Patrimônio Histórico Açoriano

O casario típico açoriano é encontrado em quase todos os municípios do litoral. Destaque para os conjuntos históricos de São Francisco do Sul, Florianópolis e Laguna, com edificações centenárias muito bem conservadas, construídas com argamassa que misturava óleo de baleia e conchas. As imponentes fortalezas portuguesas, datadas do século XVIII, também merecem ser visitadas. O passeio de barco até a Ilha de Anhatomirim (Governador Celso Ramos) para conhecer a Fortaleza de Santa Cruz é uma atração à parte.

Grande Florianópolis

Biguaçu


Conjunto Arquitetônico Luso-Açoriano e Museu Etnográfico Casa dos Açores
Formado pela Igreja São Miguel Arcanjo, pelo sobrado onde fica o Museu Etnográfico Casa dos Açores e pelo aqueduto, o conjunto foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O museu reúne artesanato, miniaturas de engenhos de farinha, antiguidades, fotografias, biblioteca especializada e documentos históricos. Terça a domingo, 9h às 17h.
BR-101, Km 189, Balneário de São Miguel. Tel: (48) 3243-4166.
www.casadosacores.sc.gov.br

Centro Cultural Casa do Barão
Construído em 1891, é uma das poucas edificações históricas preservadas no bairro central de Biguaçu. Atualmente é composto por centro de informações, biblioteca virtual, salões de exposição e pela Academia Municipal de Letras. Segunda a sexta, 13h às 22h.
Praça Nereu Ramos, 160 – Centro. Fone: (48) 3285-8061

 

 


Florianópolis


Ponte Hercílio Luz
Uma das maiores pontes pênseis do mundo, com 821 m de extensão. Foi inaugurada em 1926 e fechada para o tráfego em 1982 (atualmente está em reforma). Embora não possua traços da arquitetura portuguesa e açoriana, predominante em Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz está profundamente ligada à capital catarinense, sendo o seu principal cartão postal.

Centro Histórico
O Centro de Florianópolis reúne uma série de construções de importância histórica. Não deixe de conferir a Catedral Metropolitana, de 1753; a Praça XV de Novembro, onde fica a figueira centenária; o Palácio Cruz e Souza, construído no século XVIII (atualmente sede do Museu Histórico de Santa Catarina); o Teatro Álvaro de Carvalho (totalmente restaurado e em atividade); a casa em que nasceu o famoso pintor Victor Meirelles e também o Mercado Público e a Casa da Alfândega, onde são vendidos artesanatos e produtos coloniais de todo o estado.

Catedral Metropolitana de Florianópolis
Monumento mais visitado da capital, possui um belo acervo de arte sacra, órgão de tubos alemão e carrilhão principal com 5 sinos. Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Centro.

Igreja São Francisco de Assis e Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
Tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Centro.

Engenho Caminho dos Açores
Construção rústica, que retrata os engenhos que existiam na Ilha de Santa Catarina, já desaparecidos ou adulterados. Rua Caminho dos Açores, 1180 - Santo Antônio de Lisboa.

Fortaleza de São José da Ponta Grossa
Concluída em 1744, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Diariamente, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Localizada entre as praias do Forte e de Jurerê Internacional, no Norte da Ilha.

Fortaleza de Santo Antônio de Ratones
Concluída em 1744, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Diariamente, das 9h às 17h. Localizada na Ilha de Ratones Grande. Mais informações pelo fone (48) 3721-8302.
www.fortalezas.ufsc.br

Santo Antônio de Lisboa
Antigo núcleo de colonização açoriana, localizada no caminho das praias do Norte da Ilha, com casario de época e boa oferta de restaurantes especializados em frutos do mar. É um dos melhores locais para se admirar o pôr do sol e a Ponte Hercílio Luz.

Ribeirão da Ilha
Localizada no Sul da Ilha, foi a primeira comunidade habitada de Florianópolis. Ainda hoje se pode apreciar as antigas casas de estilo açoriano que são, junto com as fazendas marinhas de cultivo de ostras (a região é uma das maiores produtoras do molusco do Brasil), as principais atrações do lugar. Há boa oferta de restaurantes especializados em ostras e frutos do mar.

Igreja Imaculada Nossa Senhora da Conceição
Rua Rita Lourenço da Silveira, 88 - Lagoa da Conceição.

Igreja São Sebastião do Rio Tavares (Capela do Campeche)
Rua Auroreal, 260. Campeche.

Igreja Nossa Senhora da Lapa
Rua Alberto Cavalheiro, 238. Ribeirão da Ilha.

Igreja Nossa Senhora das Necessidades
Estrada Caminho dos Açores, 2.350. Santo Antônio de Lisboa.

Igreja São Francisco de Paula
Rodovia Tertuliano Brito Xavier, 2201. Canasvieiras.


Governador Celso Ramos


Capela Nossa Senhora da Piedade
Datada de 1745, possui estilo colonial português. Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Vilarejo de Armação da Piedade.

Fortaleza de Santa Cruz
Localizada na Ilha de Anhatomirim. Aberta diariamente, das 9h às 17h.
Fone: (48) 3721-8302
www.fortalezas.ufsc.br


São José


Beco da Carioca
Fonte de água construída em 1840 a partir de uma nascente com a função de lavadouro público para roupas, utilizado principalmente pelos escravos. Rua Irineu Comelli, ao lado da Igreja Matriz. Centro Histórico.

Praça Hercílio Luz
Reúne monumentos e estátuas comemorativas. Centro Histórico.

Praça Arnoldo de Souza
Abriga o Monumento aos Açorianos, erguido no provável local onde desembarcaram os primeiros imigrantes açorianos, fundadores da cidade. Centro Histórico.

Casa da Cultura/Casa da Câmara e Cadeia
Construída em 1859, em estilo colonial português. Segunda a sexta, 8h às 12h e 13h às 19h. Praça Hercílio Luz, Centro. Fone: (48) 3247-9096.

Biblioteca Pública Municipal Prof.ª Albertina Ramos de Araújo
No andar superior fica a Fundação Municipal de Cultura e Turismo e, ao lado, o Arquivo Histórico Municipal de São José. Segunda a sexta, 8h às 18h. Rua Padre Macário, 10, Centro Histórico. Fone: (48) 3257-0623 / 3259-2368.
www.ctpmsj.sc.gov.br

Theatro Adolpho Mello
Erguido em 1854, é a casa de espetáculos mais antiga de Santa Catarina. Segunda a sexta, 13h às 18h. Praça Hercílio Luz, 10, Centro Histórico. Fone: (48) 3247-0051.
www.ctpmsj.sc.gov.br/teatro

Capela Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena
Construída em 1879, abriga belíssima imagem de Santa Filomena, esculpida em madeira e trazida da Itália. Rua Luiz Fagundes, s/n, Praia Comprida.

Capela Nosso Senhor do Bonfim
Reúne importante acervo sacro do século XIX. Ladeira do Bonfim, s/n, Centro Histórico.

Capela Nosso Senhor dos Passos
Desde 1857, na época que precede a Páscoa, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos é levada em procissão até a Igreja Matriz. Rua Frederico Afonso, 4.230, Ponta de Baixo.

Igreja Matriz São José
Erguida em 1750, no mesmo local onde os colonizadores fundaram a primeira capela do município. Rua Irineu Comelli, 225, Centro Histórico. Fone: (48) 3247-1596.


Encantos do Sul

Garopaba


Centro Histórico
Compreende o casario açoriano distribuído pela orla e pelas ruas paralelas, a Praça 21 de Abril, a Igreja Matriz São Joaquim e a edificação conhecida como Vigia - antiga sede administrativa da armação baleeira de Garopaba, que hoje abriga uma galeria de arte e artesanato.


Jaguaruna


Centro Histórico
As edificações do núcleo urbano de Jaguaruna tiveram início em 1875, com a primeira igreja do município. O principal destaque é a Estação Ferroviária, de 1919, que rememora o desenvolvimento da cidade com a chegada da Ferrovia Tereza Cristina.


Laguna


Centro Histórico
Concentra cerca de 600 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que podem ser observadas num passeio a pé pela cidade.

Casa Pinto d’Ulysséa
Abriga a sede da Fundação Lagunense de Cultura e a loja de artesanato Nossa Terra. A edificação de 1866 é inspirada numa quinta portuguesa e tem a fachada revestida de azulejos. Diariamente, 8h às 19h.
Rua Prof.ª Júlia Nascimento, s/n, Centro.
Fone: (48) 3646-2542 – Fundação Lagunense de Cultura.

Fonte da Carioca
A obra de 1836 é revestida de mármore e tem adornos coloniais. Os visitantes tem a tradição de provar a água da fonte para garantir o retorno à Laguna. Praça Lauro Muller, ao lado da Casa Pinto d’Ulysséa, Centro Histórico.

Farol de Santa Marta
Construído por franceses em 1891, é o maior farol em alcance visual da América do Sul (92 km). Ainda em atividade, mantém alguns equipamentos originais, mas é fechado ao público. Localizado no Cabo de Santa Marta (acessível apenas por balsa), é cercado pelas praias do Farol (Prainha), do Camacho, da Cigana e do Cardoso. Esta última muito famosa entre os surfistas da região. Situado a 14 km do centro de Laguna.

 


Costa Verde e Mar

Penha


Armação do Itapocorói
Vila de pescadores que foi o berço da colonização açoriana da região. Nos 800 m da orla destacam-se as tradicionais embarcações de pesca artesanal, bem como as dezenas de restaurantes especializados em frutos do mar.


Caminho dos Príncipes

São Francisco do Sul


Centro Histórico

A memória da colonização portuguesa é preservada nos mais de 150 imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O rico conjunto arquitetônico, adornado pela Baía de Babitonga, merece ser apreciado com calma, em passeios a pé.

Mercado Público Municipal

Inaugurado em 1900 como entreposto comercial, atualmente abriga lojas de artesanato e possui shows de música ao vivo aos sábados. Segunda a sexta, 7h30 às 18h30; sábado, 7h30 às 13h; domingo, 8h às 14h. Rua Babitonga, 65, Centro.

Cariocas
Bicas públicas d’água que abasteciam a antiga vila. Apenas 3 continuam em funcionamento: a da Rua Benjamin Constant (com azulejos portugueses), a da Rua Marcílio Dias (em estilo colonial) e a da Rua Coronel Oliveira (construção original).



Forte Marechal Luz
Inaugurado em 1909 em substituição ao antigo forte, abriga também um museu. Dezembro a março, diariamente, 8h às 18h; demais meses, terça a domingo, 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h.
Estrada Geral do Forte, s/n, Praia do Forte (15 km do Centro).
Fone: (47) 3442-2131.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça
Construção de 1699, chama a atenção entre os bens tombados no Centro Histórico da cidade.
Praça Getúlio Vargas, 180, Centro. Fone: (47) 3444-5093.

Museu Histórico de São Francisco do Sul
No prédio do século XVIII são preservados objetos, mapas e fotos sobre a história da cidade. Destacam-se 2 exemplares de moinho (um de cana e outro de mandioca) usados por imigrantes açorianos. Terça a sexta, 8h às 18h; sábado, domingo e feriados, 10h às 18h.
Rua Coronel Carvalho, s/n, Centro Histórico. Fone: (47) 3444-5443.