Gastronomia Alemã

Há diversos municípios, comunidades, colônias e distritos tipicamente germânicos em Santa Catarina. Os principais ficam no Vale Europeu, Caminho dos Príncipes e Grande Florianópolis. Em visita a qualquer uma dessas regiões, não deixe de provar as salsichas (wurst) de variados tipos, o kassler (chuleta de porco), o eisbein (joelho de porco), o chucrute com vina e também pratos típicos com adaptações locais, como o marreco com repolho-roxo (mit rotkohl) e a cuca com farofa de banana. Doces como o apfelstrudel (folhado de maçã) também podem ser saboreados nas deliciosas confeitarias alemãs.

Grande Florianópolis

Águas Mornas


Prove as deliciosas cucas, geléias, bolachas, embutidos, pães caseiros e mel puro colhido na região. Não deixe de levar com você estes e outros produtos coloniais de Águas Mornas.

Mais Informações



Produtos Caseiros da Sônia
Diariamente, 7h30 às 19h.
SC-431, Km 9.
Tel.: (48) 9149-7379.


São Bonifácio


Experimente pratos tradicionais germânicos com o toque especial dado pelos ingredientes locais, como gemüse à base de couve, batata e porco defumado. Não deixe de levar também produtos coloniais e caseiros.

Mais Informações



Casa do Produto Colonial e Artesanal
Av. 29 de Dezembro, s/n, Centro.
Fone: (48) 3252-0813.

Frigosserra
Estrada Geral, 271, Rio Atafona I.
Fone: (48) 3252-0117.

Produtos Coloniais Paraíso
Rua Canto do Sell, 1.156, Alto Capivari.
Fone: (48) 3252-0816.

Caninha do Vovô
Estrada Geral de São Bonifácio, s/n, Santo Antônio.
Fone: (48) 3252-0503.


São Pedro de Alcântara


Saboreie um típico café colonial e adquira deliciosos produtos coloniais. Não deixe também de fazer a Rota da Cachaça, organizado pela Casa de Cultura (ver em Passeios).

Mais Informações



Café Colonial Girassol
Sábado, domingo e feriados, 16h às 21h.
Bairro Santa Tereza.
Fone: (48) 3378-0064.

Empório Rural San't Geordes
Boa variedade de produtos coloniais. Quinta a domingo, 9h às 16h.
SC-407, Santa Filomena.
Fone: (48) 8449-5890 / 8455-5515

Casa do Agricultor e Artesanato
Produtos coloniais e artesanato. Terça a sexta, 13h às 17h.
Rua João Pering, s/n Centro.
Fone: (48) 8436-6639 / 8440-5836.

Feira Arte e Sabor
Produtos coloniais e artesanato. Segundo sábado de cada mês, das 9h às 17h.
Praça João Adalgísio Philippi, Centro.
Fone: (48) 8436-6639 / 8440-5836.

Vila Hoffmann
Condomínio de propriedades rurais, produtores de cachaça, farinha de mandioca, entre outros, que vendem seus produtos diretamente ao consumidor.


Vale Europeu

Blumenau


Prove os pratos típicos da culinária alemã em receitas que receberam influências regionais. Saboreie queijos, embutidos e os vinhos artesanais, legados da colonização italiana no município. E não deixe de apreciar a cerveja produzida em Blumenau nas cervejarias artesanais da cidade.
Ver mais em: www.hagah.com.br ou www.sihorbs.com.br

 


Brusque


Descubra as panificadoras e confeitarias de Brusque, que servem os deliciosos doces alemães apfelstrudel, as tortas floresta negra e de limão e outras receitas com influência regional, como a cuca com cobertura de farofa e banana. Destaque também para o tradicional marreco com repolho-roxo e para uma fábrica de cerveja artesanal.
Ver mais em: www.hagah.com.br


Gaspar


As opções gastronômicas são variadas em Gaspar. Graças à contribuição dos descendentes dos imigrantes de origem germânica, italiana e açoriana. A cidade destaca-se pelas confeitarias, cervejaria artesanal, produtos coloniais e os diversos pesque e pagues, com destaque para os pratos feitos à base de peixe de água doce, em especial, a truta.


Guabiruba



Descubra as panificadoras e confeitarias de Guabiruba, que servem os deliciosos doces alemães, tortas e outras receitas com influência regional, como a cuca com cobertura de farofa e banana. Destaque também para o tradicional marreco com repolho-roxo e para uma fábrica de cerveja artesanal.

Churrascaria Schumacher

Traz o melhor da culinária alemã, com o tradicional marreco recheado com repolho roxo acompanhado de saladas, carnes e vasta carta de bebidas. Restaurante familiar e muito visitado por todas as celebridades do Brasil. Rua Brusque, 507, Centro. Tel.: (47) 3354-0182



Pomerode


Experimente as deliciosas receitas alemãs servidas nas festas tradicionais do município e em restaurantes típicos. Destaque para o eisbein (joelho de porco), o kassler (bisteca de porco), o marreco recheado e também para os doces, pães, cucas, bolachas e tortas. A cervejaria artesanal da cidade é outra atração imperdível.
Ver lista de restaurantes e casas de café colonial no site da prefeitura: www.vemprapomerode.com.br


Timbó


Aprecie a culinária típica em restaurantes alemães e italianos. Não deixe de degustar os vinhos e cervejas artesanais produzidos na cidade.

 


Caminho dos Príncipes

Corupá


Saboreie receitas que tem a banana como ingrediente principal. Experimente também o marreco recheado, o strudel e a cachaça artesanal da região.

[servico]

Indústria Langer
Rua Roberto Seidel, 167, Centro.
Fone: (47) 3375-1154.
www.bananasgostosas.com

Hary Borchardt
Rua Ano Bom, 950, Ano Bom.
Fone: (47) 3375-1041.

Prainha da Oma
Culinária alemã. Dezembro a janeiro, diariamente, a partir das 13h; demais meses, sábado a partir das 13h, domingos a partir das 8h.
Pedra de Amolar, 4.200.
Fone: (47) 3375-2171.


Jaraguá do Sul


Delicie-se com a culinária típica alemã de Jaraguá do Sul. Não deixe de visitar também uma fábrica de cerveja artesanal.


Joinville



Prove o saboroso apfelstrudel (folhado de maçã) e também as tortas e cucas servidas nas confeitarias da cidade. Joinville conta ainda com uma grande variedade de restaurantes, oferecendo desde a culinária típica alemã até especialidades internacionais. Produtos coloniais também podem ser encontrados em pequenos núcleos rurais. Destaque também para as cervejarias artesanais.


Caminhos do Alto Vale

Rio do Sul


Experimente pratos com influência dos colonizadores germânicos e italianos, como marreco, massas, polenta e vinho. Não deixe também de apreciar o delicioso café colonial e os vinhos produzidos na cidade.
Ver mais em: www.hagah.com.br