Festas Nacionais

Natal, réveillon e Carnaval são festas populares tradicionais em todo o Brasil. Em Santa Catarina, estas datas também são comemoradas por milhares de turistas brasileiros e estrangeiros que estão de férias no estado durante o verão. Shows, apresentações artísticas, desfiles e outras atrações especiais integram a programação dos eventos que agitam a alta temporada catarinense.

Vale das Águas

Águas de Chapecó


Carnaval de Águas de Chapecó
Milhares de foliões fazem a festa nas ruas próximas à Hidroeste.


Caminho dos Cânyons

Balneário Arroio do Silva


REVEILLON
A Festa da Virada é tradicional em Balneário Arroio do Silva e reúne milhares de pessoas todos os anos. A comemoração de despedida do ano velho e boas vindas ao ano novo é um dos eventos que marca o início da temporada, o que reúne um público de milhares de pessoas.O evento conta com show pirotécnico e grandes shows.


Caminho dos Príncipes

Balneário Barra do Sul


Carnasurf
A programação inclui competições de remada com prancha, vôlei de praia, futebol e também um desfile de fantasias. Durante o Carnaval. Praia do Bispo.


Costa Verde e Mar

Balneário Camboriú


Réveillon
O show pirotécnico feito a partir de balsas espalhadas no mar emociona o público reunido na Praia Central.  

Carnamboriú
Carnaval de Balneário Camboriú Blocos de rua, carnaval infantil, escolas de samba e trio eletrico com músicas como marchinhas, axé, samba, e outros ritmos que remetem ao carnaval fazem parte da festa.

Brilhos de Natal
Decoração de Natal, aberta a visitação e interativa, distribuída por alguns pontos do município.

Coelhinho na Praia
Decoração de Páscoa, aberta a visitação e interativa, distribuída por alguns pontos do município.

Cãominhada
Evento realizado pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico com o objetivo de conscientizar para que sejam denunciados os maus tratos contra os animais.

Abertura de Temporada
Evento tradicional do município que marca a chegada da temporada em Balneário Camboriú. Apresentações artísticas e atrações culturais são as opções que fazem parte da agenda do evento.

BC Criança 2017
Em comemoração ao Dia da Criança, Balneário Camboriú oferece dia 12 de outubro o BC Criança. Trazendo muita diversão e brincadeira o evento possui diferentes atrações para a criançada, moradores e turistas.

Os Amigos se Encontram em Balneário Camboriú
Esta festa ao estilo “stammtisch” é realizada durante o mês de aniversário do município, onde grupos de amigos se reúnem na avenida a beira mar com tendas dispostas lado a lado, música, alimentos e bebidas para bem receber a todos que visitam o evento.

Aniversario da Cidade
Festa de aniversário do município onde um bolo – cuja metragem é igual aos anos de emancipação a serem comemorados – é servido a comunidade após solenidades e o tradicional “Parabéns a você”.


Balneário Piçarras


Réveillon
Festa à beira-mar, com shows, dj's e tradicional queima de fogos.

Carnaval
Durante as quatro noites de folia há shows gratuitos no palco montado na areia da praia, além de apresentações culturais, carnaval infantil, e os tradicionais blocos da cidade.

Piçarraiá
O Arraial de Piçarras, tradicional festa da comunidade é realizada em julho junto com as tradições juninas, com tematização voltada para o clima caipira, atrações culturais, apresentações de escolas municipais e gastronomia típica da estação do ano, além de show nacional.

Festa Nacional do Mar
Você encontra muita animação durante os 04 dias de festa, gastronomia com base em frutos do mar, atrações culturais e shows nacionais.


Navegantes


Navegafolia/Carnaval
Musicais, bailes públicos, desfiles de escolas de samba e blocos carnavalescos animam os cinco dias de festa, com destaque para o Navegay, que sai na segunda-feira de carnaval. Os blocos saem na Avenida João Sacavém, no Centro, e seguem pelas praias.
www.navegay.com.br


Vale Europeu

Blumenau



Magia de Natal

Dias mais longos, horário de verão, as cigarras cantando ao entardecer. No Brasil, esses são indícios do fim do ano se aproximando, do natal chegando. Em Blumenau, juntamente com sinais tão tropicais, chegam outros tantos muito europeus. A  Magia de Natal se instala no município, resgatando as tradições natalinas trazidas pelos colonizadores e despertando sentimentos de força e união, tão inerentes ao povo blumenauense.

www.magiadenatal.com.br




Réveillon

O Réveillon oferece um dos momentos mais sublimes de todo o ano. A beleza dos fogos de artifício iluminando as margens do rio Itajaí Açú é um espetáculo a parte. A festa de boas vidas ao ano novo também reúne muita música, gente bonita e a animação típica da população da cidade.




Osterdorf

A Vila de páscoa de Blumenau, que acontecerá de 06 à 27 de março de 2016, reúne diferentes costumes pascais da cidade. O evento faz do Parque Vila Germânica um palco para a cultura, tradição, integração e interação, especialmente dedicado às famílias, crianças e escolas do município.



Nova Trento


Páscoa
Na véspera da Sexta-Feira da Paixão, os fiéis sobem o Morro da Cruz, passando pelas 14 estações que representam a Via-Sacra. No Sábado de Aleluia e no Domingo de Páscoa são realizadas procissões no Centro e no Santuário Santa Paulina.


Pomerode


Osterfest
Celebração da Páscoa segundo as tradições germânicas. Apresentações folclóricas, gastronomia típica e a Ostermarkt (Feira de Páscoa). Acontece nos fins de semana que antecedem a comemoração cristã.


Grande Florianópolis

Florianópolis


Carnaval
Além dos desfiles das escolas de samba, há blocos de rua em vários bairros e também no Centro, com destaque para o Enterro da Tristeza, o Bloco dos Sujos e o concurso Pop Gay.


Caminhos do Alto Vale

Ibirama


Weihnachtsmarkt/Mercado de Natal
Celebração do nascimento de Cristo segundo a tradição germânica da cidade de Furstenfeldbruck. A partir do primeiro domingo de dezembro, o Mercado de Natal vende artesanato e recebe atrações artísticas, com destaque para o desfile de lanternas.


Encantos do Sul

Imbituba


Réveillon
O Show da Virada, na Praia da Vila, é promovido pela Prefeitura de Imbituba. Outra praia que se destaca é a do Rosa. As areias ficam lotadas de visitantes que querem aproveitar as festas e assistir o show de fogos promovido pelas pousadas locais. Na tarde de 31 de dezembro, o tráfego de automóveis até o Sul do Rosa é proibido.


Laguna


Carnaval
A festa popular tem quase um século de tradição na cidade. A programação inclui desfiles de escolas de samba, blocos de rua, bloco de sujos e bailes nos clubes da cidade. Destaque para o Bloco da Pracinha, que reúne mais de 100 mil foliões e para o Carnaval da Praia do Mar Grosso.


Vale do Contestado

Itá


Carnaval Náutico
Em fevereiro, na praça central.


Joaçaba




Desfile das Escolas de Samba
É considerado pela Riotur - Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro e pela Associação das Cidades Carnavalescas da América o 3º Melhor Desfile de Escolas de Samba do Brasil. No desfile, apresentam-se quatro grandes Escolas de Samba, que com muito luxo e organização transformam a Avenida XV de novembro em um verdadeiro espetáculo.  Para acolher os apreciadores desta festa cultural, são montados camarotes e arquibancadas.
Informações:  (49)3527-8800



Carnaval de Blocos - Carnafolia
O Carnaval de Blocos é uma festa que ocorre paralelamente aos Desfile das Escolas de Samba, sem um espetáculo interferir no outro. Chega a receber 8 mil foliões por noite, em dezenas de blocos. Cada bloco possui seu abadá colorido. Os blocos de Joaçaba recebem jovens de várias regiões do Brasil. Trata-se de um evento com grande segurança, praça de alimentação, estrutura individual para cada bloco, camarotes, sanitários e posto de saúde. A empolgação toma conta dos foliões que participam do evento. Eles cantam e dançam até o amanhecer durante as cinco noites de folia com diversas atrações no palco principal.
Informações: (49) 3522-5035 ou (49)3527-8800.



Festa do Colono
O evento, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município, conta com apresentações musicais, sorteio de brindes e uma seleção de deliciosas comidas caseiras, feitas com produtos fresquinhos das plantações da cidade. A Festa acontece no mês de Julho, em homenagem ao Dia do Colono, comemorado em 25 de julho.
Informações: (49) 3522-0196 ou (49)3527-8800



Treze Tílias


Auto de Natal
Encenação musical (em alemão) da trajetória de José e Maria. Praça Municipal Ministro Andreas Thaler.

Réveillon
Grande festa animada por apresentação de bandas e show pirotécnico. Praça Municipal Ministro Andreas Thaler.

 


Vargeão


Natal da Gente
Comemoração que integra as comunidades do município. Em dezembro.


Grande Oeste

São Lourenço do Oeste



Natal Iluminado

programação coordenada pelo Instituto Cultural, com cerca de 1 mês de duração, desenvolve atividades espirituais como cantatas natalinas, shows líricos e gospel, shows e apresentações diversas relacionadas ao natal. Participação de corais e bandas das igrejas e concursos de decoração de vitrines e residências, desenvolvido em parceria com associações de classe da cidade. São Lourenço é a terra do Papai Noel do Brasil, onde o mesmo encanta as crianças na programação natalina, distribuindo doces, brinquedos e deixando sua mensagem às crianças que visitam a casinha do Papai Noel. A programação tem ainda o Desfile de Lanternas, envolvendo a comunidade lourenciana em um grande ato de espiritualidade. O Instituto Cultural também promove a decoração da Praça da Bandeira, da Praça da Liberdade e das ruas da cidade, criando o clima natalino.



Caminhos da Fronteira

São Miguel do Oeste


Carnaval de Rua
Há concursos de blocos e desfiles na Rua Duque de Caxias, no Centro.