Gastronomia Italiana

Os italianos foram a maior leva de imigrantes que desembarcaram em solo catarinense. Com eles, vieram as receitas clássicas de espaguete, sopa de agnolini, lasanha, tortéi, polenta, radicci, pão caseiro, salame, queijo colonial, frango a passarinho, galinha caipira ao molho, codornas, entre outras. Nos municípios de colonização italiana espalhados por todo o estado, você pode experimentar essas delícias em cantinas, adegas e restaurantes típicos. No entanto, essa experiência pode ser ainda mais rica nas comunidades do interior rural, especialmente na região de Nova Trento, Nova Veneza e Urussanga, onde os costumes dos pioneiros ainda fazem parte do cotidiano e os sabores são mais autênticos.

Encantos do Sul

Gravatal


Saboreie as massas, a polenta e os suculentos frangos típicos da culinária italiana nos restaurantes da cidade. As refeições coloniais servidas nas propriedades rurais vinculadas ao projeto Acolhida na Colônia também são de dar água na boca.


Nova Veneza


Prove a galinha caipira ensopada, especialidade culinária de Nova Veneza. Outras receitas de influência italiana, como a polenta, a fortaia (prato à base de ovos e queijo) e as massas caseiras também podem ser encontradas nos diversos restaurantes da cidade. Não de visitar também a vinícola da cidade.
Consulte estabelecimentos em: www.portalveneza.com.br


Tubarão


Prove receitas italianas coloniais e contemporâneas nos restaurantes do centro da cidade. Em Sertão dos Corrêa, São Martinho e Guarda existem casas de café colonial e restaurantes de comida caseira que também merecem uma visita.
Veja mais em: www.sctur.com.br


Urussanga


Deguste bons vinhos em passeios pelas vinícolas da região. Não deixe também de conhecer as cantinas da cidade, que servem deliciosos pratos da culinária italiana, e de experimentar os sucos de uva, queijos, embutidos e o café colonial.
Veja mais em: www.urussanga.sc.gov.br/turismo/guia

[servico]

Pousada Vale dos Figos
Tem restaurante com cardápio sofisticado. Destacam-se os doces à base de figo.

 


Vale Europeu

Nova Trento


Aprecie a culinária italiana de Nova Trento, saboreando massas, queijos e vinhos. No bairro de Vígolo, próximo ao Santuário de Santa Paulina, há boas opções de restaurantes e vinícolas artesanais.
Ver mais em: www.rotavalemais.com.br


Rodeio


Deguste os vinhos locais, os queijos produzidos com técnicas e equipamentos italianos e aproveite para levar outros produtos coloniais.

Mais Informações



La Bottega dei Formai
Segunda a sábado (exceto terça – fechado), 8h às 12h e 13h30 às 18h30; domingo, 14h às 16h.
BR-470, Km 87, Diamante.
Fone: (47) 3384-0692.


Timbó


Aprecie a culinária típica em restaurantes alemães e italianos. Não deixe de degustar os vinhos e cervejas artesanais produzidos na cidade.


Caminhos do Alto Vale

Rio do Sul


Experimente pratos com influência dos colonizadores germânicos e italianos, como marreco, massas, polenta e vinho. Não deixe também de apreciar o delicioso café colonial e os vinhos produzidos na cidade.
Ver mais em: www.hagah.com.br


Vale do Contestado

Tangará


Saboreie pratos típicos das cozinhas italiana e campeira nas propriedades rurais da região. E não deixe de visitar as vinícolas que produzem vinhos artesanais. Grupos agendados podem ser recebidos com apresentações de música folclórica italiana.

Mais Informações



Sítio São Pedro
Linha Bracatinga, s/n, a 9 km do Centro.
Fone: (49) 9129-8335 / (49) 8415-8853.

Rancho Moinho Velho
Linha Duas Pontes, s/n, Interior.
Fone: (49) 3532-1545.


Videira


Saboreie nos restaurantes da cidade os pratos da autêntica cozinha italiana, como a galinha caipira com polenta, a salada de radicci, o galeto, a macarronada, o tortei, a fortaia, as cucas e geleias. Visite também as vinícolas da cidade.