Alfredo Wagner

O município de Alfredo Wagner está localizado em coordenadas na região do Alto Vale do Itajaí, numa área de transição entre o litoral e o planalto catarinense, distante 105 quilômetros da capital, Florianópolis. Possui uma área total de 733,4 quilômetros quadrados, onde se destaca na geografia local, os relevos da Serra Geral, Serra da Boa Vista e Serra dos Faxinais. 
Alfredo Wagner integra a Bacia Hidrográfica do rio Itajaí, através do afluente rio Itajaí do Sul; sendo que é em seu território, na microbacia hidrográfica do rio Caeté, que estão localizadas as nascentes do rio Itajaí. É um município predominantemente agrícola. É no ambiente rural que está concentrada a maior parte da população do município, e onde se desenvolve o cultivo da cebola, base da economia local.
Antes de ser separado de Bom Retiro e declarado município em 1961, Alfredo Wagner era conhecido por “Barracão”, nome originado da sua forma de colonização, quando no século anterior os primeiros colonos, entre eles Augusto Lima, armaram barracas às margens do Rio Caeté e Adaga. Alfredo Wagner fica a 88 quilômetros da capital.

Localização Geográfica

veja o mapa ampliado
Agenda
Pesquisar