Balneário Arroio do Silva

Situado no Extremo Sul de Santa Catarina, o município de Balneário Arroio do Silva é conhecido por suas belas praias e pela realização de grandes eventos, em especial a Arrancada de Caminhões. Na época em que a competição automobilística acontece, ainda na temporada de verão, a  população do município passa de quase 12 mil para 140 mil pessoas vindas de todos os estados do país. Além da Arrancada de Caminhões, o município se destaca também pela realização do Reveillon e do Carnarroio – Carnaval de rua. A economia é baseada essencialmente na atividade turística. A alta temporada reflete a melhor época de faturamento dos estabelecimentos instalados no Balneário e, inclusive, no verão novos comércios são abertos, incrementando ainda mais a economia local. Além do turismo, também se destacam: a pecuária, a pesca artesanal, a extração e industrialização de adubos à base de turfa, a produção de mel, o artesanato, a indústria de pescados e a indústria de biscoitos e pães, além do comércio varejista em geral que cresce a cada ano. No Arroio do Silva é possível usufruir ainda da estrutura panorâmica da Plataforma de Pesca Entremares, localizada à beira mar, a 5km do Centro de Balneário Arroio do Silva. Com 410 metros de comprimento mar adentro, pescadores, turistas e visitantes podem admirar ainda mais a bela praia do Sul de Santa Catarina.

Ecoturismo e Esportes de Aventura

Pesca


Plataforma de Pesca Entremares

Plataforma De Pesca Entremares Na Praia Da Meta

Plataforma De Pesca Entremares Na Praia Da Meta



Tem a forma de uma extensa península (410 m), ao longo da qual é possível pescar ou fazer passeios para contemplar as falésias e o farol do Balneário Morro dos Conventos, em Araranguá. Praia da Meta, 5 km ao sul do balneário central.


Eventos

Festas Típicas


Carnarroio 2015
CARNARROIO
O Carnarroio é o único carnaval de rua realizado no sul do Estado. O evento atrai milhares de foliões todos os anos. A programação conta com shows ao ar livre com bandas em todas as noites e tardes infantis, além do desfile das escolas de samba e blocos carnavalescos que é a principal atração. O evento é realizado todos os anos pela prefeitura e todas as atrações são gratuitas.



Festa do Peixe (2)
FESTA DO PEIXE
A Festa do Peixe acontece todos os anos no período de baixa temporada. É um evento de entrada franca em que os visitantes podem degustar a gastronomia típica a base de peixe e frutos do mar. A programação conta ainda com Feira do Mel, do Peixe e do Artesanato, além de apresentações culturais e shows nacionais. 



Eventos Esportivos


Arrancada de Caminhões - Arroio do Silva (1)
Arrancada de Caminhões
Arrancada de Caminhões é o único evento do gênero automobilístico à beira mar no mundo. A competição atrai ao município em torno de 150 mil pessoas todos os anos, além de pilotos e caminhoneiros de todos os cantos do país. O evento consiste em quatro dias de programação, envolvendo provas automobilísticas e shows à noite. Público do Brasil todo marca presença no evento.



Festas Nacionais


REVEILLON
A Festa da Virada é tradicional em Balneário Arroio do Silva e reúne milhares de pessoas todos os anos. A comemoração de despedida do ano velho e boas vindas ao ano novo é um dos eventos que marca o início da temporada, o que reúne um público de milhares de pessoas.O evento conta com show pirotécnico e grandes shows.


Praia e Natureza

Praias


Crédito da foto Gabriela Silva (1)
Praias
A praia central de Arroio do Silva é conhecida por sediar as Festas de Verão, com shows, atividades esportivas e recreativas. Já a Praia da Meta, ao Sul, abriga a Plataforma de Pesca Entremares e a arena da Arrancada de Caminhões, enquanto as praias do Mariscão e da Caçamba (também ao sul da praia central) sediam etapas do Circuito Regional de Arrancadas de Motos, em janeiro.


Localização Geográfica

veja o mapa ampliado
Agenda
Pesquisar