Outro Sabores Tipicamente Europeus

Os imigrantes poloneses, ucranianos, austríacos, húngaros e holandeses também influenciaram a culinária catarinense. Nas comunidades onde esses colonizadores se fixaram, você pode experimentar pratos típicos, como sopa de batatas com leite, pastéis de batata e requeijão (pierogi), torta salgada de requeijão, gulache (cozido de carne bastante condimentado), salada de repolho-roxo e maçãs recheadas. Alguns dos ingredientes dessas receitas são produzidos pelas próprias indústrias catarinenses de processamento de laticínios (outra herança dos imigrantes holandeses). A comunidade tirolesa de Treze Tílias também é famosa por seus chocolates caseiros.

Grande Florianópolis

Rancho Queimado



COSTA DA SERRA 



Experimente almoçar cercado por belezas naturais, apreciando boa gastronomia em um ambiente cheio de charme! Menu assinado pelo Chef Felipe Lummertz, formado pela renomada instituição Le Cordon Bleu de Paris, que combina cozinha internacional e típica da serra catarinense. Atendimento através de reservas: 48 9992-6534 / 48 9944-5544. Estrada Geral de Invernadinha, KM 71 da BR 282, Rancho Queimado/SC.  Site: www.costadaserra.com.br  E-mail: vendas@costadaserra.com.br




 



Caminho dos Príncipes

Campo Alegre


Prove os pratos típicos da culinária local, como o pierogi (pastel cozido com recheio de requeijão) e outros à base de carne de ovelha e de pinhão, queijos de cabra e produtos coloniais e orgânicos.


Jaraguá do Sul


Centro de Processamento de Alimentos Jaraguazinho
Serve almoço típico húngaro e café colonial, com destaque para o tradicional strudel. Vende geleias, bolachas, defumados e outros produtos coloniais. É necessário reserva antecipada.
Estrada Garibaldi, s/n, Garibaldi.
Fone: (47) 3055-8368.


Vale do Contestado

Itaiópolis


Prove o típico “boi ralado no espeto”, carne moída temperada moldada em espeto de madeira e assada na churrasqueira. Não deixe de experimentar também as delícias das culinárias polonesa, ucraniana e alemã.

Mais Informações



Restaurante Zenita Westphalen
Cozinha polonesa e alemã. Agendar atendimento.
Rua Alfredo Schneider, 1.339, Alto Paraguaçu.
Fone: (47) 3652-2352.


Papanduva


Saboreie nos restaurantes típicos da região o lambari torrado (de origem indígena), a farofa de charque (herança dos tropeiros) e as receitas polonesas típicas, como a sopa juliana (à base de verduras cozidas, temperadas e servida com nata) e o pierogi (similar a um pastel cozido recheado com ricota).


Treze Tílias


Prove os deliciosos pratos típicos da culinária austríaca, como o knödel (bolinho à base de pão e ovos), o spaetzle (massa similar ao nhoque, servido na sopa ou acompanhando carnes e outros pratos mais pesados) e também a linzertorte (torta de nozes com canela).

Imperdíveis também são as visitas à principal vinícola e cervejaria de Treze Tílias.