Gastronomia Açoriana

Os portugueses que se fixaram em Santa Catarina aproveitaram bem os temperos indígenas e a ampla experiência com o mar para criar uma culinária simples, mas muito saborosa, à base de peixe, camarão, marisco, berbigão, carne de siri, polvo e lula. Recentemente, esse time de respeito ganhou o reforço das ostras produzidas nas fazendas marinhas da Grande Florianópolis (a capital catarinense é a maior produtora nacional) e do camarão “Laguna”, a mais saborosa das espécies capturadas na costa catarinense. Nos restaurantes de chão batido de todo o litoral, estes são os ingredientes da maioria dos pratos, incluindo o clássico “posta de peixe frito com pirão de farinha de mandioca”. Já em Itajaí e São Francisco do Sul, cidades pesqueiras e portuárias, as receitas são mais fiéis à gastronomia portuguesa tradicional.

Costa Verde e Mar

Balneário Camboriú



Saboreie especialidades da culinária local, como peixes, camarões, ostras e mariscos. Balneário Camboriú oferece também restaurantes dos mais variados tipos, da cozinha internacional à culinária caseira, além de lanchonetes, confeitarias e cafés coloniais.
Ver bares e restaurantes no site: www.secturbc.com.br


Balneário Piçarras


Prove a tainha na brasa, a caldeirada e o peixe com pirão, receitas características da culinária local.
Ver restaurantes no site: www.picarras.sc.gov.br/turismo


Bombinhas


Delicie-se com os pratos típicos da culinária local, como a caldeirada e a moqueca de peixe. Prove também as ostras e mariscos cultivados no município. Há diversos restaurantes à beira-mar e nas principais avenidas da Bombinhas.
Ver restaurantes no site: http://guiacidades.viageiro.com/bombinhas/gastronomia


Itapema


Conheça os restaurantes especializados em frutos do mar da Praia de Ilhota, no extremo norte da cidade. A culinária açoriana destaca-se por todo o município.
Ver restaurantes no site: www.litoraldesantacatarina.com/itapema

 


Navegantes


Não deixe de saborear os frutos do mar, especialidade da culinária açoriana local.
Ver restaurantes em: www.costaverdemar.com.br


Penha


Saboreie pratos típicos da cozinha açoriana, como os mariscos ao bafo e as porções de peixe frito, nos restaurantes e quiosques à beira-mar.
Veja restaurantes no site: www.turismopenha.com.br


Porto Belo


Prove a sopa de siri, o marisco cozido e o camarão ao bafo, todos bons representantes da culinária local. Não deixe de experimentar também o pirão de farinha de mandioca, um acompanhamento tradicional dos pratos à base de frutos do mar.
Ver restaurantes no site: www.hagah.com.br


Caminho dos Príncipes

Barra Velha


barravelha_comida

Barra Velha possui diversos segmentos gastronômicos, a beira mar ou beira lagoa em cenários deslumbrantes para bem receber os turistas.
Por mais que ela esteja localizada no litoral, voltada a gastronomia de frutos do mar, não deixa de oferecer outras diferentes culinárias, como a alemã, a gaúcha, a japonesa e a italiana.
Do buffet ao a la carte, são variadas opções aos que gostam de apreciar uma deliciosa refeição.


São Francisco do Sul


Paella de frutos do mar

Paella de frutos do mar



Prove os saborosos pratos à base de frutos do mar. No Centro Histórico, nas praias e na Vila da Glória há diversos restaurantes especializados na culinária local.


Grande Florianópolis

Biguaçu


Passeie pelo Balneário de São Miguel e aproveite a grande oferta de restaurantes para saborear pratos à base de frutos do mar, especialmente o camarão. No interior do município, não deixe de comprar produtos coloniais, como embutidos, geleias, pães caseiros, queijos, licores e compotas.


Florianópolis


Delicie-se com os frutos do mar servidos nos restaurantes típicos de Florianópolis. O município é o maior produtor de ostras em cativeiro do país, mas os pratos servidos pelos restaurantes típicos também incluem peixes, camarões, carne de siri, lulas e mariscos. Há ainda uma grande variedade de restaurantes e bistrôs especializados na culinária de outras regiões do Brasil e do mundo (ver lista de bares e restaurantes no site: www.abrasel.com.br).

Ribeirão da Ilha
Neste bairro localizado no Sul da Ilha existem inúmeras fazendas marinhas de cultivo de ostras e mariscos. A maioria dos restaurantes que servem estas iguarias está localizada à beira-mar, com uma linda vista da Baía Sul e do Morro do Cambirela.

Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui
Roteiro gastronômico famoso no Norte da Ilha, estas duas localidades estão situadas à beira-mar e possuem restaurantes típicos que servem frutos do mar. Há também estabelecimentos especializados em gastronomia portuguesa e italiana, entre outros.

Avenida das Rendeiras
Nesta avenida localizada na Lagoa da Conceição há muitos restaurantes típicos que servem a famosa Sequência de Camarão (ao bafo, à milanesa, ao alho e óleo), além de outros pratos à base de frutos do mar.

Canal da Barra da Lagoa
Liga a Lagoa da Conceição ao mar, com alguns restaurantes típicos ao longo do canal.

Costa da Lagoa
Nesta pequena comunidade de pescadores, localizada às margens da Lagoa da Conceição, há inúmeros restaurantes típicos que servem pratos à base de frutos do mar. O local só acessível por barco ou por trilhas a pé. Embarcações com linhas regulares saem do terminal de transporte marítimo, na ponte da Lagoa da Conceição (40 min) ou de uma estrada de terra transversal à Rodovia João Gualberto Soares - SC-406 (10 min).
www.lagoavirtual.com

 


Governador Celso Ramos


Conheça a rota gastronômica de Governador Celso Ramos e saboreie a deliciosa tainha assada na folha de bananeira, a anchova escalada e outros pratos à base de frutos do mar.
Consulte restaurantes em: www.abrasel.com.br

 


Encantos do Sul

Garopaba


Saboreie o peixe com pirão, a sequência de camarão e outros pratos típicos nos restaurantes à beira mar ou no centro da cidade. Há também opções que vão do buffet à culinária internacional na estrada de acesso à sede do município.


Imbituba


Conheça charmosos restaurantes nas praias do Rosa e de Ibiraquera, onde os pratos típicos açorianos, à base de frutos do mar, recebem releituras contemporâneas. A cidade oferece também boas opções de pizzarias e restaurantes de comida oriental.
Veja mais em: www.hagah.com.br


Laguna


Prove pratos à base do típico camarão-laguna nos restaurantes do Centro, da Praia do Mar Grosso e do Farol de Santa Marta. Tainha, anchova, siri e marisco também são boas opções.
Saiba mais em: www.lagunainfoco.com.br e www.litoraldesantacatarina.com