Festas de Outubro

Em outubro, Santa Catarina se transforma no melhor e mais animado destino turístico do Brasil. Em várias regiões do estado, 13 festas atraem mais de 2 milhões de visitantes. São turistas de todas as partes do país e do mundo, muitos retornando pela segunda ou terceira vez ao estado, difundindo assim a dança, a música, a comida típica e as tradições herdadas dos imigrantes alemães, italianos, portugueses, açorianos, austríacos e de outras etnias que formam a base do povo catarinense.

Encantos do Sul

Forquilhinha



Heimatfest




A Heimatfest – Festa das Origens, direciona as atenções no mês de outubro ao sul de Santa Catarina, para a cidade de Forquilhinha. O município mostra seu lado festivo, suas etnias, costumes, gastronomia e diversas outras atrações para os visitantes. As etnias colonizadoras do município alemã, italiana, polonesa, japonesa, portuguesa e negra são homenageadas durante a festa. A HeimatFest surgiu para motivar os moradores a resgatar e manter vivas as tradições culturais, a gastronomia e o acervo histórico dos colonizadores responsáveis pela formação do município de Forquilhinha.




E-mail: turismo@forquilhinha.sc.gov.br



São Martinho


Festa do Produto Colonial
Com muita música e gastronomia típicas alemãs, o evento celebra as tradições dos colonizadores.
Em novembro, no Parque da Festa do Produto Colonial, no Centro.


Vale Europeu

Brusque


Fenarreco
A principal atração é o “Ente mit Rotkohl" (marreco recheado com repolho roxo), além de outros pratos da culinária alemã, chope, música e danças típicas. O evento de Brusque faz parte do calendário das Festas de Outubro de Santa Catarina e é realizado no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof (Pavilhão da Fenarreco).
www.brusque.sc.gov.br


Timbó


Festa do Imigrante
Bailes, shows, desfiles, gastronomia e apresentações de danças folclóricas germânicas são a marca desta grande festa de Timbó, que faz parte do calendário das Festas de Outubro de Santa Catarina. Em outubro, no Pavilhão de Eventos Henry Paul.
www.festadoimigrante.com.br


Grande Oeste

Chapecó


Efapi
A Exposição-feira agropecuária, industrial e comercial de Chapecó recentemente passou a fazer parte das das Festas de Outubro de Santa Catarina. A Efapi é uma das maiores feiras multissetoriais do Brasil, reunindo indústria, comércio, agropecuária e serviços, além de shows e apresentações culturais. Paralelamente, ocorrem a Feira da Novilha, a Feira do Gado Geral e a Feira do Artesanato. Em anos ímpares, no Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves.
Fone: (49) 3321-8416
www.efapi.com.br


Grande Florianópolis

Florianópolis


Fenaostra - Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana
Mais de 100 pratos à base de frutos do mar, especialmente ostras e mexilhões. Há também concursos gastronômicos, cursos, workshops e seminários, comércio de artesanato e atrações artísticas e culturais. Em outubro.
www.pmf.sc.gov.br/sites/fenaostra


Caminhos da Fronteira

Itapiranga


Oktoberfest

A primeira Oktoberfest do Brasil, como gostam de mencionar os moradores de Itapiranga, celebra a dança, o folclore e a gastronomia típica alemã. A abertura e o encerramento da tradicional festa acontecem, desde 1978, em um dos principais núcleos germânicos da cidade, a Linha Becker. Nos outros dias, as comemorações são realizadas no Complexo da Oktoberfest.
Alto Jardim Bela Vista, Jardim Bela Vista.
Fone: (49) 3677-3040
www.oktoberfestitapiranga.com.br


Caminho dos Príncipes

Jaraguá do Sul


Schützenfest
A Festa dos Atiradores (em alemão) resgata as tradições germânicas dos clubes de caça e faz parte do Calendário das Festas de Outubro de Santa Catarina. Nos 10 dias de comemoração, há competições de tiro, bailes, desfiles, apresentações folclóricas e comidas típicas.
Rua Walter Marquardt, 910, Barra do Rio Molha.
Fone: (47) 3370-9795
www.schutzenfest.com.br


Rio Negrinho


Oberlandfest
Comemoração tipicamente germânica que integra o Calendário das Festas de Outubro de Santa Catarina, com desfiles de grupos folclóricos e do bierwagen, bailes animados por bandas típicas, concursos de tiro ao alvo e de tomadores de chope em metro, além de desafios entre os serradores de lenha. Tudo isso regado a chope e muita comida típica.
No Pavilhão dos Imigrantes de Rio Negrinho
www.oberlandfest.com.br


Costa Verde e Mar

Porto Belo


Festival do Camarão
Deliciosas receitas à base de camarão, ostras e mariscos. Ao contrário da maioria das Festas de Outubro, o Festival do Camarão de Porto Belo valoriza a colonização portuguesa, especialmente a cultura açoriana.

 


Itajaí



Marejada
A festa se modernizou ao longo dos anos, ganhou uma nova roupagem mas continua sendo o principal evento artístico-cultural da pesca catarinense. A gastronomia é o destaque da Marejada, com a oferta de diversos pratos à base de frutos do mar. O nome da festa é relacionado ao mar. Marejada significa uma leve agitação das águas, mas sem a rebentação de ondas. A organização é feita pela Secretaria Municipal de Turismo.



Caminhos do Alto Vale

Rio do Sul


Kegelfest - Festa Nacional do Bolão
Uma das festas mais tradicionais da região, reúne shows nacionais, música típica, apresentações folclóricas e gastronomia. Celebra o bolão, ou kegeln, esporte ancestral do boliche, herdado dos imigrantes alemães.
www.festadobolao.com.br


Vale do Contestado

Treze Tílias


Tirolerfest
Evento que celebra as tradições dos colonizadores austríacos, com apresentações de grupos folclóricos, música e gastronomia típica. Em outubro (mês de aniversário da cidade), na Praça Municipal Ministro Andreas Thaler.