel na boca da caverna (45 m).

Mais Informações



Encantos Turismo
Trilhas, rapel, cascading e montanhismo.
Rua Getúlio Vargas, 839, Centro.
Fone: (47) 9974-7874
www.encantosturismo.com.br

Aracnos Montanhismo
Fone: (47) 3633-1869
www.aracnos.com.br

Cabeça de Pedra Expedições e Aventuras
Fone: (47) 9988-9908


Vale do Contestado

Itaiópolis


Caverna do Tigre
Localizada na comunidade de Iracema, a 26 km do Centro, ao lado da Cachoeira da Pedra Furada.


Papanduva


Grutas da Emídia e a de Nossa Senhora de Fátima
As mais famosas da região. Outras opções são as do Guarani (20 km do Centro), do Paredão dos Queimados (3 km), do Rio Iraputã (12 km), do Rio da Veada, do Lageado, dos Graneman e as da Mica Branca (15 km).


Serra Catarinense

Urubici


Caverna Rio dos Bugres
Antigo abrigo de índios, localizada a 11 km do centro de Urubici. Não se esqueça de levar lanterna. SC-439, Rio dos Bugres, a 11 km do Centro.