Parques e Praças

O Beto Carrero World (Penha) e o Unipraias (Balneário Camboriú) não podem passar em branco em sua visita a Santa Catarina. Existem ainda inúmeros parques ecológicos, zoológicos e complexos de lazer espalhados por todo o estado, que conta também com atrações como o Parque Sakura Matsuri, localizado na comunidade japonesa de Frei Rogério, que possui lindas castanheiras e cerejeiras trazidas do Japão.

Vale das Águas

Formosa do Sul



Parque CTG Trançado de Guapo  




CTG Trançado de Guapo, localizado no interior do município na comunidade de Lª Canela. Parque amplo com arena para provas campeiras, galpão para bailes, churrasqueira e área de camping.



Grande Oeste

Abelardo Luz


Parque das Quedas
10 quedas d’água, 3 ilhas e um bosque compõem a bela paisagem do local. Há também trilhas ecológicas, pista de motocross, pesque-pague, observatório de aves, piscina com tobogã, churrasqueiras e cabanas para hospedagem. O parque abriga ainda o Santuário Nossa Senhora Aparecida e a Gruta Caracol, que serviu de refúgio para participantes da Revolução Federalista (1893-1895). Diariamente, 8h30 às 20h30.
Vila Quedas, s/n, Vila Ceres, a 500 m do Centro.
Fone: (49) 3445-4811.


Chapecó


Parque da Palmeira
Pista para caminhadas, quiosques, churrasqueiras e playground são algumas das atrações dessa área repleta de palmeiras nativas. Segunda a sexta, 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30. Rua João Araldi, 20 D, Parque das Palmeiras. Fone: (49) 3329-8863.

Parque Angelo Sartori (Parque Palmital)
Dispõe de quadra de esportes, churrasqueiras e mesas, playground e área verde. Diariamente, 7h às 20h.
Rua Olinda, s/n, Palmital. A 4 km do Centro.
Fone: (49) 3328-4669.

Ecoparque
Em meio à área verde com árvores nativas, tem lago, pista para caminhadas, praças, playground e aparelhos para exercícios físicos. Diariamente, 6h às 21h.
Av. Getúlio Vargas, s/n, Centro.


Costa Verde e Mar

Balneário Camboriú


Parque Unipraias
Complexo turístico com bondinhos aéreos que interligam as praias Central e de Laranjeiras. Há três estações: a estação inicial de Barra Sul, com centro de compras e lazer; a estação final de Laranjeiras, com trapiche para embarcações e condições ideais para banho de mar e esportes náuticos; e a intermediária estação Mata Atlântica, no topo do Morro da Aguada (240 m de altura), com vista espetacular a partir de três mirantes, além de passarelas para caminhada, atrações infantis, quiosques, bares, restaurantes, auditório panorâmico e anfiteatro. É dessa estação que parte um trenó de montanha que desliza por uma descida íngreme e sinuosa de 710 m de trilho, atingindo uma velocidade de até 60 km/h em meio à mata, além de uma tirolesa que liga as estações Mata Atlântica e Laranjeiras. Dezembro a fevereiro, diariamente, 9h30 às 19h; demais meses, diariamente, 9h30 às 18h.
Av. Atlântica, 6.006, Barra Sul.
Fone: (47) 3404-7600.
www.unipraias.com.br

Zoológico do Parque Cyro Gevaerd
Mais de 1.200 animais, mini cidade habitada por coelhos e cinco museus: o Arqueológico (com ossadas e utensílios com até 3 mil anos), o do Artesanato (com mais de 700 peças de cerâmica, vime, madeira e palha), o Oceanográfico (com exposição permanente de espécies marinhas), o de Taxidermia e Esqueletos (com animais empalhados) e o do Pescador (com equipamentos e embarcações usadas pelos locais). Dezembro a fevereiro, diariamente, 9h às 19h30; março a novembro, diariamente, 9h às 17h30.
BR-101, Km 137.
Fone: (47) 3367-0033.
www.zoobalneariocamboriu.com.br/


Bombinhas


Instituto Kat Schürmann – Parque Ambiental
Tem trilha ecológica em meio à Mata Atlântica, centro de exposições, auditório, laboratório ambiental e loja para a venda de livros e DVDs que registram as viagens da família de navegadores Schürmann por mais de 54 países. Na Praia do Ribeiro.
Av. Vereador Manoel José dos Santos, 220, Praia do Ribeiro. Agendar visita.
Fone: (47) 3393-7112.
www.schurmann.com.br


Penha


Beto Carrero World
Situado numa área de 14 milhões de m², o complexo é dividido por áreas temáticas: Avenida das Nações, Mundo Animal, Vila Germânica, Velho Oeste, Ilha dos Piratas, Aventura Radical, Triplikland, DinoMagic e Madagascar, cheio de brinquedos para crianças e adultos. Destaque para a Big Tower (uma das maiores torres de queda livre do planeta), o elevador da Free Fall e a FireWhip (primeira montanha-russa invertida do Brasil e a maior da América Latina). O Beto Carrero World abriga também um zoológico com mais de mil animais e um impressionante brinquedo aquático (Madagascar Crazy River Adventure!), com botes que deslizam num rio sinuoso de quase 1 km de extensão, com subidas e descidas entre cachoeiras, redemoinhos, cavernas, desfiladeiros, cenários e efeitos de luz e som. Há infraestrutura completa para os visitantes, incluindo restaurantes, lanchonetes, bares, lojas e sorveterias. As bilheterias abrem 08:30 e as catracas abrem as 09:00. Os brinquedos funcionam das 09:00 às 18:00. O show de encerramento O Sonho do Cowboy  inicia às 18:00 e segue até às 19:00.
Endereço: Rua Inácio Francisco de Souza, 1.597, Praia de Armação.
Fone: (47) 3261-2222 / (47) 3261-2354.
www.betocarrero.com.br


Vale Europeu

Blumenau


Parque Ecológico Spitzkopf
Localizado a 14 km do Centro, possui mais de 8 km de trilhas sinalizadas e protege as mais bonitas cachoeiras da região, além de abrigar o ponto culminante da cidade (936 m de altitude). 
Rua Bruno Schreiber, 3.777, Progresso.
Fone: (47) 3336-5422.
www.spitzkopf.com.br

Parque Ramiro Ruediger
Com uma área total de 40 mil m², o Parque oferece diversas opções de lazer, com lago, deck, pista para corrida e caminhada, com cerca de 700 metros de extensão, ciclovia, bosque com mudas em crescimento, playground, lanchonete, quadra poliesportiva, vôlei de areia, quadra de tênis.
Rua Alberto Stein, s/n Velha.

Parque Natural Municipal São Francisco de Assis
O Parque Natural Municipal São Francisco de Assis foi criado em 1995 e obtém 23 hectares de Mata Atlântica. Localizado na região central de Blumenau, o parque é rico em flora e fauna. Em prol da educação ambiental, o local contém trilhas que possibilitam caminhadas, onde se pode desfrutar dos recursos naturais. Logo, são quatro trajetos diferentes, sendo eles: Caminho das Águas, Caminho do Tucano, Caminho da Cutia e Caminho do Tatu. Localizado no final da rua Ingo Hering, no Centro. Aberto de segunda a sexta das 8 as 17h com intervalo para o almoço. Sabado/domingo e feriados não fecha na hora do almoço e funciona das 10h as 16h. A entrada é gratuita.
Obs: O parque não abre em dias de chuva, nem no dia seguinte a chuva.
Rua Ingo Hering, s/n, Centro.
Fone: (47) 3381-6200
Parque Natural São Francisco de Assis - Saiba Mais

Horto Botânico Edith Gaertner
Localiza-se na área do complexo do Museu da Família Colonial. Nesse espaço o visitante pode conhecer o laboratório de experiências botânicas, com várias espécies plantadas pelo Dr. Blumenau.
Alameda Duque de Caxias, 78, Centro.
Fone: (47) 3326-6990.

Recanto Silvestre
Tem águas cristalinas correndo sobre pedras, 2 km de trilhas na mata silvestre, espaço para acampamento e refeições, churrasqueiras e chalés. Diariamente, 8h às 18h.
Rua Santa Maria, 4.269, Progresso, a 14 km do Centro.
Fone: (47) 3336-5447.


Brusque


Parque Municipal Leopoldo Moritz
Minifazenda com animais domésticos, cachoeiras, roda-d’água, lago com peixes e ponte pênsil. Situado na parte alta do Centro de Brusque, proporciona uma vista panorâmica da cidade. Diariamente, 8h às 17h30.
Rua Manoel Tavares, s/n, Centro.
Fone: (47) 3351-1481.

Parque Ecológico e Zoobotânico / Fundação Ecológica e Zoobotânica de Brusque
Cerca de 200 animais de 70 espécies, incluindo aves, mamíferos e répteis. Diariamente, 8h às 17h30.
Praça das Bandeiras, 45, Centro.
Fone: (47) 3351-1481 / 3355-5640.


Pomerode


Zoo Pomerode
Fundado em 1932, é o primeiro zoológico de Santa Catarina e o terceiro mais antigo do Brasil. Abriga 1.300 animais de 210 espécies, sendo 19 ameaçadas de extinção. Mantido pela Fundação Hermann Weege, recebe cerca de 175 mil visitantes ao ano. Diariamente, 8h às 18h.
Endereço:Rua Hermann Weege, 180, Centro.
Fone: (47) 3387-2659.
Site: www.zoopomerode.com.br

Parque Vila Encantada
Parque Vila Encantada, em Pomerode, estimula pais e filhos a brincar juntos. Atração educativa recebe pais e filhos para se conectarem.

Vila dos Dinossauros
Localizada no Centro da cidade, na rua Hermann Weege, ao lado do Zoo Pomerode, a Vila Encantada oferece entretenimento e educação. As atrações mais conhecidas são as gigantescas réplicas da Vila dos Dinossauros, esculpidas pelo artista Clovis Dapper, de Gramado (RS). As crianças têm contato com fósseis expostos (num convênio com a Universidade do Contestado) e podem ser paleontólogas por um dia, escavando a areia para descobrir uma réplica de ossada.

Vila da Aventura
Uma das paradas preferidas das famílias, a Vila da Aventura é um brinquedo de arvorismo com até 15 metros de altura. São diversas sequências de arvorismo suspenso, em redes e estruturas seguras e divertidas. A atividade estimula a coordenação motora e o equilíbrio. Permite que as crianças interajam com os pais em situações absolutamente fora da rotina e experimentem momentos únicos de alegria.

Dinossauro Mecatrônico
Uma gigantesca novidade acaba de chegar ao Parque. Tem 5,5 metros de altura, 13 de comprimento e dentes enormes. Mas não é só isso: ele se move e emite sons. O Tiranossauro Rex Mecatrônico é uma novidade que impressiona, mas também tem um lado educativo importantíssimo. O realismo das formas, os movimentos que imitam a respiração, o abrir e fechar da boca e o imenso rabo proporcionam uma experiência única para crianças e adultos. Até chegar à Vila dos Dinossauros, um dos principais atrativos turísticos do Vale Europeu, o T-Rex fez uma longa viagem de navio desde a China, onde foi fabricado. Ele foi posicionado em uma área aberta onde pode ser contemplado de diversos ângulos.
Outras atrações da Vila Encantada

  • Caça ao tesouro: as crianças seguem as pistas indicadas por um pirata, que as leva até um baú do tesouro.

  • Oficinas monitoradas à Vila dos Dinossauros e ao Minimuseu.

  • Estrutura com comodidades, lanchonete, banheiro familiar, e completa área

  • Estrutura e monitores treinados para receber escolas e grupos.

  • Espaço para festas de aniversário.

  • Atividade de escavação: uma caixa de areia com uma réplica de ossada pré-histórica oculta, para a criançada descobrir.

  • Loja de souvenirs


  • Turismo e lazer em Pomerode
    O Parque Educativo Vila Encantada abre de quarta a domingo, mas nos meses dejaneiro, julho, outubro está aberto todos os dias. Feriados e datas especiais o atendimento é ampliado. Clique aqui e confira o calendário.
    Email: contato@vilaencantada.com.br
    Facebook:fb.com/parquevilaencantada
    Instagram: @vila_encantada
    Telefones: (47) 3333-8882 / (47) 3333-1427
    Mais informações: www.vilaencantada.com.br


    Timbó


    Parque Jardim Botânico
    Próximo ao centro da cidade, possui grande área verde com lagos e trilhas ecológicas, churrasqueiras e restaurante. Diariamente, 6h às 20h.
    Rod. Tercílio Marchetti, s/n, Capitais.
    Fone: (47) 3382-4203.


    Benedito Novo



    Praça das Bandeiras
    No centro da cidade é um local para a família, possui parque infantil, churrasqueira e grande área verde para caminhadas, ideal para descanso e ler um bom livro.



    Big Mountain Adventure Park – Tirolesa K2MIL
    Os amantes dos esportes radicais podem comemorar: o Big Mountain Adventure Park, tem como principal chamariz a maior tirolesa do país. Com dois quilômetros de extensão e torre de lançamento com mais de 800 metros de altitude, a descida na tirolesa pode alcançar 100 km/h com duração de um minuto e meio a três, dependendo das condições de vento. Quem teve a oportunidade de curtir essa nova aventura, recomenda. Apesar da adrenalina, do frio na barriga e aquele medo de altura, o brinquedo superou positivamente as expectativas.
    Fone: (47) 3717.0569 / (47) 9.8459.5062
    Site: pousadak2mil.com.br/



    Praça do Pescador
    A praça é um patrimônio municipal e oferece uma opção de recreação e lazer com áreas com churrasqueiras, banheiros e torneiras com água potável. É bastante conhecida por pescadores de lambari que frequentemente procuram este local. É também utilizada para a prática de esportes, destacando-se a canoagem.



    Vale do Contestado

    Caçador



    Parque Central José Rossi Adami
    O Parque Central é um espaço amplo, para jovens, adultos e crianças se divertirem. Vale até fazer um piquenique e conhecer um pouco da história do município, através dos monumentos lá instalados.
    Proporciona uma vista e fotos incríveis no pôr do sol e durante o no outono, quando as árvores ficam douradas e contrastam com as demais cores. Para se exercitar é possível fazer caminhas e corridas, jogar basquete, futebol de areia, beach tênis, jogar bocha, passear com os animais e andar de bicicleta. Além disso, é palco de diversos eventos, festas, encontros, e ações do município.
    Inaugurado no ano de 2009, ele fica instalado próximo ao Museu do Contestado e da Rodoviária.
    https://www.facebook.com/parquecentralcacador/?ref=br_rs





    Praça da Carroça
    A Praça Ulipe Domenico Dalmas foi construída na década de 90 e recentemente remodelada contendo um monumento de uma carroça, canteiros de flores, arborização e bancos. A praça fica na cabeceira da Ponte Pedro Bortolon, na esquina das Ruas Altamiro Guimarães com Aristiliano Ramos, conhecida como Beira Rio. O local que é ponto de encontro de jovens e famílias de Caçador, bastante utilizada para caminhadas e passeios de bicicleta.
    A Praça da Carroça fica na cabeceira da Ponte Pedro Bortolon, na esquina das Ruas Altamiro Guimarães com Aristiliano Ramos.





    Praça Nossa Senhora Aparecida
    Lindo local de contemplação a Nossa Senhora Aparecida. Espaço de calmaria, mesmo colado no centro da cidade. Parquinho para as crianças, banheiros, árvores que fazem sobra para os turistas e cidadãos que passam pelo local. Histórico: A Praça surgiu em 1918 em uma área de terras doada à mitra Diocesana, com a condição de se erguer e se manter no local uma capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida. Em 1956-1960, o prefeito Dr. Carlos Alberto da Costa Neves ampliou e organizou a Praça Nossa Senhora Aparecida, construindo a atual capela de estilo português colonial. No ano de 1967 a praça é remodelada e fica com a estrutura e forma que encontramos hoje. Na praça há também um coreto para apresentações culturais.


    Concórdia


    Parque Estadual Fritz Plaumann
    Localizado na linha Sede Brum, o parque é uma grande conquista na questão de preservação da flora e fauna de nossa região. O parque possui várias trilhas ecológicas abertas à visitação. Atendimento de pessoas qualificadas que servem de guias para as caminhadas.
    Sua área de 741 hectares, protege importante remanescente da Floresta Estacional Decidual (Floresta do Rio Uruguai), sendo esta a mais ameaçada do estado de Santa Catarina. Aproximadamente um terço de seu território é constituído por uma ilha que se originou com a formação do reservatório da Hidrelétrica Itá.
    Está localizado inteiramente no município de Concórdia, região Oeste de Santa Catarina, e foi criado para compensar os impactos ambientais gerados pela implantação da Usina Hidrelétrica Itá (UHEI).
    E-mail: contato@parquefritzplaumann.org.br
    Telefone: 49 9978-3198
    Horário de Funcionamento: Pela manhã somente com agendamento (Horário: das 8h às 12h).  À tarde os portões estão abertos ao público das 14h às 17h.
    Sábados: aberto ao público - das 9h às 17h
    Domingos: aberto ao público - das 13h às 18h


    Praça Dogelo Goss
    Inicialmente, no ano de 1926, a praça chamava-se Santos Dumont. Mais tarde, passou a se chamar Praça Dogello Goss. Na praça, encontramos uma concha acústica, palco de muitas manifestações culturais.
    Na parte subterrânia encontram-se os sanitários públicos completamente reformados em 2012. Hoje, além dos banheiros masculino e feminino, também há um fraldário e plataforma elevatória para utilização de portadores de necessidades especiais.
    Como atração, a Praça ainda tem a fonte sonoro-luminosa que é conhecida como "águas dançantes", arborização organizada em canteiros e um parque infantil.  


    Fraiburgo



    Parque Ecológico Renê Frey
    Área de preservação com minizoo, refúgio para meditação e opção de passeio de jipe. As visitas devem ser agendadas. Diariamente, 8h30 às 12h e 13h30 às 17h30.
    Av. Videira, 30, Centro.
    Fone: (49) 3246-2352.


    Steiner Park
    150 mil m2 de área verde para lazer, com lagos, parquinho infantil, churrasqueiras, restaurante e lanchonete. Agendar visita.
    SC-453, Km 37.
    Fone: (49) 3246-2729.


    Frei Rogério


    Parque Sakura Matsuri
    Destacam-se as espécies de árvores trazidas do Japão, como as castanheiras e cerejeiras. A beleza e colorido das folhas chama a atenção, especialmente na época da floração das cerejeiras (setembro), quando os jardins se enchem de tons avermelhalhados e brancos.
    SC-451, a 4 km do Parque Sino da Paz.

    Parque Sino da Paz
    Possui um monumento com a forma do tsuru (pássaro comum no Japão) e um sino do templo Daionji, doado em 1998 pela Província de Nagasaki. Todo ano, entre 6 e 9 de agosto, datas das explosões das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, o sino é utilizado numa cerimônia em memória às vítimas. Alguns sobreviventes da catástrofe residem na comunidade.
    SC-451, a 25 km de Curitibanos.


    Treze Tílias


    Parque Lindendorf
    Possui uma minicidade (réplica de Treze Tílias), trilha ecológica e restaurante à beira do lago. Terça a domingo, 9h30 às 18h.
    Rua Antônio Pattis, 10, Jardim das Flores.
    Fone: (49) 3537-0658.

    Parque dos Sonhos
    A principal atração é o “labirinto verde”, feito de cerca viva e que encanta as crianças. O parque abriga também a sorveteria artesanal mais tradicional da cidade e lojas que vendem produtos coloniais, licores artesanais e doces típicos, como o apfestrudel (strudel de maçã). Segunda, quarta, quinta e sexta, 14h às 18h; sábado, 10h às 19h; domingo e feriados, 15h às 19h.
    Rua Gardina Knolseisen, s/n, Centro.
    Fone: (49) 3537-0202.


    Parque do Imigrante
    Área verde com lago e pedalinhos, onde está situada a Capela São Bento e uma via sacra vinda diretamente da Áustria. Diariamente, 8h às 17h30.
    Rua Franz Pointl, s/n, Centro.


    Videira


    Cidade da Criança
    Lago com pedalinho, balanços, gangorra, escorregadores, lanchonete, churrasqueiras e outras atrações em meio a uma área verde de 60 mil m². Diariamente, das 8h às 20h. Em dias de chuva, o parque não funciona.
    Avenida Constantino Crestani - Cidade Alta
    Fone: (49) 3566-9000


    Parque do Rio do Peixe
    Idealizado para proporcionar ao lazer e qualidade de vida, este parque apresenta em sua arquitetura uma rica simbologia que enriquece a obra com detalhes da nossa história através de representação de elementos da flora, geografia entre outras peculiaridades locais. Como por exemplo a cobertura do terminal que remete as araucárias. Conta com chafariz interativo, pistas de caminhada, corrida, ciclovia, parque infantil, quadra de esportes, ´pista de skate, lanchonete e uma concha acústica para apresentações.
    Rua Nicolau Cavon - Centro
    Fone: 49 3566-9000


    Encantos do Sul

    Criciúma


    Parque Centenário
    Compreende o Paço Municipal Marcos Rovaris, o Memorial Dino Gorini, o Centro Cultural Santos Guglielmi, o Centro Esportivo Olavo Sartori e o Pavilhão de Exposições José Ijair Conti. O parque foi inaugurado em 1980 para comemorar os 100 anos da cidade.
    Rua Domênico Sônego, 542, Santa Bárbara.
    Fone: (48) 3431-0200.



    Parque das Nações Cincinato Naspolini
    As atrações incluem miniferrovia turística, mirante, palco para apresentações artístico-culturais, pista de caminhada, ciclovia, quadras esportivas e cancha de bocha, além de área verde com plantas nativas e exóticas. Diariamente, 6h às 23h.
    Av. Centenário, s/n, Próspera.
    Fone: (48) 3445-8727.


    Nova Veneza


    Praça Humberto Bortoluzzi
    A Praça Humberto Bortoluzzi está localizada no centro do município e atrai tanto munícipes quanto turistas. Sua arquitetura faz referência à arquitetura italiana e também utiliza pedra ferro nos seus detalhes. A praça possui o mapa da rota gastronômica, coreto (utilizado nos finais de semana para apresentações culturais) e a roda d´água (monumento que homenageia as famílias colonizadoras). A praça fica no centro da cidade, próximo à Prefeitura Municipal, esquina com a Rua Cônego Miguel Giacca e Rua Nicolau Pederneiras. Espaço aberto. Sem horário de funcionamento.
    Telefone: AFAVE – (48)3436-2060


    São Martinho


    Praça Central:
    A Praça Central foi inaugurada em 1969 pelo prefeito João Lemonje. É denominada “Jardim Carlos Eduard Faust, localiza-se em frente à Prefeitura Municipal”.



    Caminho dos Príncipes

    Jaraguá do Sul


    Parque Malwee

    Labirinto de plantas

    Labirinto de plantas



    Área verde preservada com 17 belos lagos (o maior com mais de 100 mil m2), ideais para esportes náuticos. O parque dispõe de pista de bicicross, praças esportivas, recantos ecológicos, 2 restaurantes (sendo um tipicamente alemão), um museu, e abriga a Casa de Cultura Popular. Diariamente, 7h30 às 17h.
    Rua Wolfgang Weege, 770, Parque Malwee (8 km do Centro).
    Fone: (47) 3376-0114.
    www.malwee.com.br/parque


    Joinville


    Parque Zoobotânico
    Há 200 animais em cativeiro e outras espécies nas áreas de floresta do parque, que também possui trilha, quiosques e playground. Próximo dali, o Morro da Boa Vista proporciona vista panorâmica de toda a cidade. As visitas devem ser agendadas. Terça a domingo, 9h às 18h.
    Rua Pastor Guilherme Rau, 46, Saguaçu.
    Fone: (47) 3431-5016.

    Parque Ecológico Morro do Finder
    Área verde de 500 mil m2, com trilhas e elevações, como a Pedra do Veloso, de onde se avista toda a Baía de Babitonga. Fica dentro da cidade, no Morro do Iririú. As visitas devem ser agendadas. Terça a domingo, 8h às 18h. Rua Antônio Haritsch, s/n, Bom Retiro. Fone: (47) 3435-8237.



    Parque Ambiental da Caieira
    É onde está localizado o Sambaqui da Caieira, importante vestígio de comunidades pré-históricas da região. Há também áreas de restinga e mangues às margens da Lagoa do Saguaçu. As visitas devem ser agendadas. Terça a domingo, 8h às 18h.
    Rua Waldomiro Rosa, s/n, Adhemar Garcia.
    Fone: (47) 3454-9018.

    Rua das Palmeiras/Alameda Brüstlein

    As mudas são oriundas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Acesso pela Rua Rio Branco ou pela Rua do Príncipe, no Centro. Fica em frente ao Nacional de Imigração e Colonização.


    São Bento do Sul


    Parque das Aves
    Caminhadas ecológicas por passarelas em meio à mata, viveiros e borboletário. Terça a domingo, 9h às 18h30.
    Rua Floresta, s/n, Rio Natal.
    Fone: (47) 9115-8609.


    Serra Catarinense

    Lages


    Salto do Rio Caveiras
    Possui uma extensa área verde, lago para pesca e prática de esportes náuticos, cachoeira artificial, restaurantes, camping e um grande trapiche. Não deixe de visitar a Usina Hidrelétrica de Caveiras, a primeira construída na região, em 1953.
    BR-282, em direção a São José do Cerrito.


    Parque Ecológico João José Theodoro da Costa Neto
    Reserva de floresta ombrófila mista integralmente preservada, com pinheiros com cerca de 500 anos de idade e até 20 m de altura. No local é possível observar a gralha-azul, ave-símbolo da região, que ajudou a disseminar as sementes de araucária. Entroncamento entre as BRs 116 e 282. Para agendar uma visita telefonar para o telefone (49) 3224-3142.


    Parque Jonas Ramos
    Conhecido também como Tanque, era utilizado no passado para lavar roupas. O lago hoje é um convite para passeios de pedalinho, com um amplo gramado com arvores para repousar e aproveitar uma sombra nas tardes de sol, parque com brinquedos para as crianças e uma quadra de esportes. É no parque onde está localizada a biblioteca Municipal. O parque está    localizado no Centro de Lages.


    Urupema


    Praça Municipal Manoel Pinto de Arruda
    Local para se resgatar o romantismo. Em sua estrutura, quadra de vôlei de areia, portais estilizados com metal e pedra arenito, o belíssimo Lago das Trutas, bancos, arborização, passeio público e parque infantil.


    Grande Florianópolis

    São José


    Horto e Parque Ambiental dos Sabiás
    Açude, trilha interpretativa, playground, minhocário, horta, pomar, viveiro de plantas da Mata Atlântica, auditório, biblioteca, aquários e minimuseu ecológico. Segunda a sexta, 8h às 12h e 13h às 17h.
    Rua Francisco Inácio do Nascimento, s/n, Forquilhinhas.
    Fone: (48) 3247-3330.