Rota das Cervejas

Enquanto os imigrantes italianos estão ligados à produção de vinho, os alemães são conhecidos por sua tradição cervejeira. Nos municípios de colonização predominantemente germânica há diversas fábricas e cervejarias artesanais. Blumenau destaca-se na atividade desde sua fundação e hoje possui cervejarias que seguem a Reinheitsgebot (Lei Alemã da Pureza, de 1516), que limita os ingredientes da cerveja a água, lúpulo, malte (de cevada ou trigo) e fermento (levedura), e proibe o uso de quaisquer conservantes ou cereais não maltados na fabricação da bebida. Visite as principais fábricas e cervejarias artesanais de Santa Catarina, conheça de perto o processo de produção da bebida e experimente diversas versões de cervejas e chopes.

Caminhos do Alto Vale

Braço do Trombudo


IMG-20170329-WA0026
​BESSER BIER
A Besser Bier é uma microcervejaria que iniciou suas atividades no final de 2015. Com capacidade de produção de até 4000L/mês, segue os tradicionais estilos da escola alemã.
É localizada no interior da cidade de Braço do Trombudo, na localidade de Ribeirão Ernesto, na propriedade da família Eddinger, conta com equipamentos de primeira linha, mão de obra especializada e trabalhamos com as melhores matérias primas, todas importadas, sendo da Alemanha, Bélgica e Patagônia.
A Besser Bier traz o que há de melhor no mundo das cervejas artesanais. Não é preciso ir até a Baviera para beber uma autêntica cerveja, nós trazemos até você.
Nossa estimativa para 2017 é de crescimento. Estamos aumentando nossa capacidade de produção para poder atender a todos da melhor forma possível.
Hoje contamos com 6 estilos de cervejas, a Oktoberfest, Pilsener, Hefeweizen, Kristall Weisse, Munich e Schwarzbier . Também oferecemos um copo de cristal para cada estilo, pois cada cerveja tem um copo apropriado para ser degustada. Além das cervejas em garrafas, também temos o Chopp em barris de 30 e 50 litros.
Contato: (47) 9 9997-9959 / (47) 9 9666-9707
Estrada Geral Riberão Ernesto, SN
Braço do Trombudo / SC





Cervejaria Casa da Oma
Após o retorno de um amigo, de uma viagem à Alemanha, no ano de 2008, este comentou sobre a qualidade das cervejas daquele país. Isto despertou a curiosidade de como se produzir uma cerveja artesanal com as mesmas condições e qualidade daquele país. Na oportunidade, foi adquirido o primeiro kit cervejeiro, em panelas, e deu-se início à produção das primeiras cervejas artesanais, produzindo-se, inicialmente, cerveja de trigo (Weissen). Até hoje, lembra-se do som emitido quando do destampe da primeira garrafa produzida. Entretanto, mesmo após algumas outras receitas desenvolvidas, devido aos compromissos profissionais diários de seus responsáveis, acabou-se por não se dedicar, como necessário, à produção da cerveja e o projeto foi, ao menos momentaneamente, esquecido. No final do ano de 2014, em um encontro de seis amigos, enquanto degustavam cervejas artesanais, retomou-se a ideia, questionando-se, uns aos outros, o porquê não desenvolverem, em conjunto, uma receita própria. Empolgados, comprometeram as férias daquele ano e, com o empenho dos seus décimos terceiros salários, adquiriram um equipamento semiautomatizado visando, desde aquele momento, uma produção mais qualificada. Assim, retomaram a produção de cervejas artesanais, fabricando-as durante as noites, finais de semana e feriados, ainda em razão das suas atribuições profissionais. Passados pouco tempo do reinício da produção, quando perceberam, amigos e conhecidos estavam pedindo as cervejas produzidas para degustarem e estas começaram a estar cada vez mais presentes entre os seus círculos de amizade. Logo, então, decidiu-se dar um segundo passo e montar uma cervejaria, devido ao sucesso da mesma e a produção destinada também a comercialização, assim tornamo-nos uma cervejaria cigana, para uma produção de maior dimensão. Com tudo organizado, chegou-se ao dilema do nome. E, depois de muitas análises e pesquisas, escolheram o nome SIX, em homenagem aos seis amigos que iniciaram esta empreitada e, igualmente, de uma forma carinhosa, a todos os amigos existentes, porque entende-se que devemos valorizar as amizades e, ao lado delas, celebrarmos a vida!
Endereço: Rua dos pioneiros, 146
Bairro: Centro
Cidade: Braço do Trombudo. SC
Contato: Mateus Peyerl – (47) 3547-0335 / 9 9729-5028 / 9 9628-1413
www.sixhomebrew.com.br
Email: contato@fogodacana.com.br
Horário de Funcionamento: Mediante agendamento para visitação com os telefones acima, ou horário comercial durante a semana.


Ibirama



cervejaria handwerk HANDWERK CERVEJARIA  Este ambiente que já serviu de Hidrelétrica, Fecularia, desativado em 1985, caiu no esquecimento e tornou-se um velho rancho de madeira, que a partir de 2009 foi completamente restaurado por um grupo de empreendedores interessados em produzir cervejas e chopes verdadeiramente artesanais e de qualidade com variados estilos. Que podem ser consumido no restaurante anexo à fábrica, que atende de quartas a domingos a partir das 17h. Ou adquiridos diretamente na fábrica no horário comercial de segunda a sábado. Localizada, em Ibirama na Rua Duque de Caxias, 239. Telefone (47) 3357-3343 (fábrica) ou 3357-4624 (restaurante).




cachaça moser
ERMINIO MOSER
O Sr. Ermínio Moser e família que dedicam-se  à lavoura sem o uso de agrotóxicos e à produção de cachaça artesanal, fabricada desde 1960. 
Endereço: Rua Ascurra, 122 -  Nova Stettin – Ibirama – SC  -  Contato:  Fone (47) 31720016

JAIME POSSAMAI
Já o Sr. Jaime  Possamai, dedica-se à produção de doce de frutas, melado e cachaça artesanal, bebida que produz aproximadamente 6.000 litros por ano.
Endereço: Estrada Geral, sn – Localidade Sellin – Ibirama - SC
Contato:  Fone (47) 91646330
 



Lontras


Holzweg Cervejaria
Endereço: Rua Paulo Alves do Nascimento, 387 – Centro
Contatos: 47 3523-0277 / 8819-8817 / 8817-9462 – www.holzweg.com.brwww.facebook.com/cervejariaholzweg


Encantos do Sul

Garopaba


phare2
Cervejaria Phare Garopaba - SC
Sua praia favorita em forma de cerveja!
Inaugurada no final de 2015, a Phare é a primeira microcervejaria da cidade de Garopaba/SC.
Atualmente produzimos 10 estilos de cervejas de alta fermentação, cada uma lembrando uma praia da região.
Sem conservantes, sem corantes, sem aromatizantes. Cervejas saborosas e aromáticas que harmonizam com amigos reunidos, família unida, muitas risadas, comemorações e energias positivas.
www.cervejariaphare.com.br
Instagram: @cervejariaphare
Facebook: /cervejariaphare
Contato: 48 9 9856 6429



Forquilhinha




Cervejaria Saint Bier




Em uma forma de homenagear o Estado de Santa Catarina, surge o nome Saint Bier. A intenção era colocar Cerveja Santa Catarina, mas como já existia uma organização de água mineral com este nome não foi possível, sendo colocado então, o “Saint” em inglês e o “Bier” em alemão, que significa Santa Cerveja.  Apesar de estar instalada em Forquilhinha, uma das cidades consideradas mais alemãs do sul do estado, a Cervejaria Saint Bier seria aberta em Araranguá, mas na época o prefeito de Forquilhinha, Paulo Hoepers, ofereceu benefícios para que a instalação acontecesse no município. O fato da cidade ser de colonização alemã e estar no centro dos municípios do extremo sul catarinense foram características primordiais para a instalação da empresa em Forquilhinha. Antes mesmo da Saint Bier estar registrada, porém, os produtos já eram fabricados em níveis de testes em outra cervejaria, no Rio Grande do Sul. Somente em outubro de 2008, com o prédio da Saint Bier pronto, a produção passou a acontecer no sul catarinense.




Horário de funcionamento: O Pub é de quarta a sábado a partir das 18:00h.




E-mail: contato@saintbier.com




Site: www.saintbier.com




Telefone: (48) 3463 3400 ou (48) 3462 8723




Endereço: Av. 25 de Julho, 1303 - Vila Lourdes




Forquilhinha / SC. CEP: 88850-000.




Lauro Müller


Cervejaria Lohn Bier
Inaugurada em outubro de 2014, a Lohn Bier é uma cervejaria tipicamente familiar, nascida do hobby de um de seus membros em produzir cervejas artesanais. Do sobrenome alemão Lohn, oriundo da matriarca da família, vem a tradição e a excelência germânica, que refletem no dia-a-dia da empresa e na qualidade superior de suas cervejas.

Localizada aos pés de um dos mais belos cartões postais do Brasil – a Serra do Rio do Rastro, a Lohn Bier se encontra na divisa das cidades de Orleans e Lauro Müller, ao sul de Santa Catarina.

Com uma estrutura de 2.000 m², a cervejaria abriga um pub com capacidade para 60 pessoas, cuja parede de vidro o divide dos tanques de fermentação, proporcionando uma bela mostra do processo de fabricação das cervejas Lohn Bier aos visitantes.

Cervejas: Pilsen, Viena, Weiss, Laguna, Tripel, Quadrupel, Pale Ale (prata no concurso nacional de cerveja em Blumenau), Carvoeira (Tipo Stout).

Mais informações: www.lohnbier.com.br


Vale Europeu

Blumenau



Museu da Cerveja

Endereço: Rua XV de novembro, 160 – Praça Hercílio Luz

Tel: (47) 3326-6791

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.

www.turismoblumenau.com.br




Cervejaria Bierland

Bierland significa terra da cerveja, uma homenagem a Blumenau. A fábrica possui um bar anexo, assim os visitantes podem visitar e degustar os sabores dos chopes e cervejas nas variedades Pilsen, Bock, Weisen e Pale Ale.

Capacidade: 20 pessoas por grupo

Não permitem a visitação de menores de idade, mesmo estando acompanhados de seus responsáveis.

Tempo de visitação: aproximadamente 30 minutos

Endereço: Rua Gustavo Zimmermann, 5361 – Itoupava Central

Tel: (47) 3337-3100 – www.bierland.com.br




Cervejaria Eisenbahn

Fundada em 2002, a Eisenbahn buscou a melhor matéria-prima disponível na Europa e um mestre cervejeiro alemão com 30 anos de experiência, formado na mais conceituada Universidade de Cervejeiros do mundo, a Weihenstephan, na Alemanha. Produz uma variedade de 11 cervejas, entre elas a Lust, cerveja feita pelo método champenoise, um licor feito de cerveja, único no Brasil. A Eisenbahn produz aproximadamente 200 mil litros de cerveja/mês, vende para 17 estados brasileiros e exporta para os EUA e Suíça.

A Eisenbahn não permite mais a visitação a sua fábrica.

Endereço: Rua Bahia, 5181 – Salto Weissbach – Blumenau – SC

Tel: (47) 3488-7307 – www.eisenbahn.com.br




Cervejaria Wunder Bier

Fundada em outubro de 2007, a cervejaria oferece aos visitantes vários tipos de chopes: Hefe-Weizenbier (trigo), Schwarzbier (escuro) e Lager Hell. O chope Lager é um pilsen primitivo de origem, que resulta em uma cor mais acentuada e sabor mais intenso.

Não faz mais visitação a fábrica.

Endereço: Rua Fritz Spernau, 155 – Fortaleza – Blumenau – SC

Tel: (47) 3339-0001 – www.wunderbier.com.br



Brusque


Cervejaria Zehn Bier
Fundada em 2003, produz cervejas Pilsen, Heller e Porter, sem filtração, preservando o sabor artesanal europeu tradicional. Agendar visita.
Rua Benjamin Constant 26 - São Luiz.
Fone: (47) 3351-6685.
www.zehnbier.com.br


Gaspar


Cervejaria Das Bier
Instalada numa área rural, cercada pela natureza, a cervejaria destaca-se pelo estilo arquitetônico e seus ambientes aconchegantes como a cave e o deck. A Das Bier, que em português significa “a cerveja”, oferece os chopes Pilsen (claro), Braunes Ale (escuro), Weizen (trigo), Pale Ale, Stark Bier (Scoth Strong Ale) e Roggen Kölsh.
Idade Mínima: não há restrição desde que acompanhados de responsáveis.
Quantidade de Pessoas por Grupo: 15 pessoas
Tempo da Visitação: 15 minutos
Endereço: Rua Bonifácio Haendchen, 5311 – Belchior Alto
Contatos: 47 3397-8600 – www.dasbier.com.br


Guabiruba



Cervejaria Kiezen Ruw

É uma cervejaria artesanal, catarinense, que produz cervejas capazes de surpreender os apreciadores deste valioso líquido. A fábrica localizada no bairro Planície Alta, em um local bucólico entre as árvores e cachoeiras, produz cervejas Lagers e Ales, dos tipos, bock, Pilsen, APA, ESB Welzen, dentre outras.

Rua Planície Alta, 5150, Planície Alta. Tel.: (47) 3147-0046. Site: http://www.kiezenruw.com.br/



Indaial


Cervejaria Heimat
Endereço: Rua Mal. Deodoro da Fonseca, 1498 – Tapajós
Contatos:  47 3333-1793 / www.cervejariaheimat.com.br - falecom@cervejariaheimat.com.br


Caminho dos Príncipes

Jaraguá do Sul



Cervejaria Karsten

A Cervejaria Karsten não possui um bar de fábrica, mas possuem visitações acompanhadas com um mestre cervejeiro, com agendamento prévio, podendo receber um grupo de até 20 pessoas.  Para atender a esta visitação é cobrado um valor de R$20,00 por pessoa, onde estão incluídos além da visitação técnica pela fábrica, degustação de frios (400 a 450 gramas, incluindo salame defumado, copa defumada, lombo defumado, linguiças, queijos coloniais, azeitonas, patê de linguiça com pães), 10 litros de chopp. A fábrica é pequena, limitando-se apenas a capacidade de 2.500 litros por mês, ainda não engarrafam, com o lema: "somos iguais a coração de mãe: sempre há espaço para mais um". Endereço: Rua 1097, Nº11 - Três Rios do Sul - 89254-214. Contatos: 47 3058-3338 - 47 9953-6650 - www.cervejariakarsten.com.br - contato@cervejariakarsten.com.br - www.facebook.com/cervejaria.karsten




Cervejaria Königs Bier                                                                                                                                                                                                      A Königs Bier nasceu em Jaraguá do Sul, cidade colonizada por Imigrantes Alemães, na região norte de Santa Catarina. Com eles vieram os grandes bailes, desfiles, e os clubes  com suas competições de tiro (nas quais eram escolhidos os reis e rainhas do tiro). A palavra Königs significa Rei, e a marca Königs Bier é um resgate dessas tradições e uma homenagem aos reis do tiro dos clubes e sociedades da região. Iniciou seu processo produtivo em 2007, produzindo todas as suas cervejas dentro da Lei da Pureza Alemã. Tipos de Chopes Produzidos: Pilsen, Bock, IPA, Rauch Bier (defumado), Weizen (Trigo), Imperial Stout, Barley Wine. Agende sua visita na fabrica. Endereço: Rua Erich Sprung, 215 – Água Verde. Contatos: 47 – 3370 – 5544 www.konigsbier.com.br  - dennis@konigsbier.com.br  - www.facebook.com./konigs.bier.5




 



Joinville


Cervejaria Volksbier
Endereço: Rua Bagé, 709 – Anita Garibaldi

Contatos: 47 3455-0644  / 9117-0324 – www.facebook.com/volksbier

Reservas pelo telefone.


Grande Oeste

Chapecó


Dalla Cervejaria
A Dalla Cervejaria iniciou seu processo produtivo em 2011, apresentando para todo oeste catarinense a cultura das cervejas produzidas de acordo com a lei da pureza alemã. A Dalla Cervejaria possui anexo a fábrica um bar que permite ao público visualizar todo o processo produtivo e degustar as variedades de chopp, apreciando a culinária local. Tipos de chopp produzidos: Pilsen, Gold (não filtrado), Weiss (trigo), Munich (escuro). Agende sua visita na fábrica  acompanhada pelo mestre cervejeiro.
Endereço: Avenida Nereu Ramos – E, 1266 – Centro
Contatos: 49 3328-0110 – www.dallacervejaria.com.brwww.facebook.com/cervejariadalla


Costa Verde e Mar

Itapema


Cervejaria 3 Mestres
Programação para visitação, somente com data e hora, visto as fabricações.

Endereço: Rua 266, 466 – Meia Praia

Contatos: 47 3368-3303 – cervejaria3mestres@ig.com.brwww.facebook.com/choperia3mestress


Vale do Contestado

Videira


Cervejaria Basement
Programas de visitação estarão disponíveis a partir do mês de Agosto/2015.
Endereço: Rua Victor Meirelles, 761 – Matriz
Contatos: 49 3566-4016 – www.basementcervejas.com.brwww.facebook.com/basementcerveja