Praias

Com 560 km de extensão, o litoral catarinense possui praias belíssimas com características bem diferentes umas das outras. Algumas estão localizadas em balneários movimentados com barzinhos e beach clubs à beira-mar. Outras, quase desertas, são acessíveis somente por trilhas no meio da Mata Atlântica ou por barco. Há opções com total infraestrutura para se divertir em família e também aquelas voltadas para os praticantes de esportes como o surfe, windsurfe, kitesurfe, mergulho e pesca, entre outros. A capital, Florianópolis, se destaca com mais de 100 praias e 3 lagoas cercadas por morros verdes de mata nativa. No litoral sul as estrelas são a Guarda do Embaú (Palhoça), a Praia do Rosa e Lagoa de Ibiraquera (Imbituba) e as praias do Farol de Santa Marta (Laguna). No litoral norte as principais atrações são a Baía dos Golfinhos (Governador Celso Ramos), a Praia Central de Balneário Camboriú, a Praia Brava (Itajaí), além das praias de Bombinhas e Porto Belo.

Caminho dos Cânyons

Araranguá


Balneário Morro dos Conventos
Balneário Morro Dos Conventos Balneário Morro Dos Conventos

Praia, furnas, dunas, lagoas e o Rio Araranguá compõem o mosaico de paisagens desse belo balneário. No local há também um farol de 1953 e um mirante com vista panorâmica da região. Voo livre e sandboard são algumas das opções para se aventurar nesses cenários. O trekking também é uma boa dica para quem quer conhecer o morro e explorar as grutas, dunas e trilhas do local. Fica a 10 km do Centro, por estrada asfaltada.


Balneário Arroio do Silva


Crédito da foto Gabriela Silva (1)
Praias
A praia central de Arroio do Silva é conhecida por sediar as Festas de Verão, com shows, atividades esportivas e recreativas. Já a Praia da Meta, ao Sul, abriga a Plataforma de Pesca Entremares e a arena da Arrancada de Caminhões, enquanto as praias do Mariscão e da Caçamba (também ao sul da praia central) sediam etapas do Circuito Regional de Arrancadas de Motos, em janeiro.


Passo de Torres


Praias

Praia Bella Torres

Praia Bella Torres


Bella Torres (a 7 km do Centro) é a que possui melhor infraestrutura, com bares, restaurantes, canchas esportivas e espaço para shows. Na Praia Rosa do Mar (9 km do Centro) a noite é agitada nos bares de música ao vivo e no boliche. A Praia dos Molhes, no Centro, tem excelentes pontos para surfe, como os molhes da Barra do Rio Mampituba (no lado Norte).


Caminho dos Príncipes

Balneário Barra do Sul


Praias
Surfistas encontram boas ondas na Praia do Bispo, enquanto a Boca da Barra é propícia para a prática de esportes náuticos. Outros destaques são a Praia de Salinas (de areias monazíticas) e as praias da Picama e Point da Dô.


Barra Velha


Boca da Barra
Distante a aproximadamente 6 km do Centro, pode-se admirar o encontro das águas do oceano Atlântico com as águas do Rio Itapocú, onde a natureza revela a bondade divina com a paz, ao som das águas, junto com o canto dos pássaros e a companhia do ser humano. Pode-se acompanhar o pôr do sol no local, além do belo visual das dunas existentes.

Praia da Península
Localizada na extremidade com Barra do Sul, distingue-se pelos moradores em Praia da Boca da Barra e Barrinha. Paralela à lagoa, é local especial para a prática do surfe. Também é a preferida para a promoção de Gincanas de Pesca de Arremesso.

Praia Central
Possui 800 metros de extensão, é a praia mais movimentada pelos turistas que visitam a cidade. Isso se dá em função de diversos serviços turísticos estarem dispostos na orla e ruas próximas. Ladeada pelo molhe de pedras, a praia central estende-se desde esse molhe até o Costão dos Náufragos. Aqueles que gostam de um bom passeio à beira-mar, podem percorrer toda a extensão da central em poucos minutos. Partindo do molhe, em direção ao Costão dos Náufragos, pode-se encontrar um visual típico do litoral: o colorido dos barcos artesanais, no ponto conhecido como “Porto dos Pescadores”.

Praia das Pedras Negras - do Sol
A denominação desta praia, situada antes do Costão das Pedras Brancas e Negras, veio dos surfistas, que frequentemente a utilizam para seu surf-treino e performances. Além desse esporte, a praia é também procurada pelos banhistas em virtude de seu visual; o entardecer ali é deslumbrante.

Costão Pedras Brancas e Pedras Negras
Encontro natural e raríssimo de dois costões de pedras, paralelos formados por uma divisa de pedras brancas e negras. A relevância científica e ecológica deste afloramento rochoso advém de sua antiguidade. Separa a Praia do Sol da Praia da Barrinha e tem como característica principal a divisão de cores. Do alto do costão podem ser avistadas várias praias da cidade.

Praia das Pedras Brancas - Barrinha
Possui mar calmo e foi denominada Barrinha pelos pescadores mais antigos de Itajuba Ela se estende desde o Costão das Pedras Brancas e Negras, no sentido sul, até o Rio Itajuba, onde inicia o acesso ao Morro e Praia do Grant.

Praia do Grant
Localizada entre a Praia da Barrinha e a Praia do Cerro, tem como principal característica: os barcos de pescas artesanais atracados próximos à praia, a presença da Ilha das Canas/Canavieiras ou do Grant, e de inúmeras pedras espalhadas pela areia e pelo mar. Os pescadores vendem peixes e camarões frescos nos períodos da manhã e da tarde, durante todo o ano.
Na Ilha do Grant também está a Gruta de Nossa Senhora dos Navegantes de onde, anualmente, parte a tradicional procissão em homenagem à santa.

Praia do Cerro
Em castelhano, cerro quer dizer “montanha”. O nome dado a este recanto foi assim escolhido por ser a última praia de Barra Velha, que se inicia logo após o Morro do Grant e se estende até a divisa com Balneário Piçarras. A Praia do Cerro tem mar grosso, e é também procurada pelos surfistas. Além do banho refrescante, outros atrativos são os quiosques, que atraem os banhistas.

Lagoa
Estende-se paralelamente ao mar e possui 6 km de extensão. Por possuir águas calmas, é especial para a prática de esportes aquáticos. Em uma de suas extremidades, está a Praça Lauro Carneiro de Loyola ao Centro e na outra, o encontro com o Rio Itapocu e com o mar.


Itapoá


Praias
O balneário de Itapema do Norte é o mais movimentado, com ampla oferta de comércio e serviços. É onde se localiza também a Praia de Itapoá (Centro), de mar aberto, porém calmo. Já a Barra do Saí e a Figueira do Pontal são ideais para pesca, enquanto o Pontal do Norte é indicado para passeios de barco e esportes náuticos.


São Francisco do Sul


Praias

Praia de Ubatuba

Praia de Ubatuba



As de melhor infraestrutura são a da Enseada (ideal para famílias) e a de Ubatuba (onde acontecem competições de vôlei no verão). Para o surfe a mais procurada é a Prainha, que também tem vida noturna agitada. Competições náuticas acontecem no Balneário de Paulas. Já o Balneário do Capri tem como destaque um iate clube. As praias do Molhe e do Forte possuem mar aberto, a Bonita tem sambaquis e a Praia Grande é a de natureza mais preservada. As praias do Ervino, de Itaguaçu, do Calixto, da Figueira e dos Ingleses são outras boas opções.


Costa Verde e Mar

Balneário Camboriú


Praia do Buraco
No limite territorial entre as cidades de Balneário Camboriú e Itajaí, a praia é quase um paraíso particular. De difícil acesso, só é possível chegar ao local pelas trilhas e decks. A praia e indicada para relaxar e estar em contato com a natureza.

Praia do Canto
No ponto extremo Norte da Praia Central, um deck de madeira de aproximadamente 500 metros liga as praias do Canto e do Buraco. Bancos a sombra da mata são um atrativo a parte. Um cenário deslumbrante, que proporciona, entre a Mata Atlântica e o mar, uma das mais belas vistas para a cidade.

Praia Central

Seus 7 km de orla são bastante procurados para caminhadas, corridas, pescarias e para a prática de esportes como vôlei, futebol, frescobol, futevôlei, além de jogos nas quadras de bocha. A fronteiriça Avenida Atlântica, totalmente urbanizada, oferece diversas lojas, restaurantes, quiosques, bares, sorveterias e cafeterias. A Estrada da Rainha conduz até a Praia dos Amores (Itajaí), que possui pousadas, restaurantes, bares e boas condições para surfe.

Praia de Laranjeiras

Praia de águas calmas e transparentes, com acesso via bondinho ou escuna. Possui opções de ecoturismo. Fica a 6 km do Centro.

Praias Taquaras e Taquarinhas

Ambas têm mar de tombo, com águas calmas, porém profundas, propícias para a pesca de arremesso. Conservam a paisagem agreste. A 8 km do Centro.

Praia do Pinho

Primeira praia oficial de naturismo do país, é cercada por costões rochosos que aumentam a privacidade dos frequentadores. Tem camping, pousadas, restaurantes e bares.

Praias do Estaleiro e do Estaleirinho

Praia do Estaleirinho

Praia do Estaleirinho


Têm águas um pouco agitadas, com costões e vegetação preservados. Rodeadas por núcleos urbanizados, oferecem hotéis, pousadas, bares e restaurantes. A 11 km e 12 km do Centro, respectivamente.


Balneário Piçarras


Praias
A mais movimentada é a Praia Central, que acompanha a principal avenida da cidade e dispõe de vários restaurantes, hotéis e comércios próximos. Já a Praia de Piçarras é ideal para banhistas, com segurança garantida em toda a orla por equipes de salva-vidas no verão. A Ponta do Jacques, no extremo norte do balneário, é mais procurada por surfistas em busca das ondas formadas na Laje do Jacques, a 1 km da praia. A Praia de Palmeiras, a 5 km do Centro, na divisa com Barra Velha, é a mais agreste.

Barra do Rio Piçarras
O local é ideal para contemplar o vaivém das embarcações e as manobras dos pilotos de jetski, além de oferecer boas condições para a pesca e ser ponto de partida de passeios rio acima ou mar adentro.


Bombinhas


Praias

Praia de Quatro Ilhas

Praia de Quatro Ilhas


Entre as 39 praias do município, Bombas e Bombinhas destacam-se pela infraestrutura (comércio variado, diferentes opções gastronômicas e vida noturna movimentada) e são ideais para quem está acompanhado de crianças, devido ao mar calmo. Já os surfistas costumam optar pelas praias de Quatro Ilhas e do Mariscal, onde as ondas são melhores. Em Canto Grande e em Zimbros, a tradição da pesca artesanal possibilita comprar ostras e mariscos direto dos produtores. Outras opções de grande beleza são a Lagoinha, a Prainha, a Praia do Embrulho, a Praia da Sepultura e a Praia dos Ingleses (conhecida como Retiro dos Padres). A Praia da Tainha, mais afastada do Centro (com acesso pela Praia da Conceição), chama atenção pela natureza mais agreste.


Itajaí


Praia da Atalaia
Excelente para a prática do surf, com quiosque à beira mar, chuveiros, estacionamento e uma bela visão do encontro do rio Itajaí-Açú com o Oceano Atlântico.
Outra grande atração é a iluminação especial para a prática do surf noturno, tornando ainda mais atraente o local para visitação.
Acesso pela Avenida Deputado Francisco Evaristo Canziani, seguindo a rota das praias.

Praia Brava
Conhecida nacional e internacional, a Praia Brava oferece uma completa infraestrutura de hotéis e pousadas temáticas, restaurantes e casas noturnas. Recebe na alta temporada de verão, milhares de pessoas vindas de todas as partes do Pais e da América Latina. A Praia Brava além de contar com estacionamentos, serviços de praia e muita agitação, é cercada por exuberante Mata Atlântica e águas perfeitas para um refrescante banho de mar.
Não deixe de visitar o Canto do Morcego, localizado no pontal norte, considerado um local paradisíaco. A preocupação com a preservação da natureza, principalmente pelos moradores e surfistas, demonstra o equilíbrio entre o homem e o meio ambiente e a busca da prática de um turismo sustentável.
Acesso pela Rodovia Osvaldo Reis. Acesso ao Canto Norte via Praia de Cabeçudas.

Praia de Cabeçudas
Cabeçudas tem aspecto de vilarejo e já foi conhecida como o calçadão mais charmoso de Santa Catarina, propício para exercícios ao ar livre. Foi nesta praia que ocorreram as primeiras práticas de banhos de mar no Estado. Seu nome originou-se da presença de tartarugas-cabeçudas (Caretta Caretta) em Itajaí.
As rochas que adentram o mar formam um trapiche natural e são atrativos para pescadores e curiosos em visualizar a praia de outro ângulo.
Habitada desde o século passado, esta praia de águas calmas e orla aconchegante é um dos locais mais procurados pelas famílias.
Avenida Deputado Francisco Evaristo Canziani - Bairro: Cabeçudas

Praia do Geremias
Águas rasas, sempre límpidas e mansas. Junto a ela está o conhecido “Bico de Papagaio”.
Avenida Deputado Francisco Evaristo Canziani, seguindo a rota das praias.

Praia da Solidão
Localizada entre as Praias Brava e Cabeçudas, é cercada por morros cobertos pela Mata Atlântica.
Acesso por Cabeçudas, Rua Ver. Herminio Gervásio (Trilha do Farol)

Bico do Papagaio
Na saída da Praia da Atalaia em direção à praia de Cabeçudas, encontra-se uma formação rochosa, esculpida acidentalmente, que lembra a figura de um Bico de Papagaio. É um dos cartões postais da cidade.
Avenida Deputado Francisco Evaristo Canziani – Estrada Praia de Cabeçudas

Molhes da Barra
Não deixe de visitar os Molhes da Barra da Praia da Atalaia que se constitui atualmente em um dos principais pontos turísticos da cidade, atraindo muitos turistas e visitantes. O local oferece uma bela visão de entrada e saída de navios e barcos pesqueiros pelo rio Itajaí-Açú e também propício para a prática da pesca de arremesso.
Acesso pela Avenida Deputado Francisco Evaristo Canziani, seguindo pela rota das praias.


Itapema


Praias

Praia Central

Praia Central


As mais famosas são a Central e a Meia Praia, que dividem a mesma extensa faixa de areia. Ambas tem comércio diversificado, hotéis, restaurantes, bares com música ao vivo e são propícias para atividades como jet ski, banana boat, vela e outros esportes náuticos. Na Praia Central, a Ponte dos Suspiros na foz do Rio Bela Cruz, faz a passagem de pedestres entre dois trechos da praia e serve de cenário para belas fotos. Já a Praia de Ilhota, a 3,5 km do Centro, surpreende pela beleza do costão norte, onde há boas ondas. Na orla, são encontrados bons restaurantes de frutos do mar. Outras praias que se destacam são a do Plaza (surfe) e a do Cabeço, ou Grossa, de difícil acesso.

Canto da Praia
Local onde se concentram as embarcações dos pescadores artesanais, além de restaurantes com vista panorâmica das praias Central e Meia Praia.


Navegantes


Praias

Praia do Gravatá

Praia do Gravatá



Nos 12 km da orla de Navegantes, destacam-se a Praia Central (a mais movimentada na temporada); Meia Praia (também frequentada por veranistas); a Praia do Pontal (no extremo Sul, com boas ondas procuradas por praticantes de surfe e body-board); e a Praia do Gravatá (no extremo Norte, reunindo a badalação de bares, restaurantes e casas noturnas com boas ondas para surfistas). Todas as quatro são boas para a pesca de arremesso.

Farol da Barra
Oferece uma bela vista panorâmica da Praia do Pontal, de um lado, e do Centro de Itajaí, do outro. Também é procurado para a pesca de arremesso. Localizado na Foz do Rio Itajaí-Açu, indica o molhe Norte da entrada do Porto e do Terminal de Passageiros Itajaí.


Penha


Praias
São 19 diferentes praias ao longo da costa de Penha, todas com boa estrutura de hospedagem. A maior é a Praia da Armação, com 6 km de extensão. Para as famílias, as mais indicadas são as praias Alegre, Bacia da Vovó, São Miguel e Armação do Itapocorói. Surfistas vão encontrar boas ondas nas praias do Quilombo, Vermelha e Grande. Já as praias do Poá, do Lucas, da Saudade e do Monge destacam-se pela natureza preservada e pelos costões próprios para pesca e mergulho.


Porto Belo


Praias
As atividades náuticas e o lazer com crianças são favorecidos pelas águas calmas e protegidas da Praia de Porto Belo, de onde saem também boa parte dos passeios de barco. Outra praia própria para banho e esportes aquáticos é a de Perequê. A Enseada do Caixa D’Aço é animada por bares flutuantes, enquanto a Praia do Estaleiro e o Costão das Vieiras revelam cenários mais agrestes, acessíveis principalmente por barco. As típicas comunidades de pescadores também chamam a atenção, com destaque para a Prainha da Vila do Araçá e para a comunidade de Santa Luzia, onde é possível comprar frutos do mar frescos ou degustá-los nos restaurantes locais.


Encantos do Sul

Balneário Rincão


Balneário Rincão
Os 7 km de praia de águas límpidas convidam o visitante a relaxar e pescar. As lagoas próximas à praia, assim como os restaurantes, bares e espaços para shows, são outros atrativos desta badalada região.


Garopaba


Praias de Garopaba e da Preguiça
De mar calmo, são ideais para o lazer em família e para passeios de barco. A da Preguiça fica no costão sul da Praia de Garopaba (central).

Praias do Silveira e da Ferrugem
Famosos redutos de surfistas. A do Silveira, mais agreste, fica a 2 km do Centro. Já a da Ferrugem, mais movimentada, está a 6 km da região central. Acessos pela SC-434. Saiba mais em www.praiadaferrugem.com.br

Praias da Gamboa, do Siriú e do Ouvidor
São os recantos mais tranquilos do litoral do município. As praias da Gamboa e do Siriú (ao Norte, com acesso pela GPB-010) são típicas vilas de pescadores, onde é possível encontrar pousadas, restaurantes e áreas de lazer. A Praia do Ouvidor (a 14 km do Centro, pela SC-434) é a mais sossegada delas. Saiba mais em www.nagamboa.com.br


Imbituba


Praia do Rosa
Reconhecida pela Unesco como uma das mais belas baías do mundo, oferece ao visitante uma paisagem encantadora, com boas ondas para o surfe e 2 tranquilas lagoas à beira-mar, cercadas por mata nativa. A estrutura do balneário também se destaca, com pousadas de charme e sofisticados restaurantes. Fica a 22 km do Centro de Imbituba (pela Lagoa de Ibiraquera) e a 18 km de Garopaba. Faz divisa com a Praia Vermelha, ao Norte, e com a Praia do Portinho, ao Sul.
www.praiadorosa.com.br e www.world-bays.com

Praia da Vila
Famosa por sediar a única etapa latino-americana do WCT – World Championship Tour (Circuito Mundial de Surfe).

Outras Praias
A Praia de Itapirubá tem bons hotéis e restaurantes. A Praia d’Água, mais agreste, tem acesso por trilha e apresenta uma fonte de água potável no canto Norte. Bons pontos de pesca podem ser encontrados nos molhes da Praia do Porto. A costa de Imbituba ainda conta com 4 ilhas: das Araras, do Batuta, Santana de Dentro e Santana de Fora. Em todas as praias da cidade é possível observar as baleias-francas durante seu período de reprodução.


Jaguaruna


Balneários
O do Camacho destaca-se pela infraestrutura. Já Arroio Corrente é o mais central. O visitante ainda tem outros 8 belos balneários de águas límpidas para descobrir nos 37,5 km de litoral jaguarunense: Campo Bom, Cascata Vermelha, Dunas do Sul, Esplanada, Figueirinha, Nova Camboriú, Torneiro e Vila Paraíso.


Balneário Arroio Corrente e Chuveirão
A Lagoa Arroio Corrente e as enormes dunas de areia são as principais atrações naturais desse balneário. Pesca, esportes aquáticos e sandboard são favorecidos na região. Outra atração imperdível é o Chuveirão, que é abastecido pelas águas da lagoa e proporciona banhos semelhantes aos de uma cachoeira.


Laguna


Praias do Norte
A do Mar Grosso é a mais movimentada, com hotéis e restaurantes variados. Tem molhes que avançam por 1 km mar adentro (pontos ideais para pesca e surfe) e também é procurada para esportes na areia. A Praia do Gi é conhecida pela emblemática formação rochosa da Pedra do Frade e pelas boas ondas nos picos do Cavalinho e da Baleia.

Praias do Sul
O acesso por balsa (a partir dos Molhes da Barra) torna as praias do Sul bem menos movimentadas. Pousadas e restaurantes podem ser encontrados nas praias da Galheta, do Ipuã (Ilhota) e da Tereza. Nesta última há também bons pontos para o surfe, assim como nas praias do Manelone, do Gravatá e do Tamborete.

Outras praias
A pesca artesanal do camarão pode ser acompanhada na Praia Lacustre de Cabeçudas (próxima ao trevo de acesso a Laguna). Já a Praia de Itapirubá, que o município divide com Imbituba, possui boa oferta de hotéis, pousadas e restaurantes.

Farol de Santa Marta
Construído por franceses em 1891, é o maior farol em alcance visual da América do Sul (92 km). Ainda em atividade, mantém alguns equipamentos originais, mas é fechado ao público. Localizado no Cabo de Santa Marta (acessível apenas por balsa), é cercado pelas praias do Farol (Prainha), do Camacho, da Cigana e do Cardoso. Esta última muito famosa entre os surfistas da região. Situado a 14 km do centro de Laguna.


Grande Florianópolis

Florianópolis


Existem cerca de cem praias em Florianópolis. De todos os tipos, para todos os gostos. Quem quer conhecer as mais badaladas e com melhor infraestrutura não pode deixar de ir a Jurerê Internacional e Praia Brava, no Norte da Ilha. Para surfar, as melhores são as praias do Leste, como Joaquina, Campeche, Mole, Barra da Lagoa e Moçambique; no Sul, Morro das Pedras, Armação e Matadeiro, além de Ingleses, Brava e Santinho, no Norte da Ilha.

Quem prefere praias mais selvagens tem que visitar Naufragados, Solidão e Lagoinha do Leste, que, apesar do difícil acesso, é uma das mais belas da capital. Quem está acompanhado de crianças pequenas deve optar por praias de mar calmo, como Jurerê, Daniela, do Forte, Canasvieiras, Ponta das Canas, Lagoinha e Cachoeira do Bom Jesus, todas no Norte da Ilha, e Pântano do Sul e Açores, no Sul.


Governador Celso Ramos


Baía dos Golfinhos
Nessa baía vivem cerca de uma centena de animais da espécie tucuxi, geralmente afáveis e brincalhões.

Praia de Fora
Deserta, com acesso pelo costão esquerdo da Praia de Palmas ou por trilha pela comunidade de Ganchos de Fora.

Praias de Palmas
Uma das praias mais procuradas por banhistas e surfistas.

Praia da Gamboa
De difícil acesso, é ideal para surfe, mergulho e pesca.

Praia Grande
Movimentada durante o verão e praticamente deserta fora de temporada. Ideal para surfe, quando o vento é leste.

Armação da Piedade
A capela e as ruínas da armação baleeira são as principais atrações.

Praias de Ilhéus e do Sisal
De difícil acesso, apenas por costões.

Praias do Tinguá e de Bananeiras
A primeira, de mar mais agitado, dá acesso à segunda, de mar tranquilo.

Praias do Antenor e de Antônio Correa
Praias de águas claras e tranquilas.

Praias da Caieira, Costeira e Fazenda da Armação
Praias de mar calmo, na rota dos passeios de escuna.

Praias de Calheiros e do Canto
Mar tranquilo.

Praias de Cordas e da Figueira
A primeira tem águas agitadas, enquanto a segunda é calma e ideal para banhistas.

Praias de Magalhães e de Henrique Costa
Águas claras, mar calmo e profundo.

Ganchos
O mar compõe belo cenário em contraste com o verde das encostas.


Palhoça


Praia da Guarda do Embaú
Considerada uma das 10 melhores praias do mundo para a prática do surfe, esta pequena vila de pescadores foi descoberta na década de 70 por hippies e surfistas. O único acesso para chegar ao mar é pelo Rio da Madre, que pode ser atravessado a nado, de canoa ou a pé, na maré baixa. Na margem esquerda do rio, podem ser encontrados vestígios de arte rupestre. Outra atração é a Pedra do Urubu, mirante no canto norte que possui um belo visual da praia.

Enseada de Brito
Fundada em 1750, preserva a cultura açoriana. O casario centenário, tombado pelo Patrimônio Histórico, e a maricultura são os principais atrativos da região.

Balneário da Pinheira
Localiza-se numa enseada a 35 km do Centro. É uma das poucas praias do município abrigadas do vento sul.

Praia do Sonho
A 34 km do Centro, é a única praia da região que tem duas frentes para o mar (Norte e Leste), com opções de banhos em águas calmas ou em mar aberto.

Praia do Tomé
Localizada na Barra do Aririú, é famosa pela fartura de pescado e pela fauna abundante.

Praia de Fora
Perto do Morro do Cambirela, possui uma bela vista noturna da Ilha de Santa Catarina.

Pedras Altas
Praia de naturismo, integra a Reserva Biológica da Serra do Tabuleiro. O acesso só é permitido para visitantes despidos.