Outros Patrimônios Históricos Europeus

A arquitetura tipicamente tirolesa da encantadora cidade de Treze Tílias, fundada por imigrantes austríacos em 1933, destaca-se no interior do estado com os sinos na entrada das casas e as portas e janelas em madeira trabalhada. Edificações em estilo polonês e ucraniano também podem ser encontradas, principalmente no município de Itaiópolis. Suas casas de madeira são sempre coloridas, enfeitadas por desenhos e lambrequins (rendilhados de madeira, com pontas em gota vertendo na direção do solo, fixos nas beiradas dos telhados). Outra atração é o conjunto art nouveau da cidade de Lages.

Vale Europeu

Blumenau


Casa Husadel
Foi construída no começo do século XX, em estilo suíço. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Rua XV de Novembro, 801, Centro.

Locomotiva Macuca
Primeira locomotiva de Blumenau. Importada da Alemanha em 1.908, recebeu da comunidade o apelido “Macuca” devido à semelhança com o pássaro. Além da anatomia, o seu apito lembrava o canto do macuco e o ruído da descarga de sua caldeira recordava o som produzido pelas asas da ave.

Hospital Misericórdia
A história do atendimento médico na Vila Itoupava começou em 1921, com a chegada do médico alemão Dr. Alfredo Hoess. Dr. Hoess instalou seu consultório num estábulo reformado. Com o crescimento rápido do número de pacientes, que vinham de todo o distrito e de cidades vizinhas, em 1923 foi construído o prédio que abriga o Hospital Misericórdia.

Antiga Casa da Família Hinsching
Localizada no bairro Vila Itoupava , a residência foi construída em 1916 e utilizada usada nos primeiros anos como hotel e restaurante, pelo então proprietário, Theodoro Hisching. Atualmente o imóvel pertence à Haco Etiquetas.


Vale do Contestado

Fraiburgo


Castelinho
Construção inspirada na arquitetura da região da Normandia (Noroeste da França), foi erguida no início da década de 1960 para atender um capricho da esposa do agrônomo francês Roger Biau (responsável por desenvolver a cultura da maçã na região). O local não é aberto à visitação, pois continua sendo uma residência.
Av. Paraná, s/n, Jardim das Hortênsias.

Hotel Renar
Construído em estilo alpino no alto de uma pequena montanha, tem piscina, sauna, sala de jogos, quadras esportivas, além de heliponto. Possui bela vista de toda a cidade.
Av. Beira-Lago, 150, Jardim das Hortênsias. Fone: (49) 3246-9000.
www.hotelrenar.com.br


Itaiópolis


Arquitetura típica
As influências dos imigrantes europeus são visíveis no patrimônio arquitetônico da cidade. Destacam-se as construções tipicamente ucranianas da comunidade de Iracema, as edificações alemãs de Moema, as casas com rodas d’água e marcenarias típicas de Serzedelo e o conjunto de arquitetura polonesa do Núcleo Histórico de Alto Paraguaçu, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Igreja Santo Estanislau e Capelinhas do Rosário
A igreja, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), é a maior da América Latina construída por poloneses. Ainda são celebradas missas em polonês no local. Segunda a quinta, 8h às 12h e 13h às 17h; sexta e sábado, 8h às 12h.
Praça da Matriz, s/n, Alto Paraguaçu. Fone: (47) 3652-2056.

Prefeitura
Edificação de 1980, em estilo polonês.


Papanduva


Cemitério ucraniano
Ttem cruzes ortodoxas. Em Rodeiozinho, a 12 km do Centro.

Moinhos
Localizados nas propriedades das famílias Schadeck (Centro), Oracz (Salto Coqueiros, a 35 km) e Werka (Nova Cultura, a 52 km), estão abertos à visitação.

Igreja Ucraniana Santo Antônio de Pádua
Construída em estilo bizantino, a edificação tem cúpulas metálicas. Centro.

Igreja de Rio Pratinha
Em estilo bizantino.


Treze Tílias


Praça Municipal Ministro Andreas Thaler
Praça central da cidade, bem arborizada e ornada por uma bela cascata. No local está situado o prédio da prefeitura, de arquitetura tirolesa, e o monumento em homenagem a Andreas Thaler.

Portal
A construção em estilo alpino, situada na entrada da cidade, tem beiral largo e varandas com floreios típicos da arquitetura tirolesa.

Linha Babenberg
Esta colônia austríaca abriga a primeira igreja construída no município, situada no local onde os primeiros imigrantes se instalaram. No Dia das Mães e no dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) a gruta próxima à igreja é destino de muitas romarias. A 7 km do Centro.


Caminho dos Príncipes

Jaraguá do Sul


Igreja Santo Estêvão
Construída em 1922 em homenagem ao Rei Estêvão, que converteu a Hungria ao cristianismo. Organiza uma grande festa típica no primeiro final de semana de setembro.
Rodovia municipal JGS-466, s/n, Garibaldi.

Igrejas Santa Cruz (1952), Santíssima Trindade (1926) e Luterana
Integram a Rota de Colonização Húngara de Jaraguá do Sul.

Casa Família Mayer
Construída na década de 1940 em estilo enxaimel, apresenta mosaicos com tijolos.

 


Serra Catarinense

Lages


Teatro Municipal Marajoara
Prédio estilo art déco com detalhes inspirados na arte indígena, palco de diversas apresentações artísticas. Segunda a sexta, 8h às 12h e 13h às 18h.
Rua Presidente Nereu Ramos, 74, Centro. Fone: (49) 3224-8325.