Barra Velha

Situada no litoral norte de Santa Catarina, a 123 Km da capital do estado, Florianópolis, Barra Velha integra a região turística “Costa Verde e Mar”. Sua praia é a primeira do litoral catarinense a ser avistada para quem acessa Santa Catarina pela principal rodovia federal (BR-101), no sentido Norte – Sul. O município localiza-se em posição privilegiada em relação a importantes cidades e destinos turísticos do estado, como Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, Penha (onde se encontra o Parque Beto Carrero World), Itajaí e Balneário Camboriú, bem como aos principais aeroportos (Navegantes e Florianópolis) e portos marítimos (São Francisco do Sul, Itajaí e Navegantes).

Ecoturismo e Esportes de Aventura

Trekking, Canyoning, Rapel, Cascading e Tirolesa


Morro do Cristo
Possui 40 metros de altura e está localizado no Centro da cidade.
Há duas réplicas do Cristo Redentor. De lá, pode-se avistar a lagoa, as praias e os municípios vizinhos.


Surfe


Praias da Barrinha, do Tabuleiro e de Itajuba
As mais procuradas pelos surfistas, possuem boas ondas o ano inteiro.


Pesca


Porto dos Pescadores
Enfrentando os perigos e a calmaria do mar, todos os dias os Pescadores da Praia Central e da Praia do Grant saem para mais um dia de trabalho.
Esses dois locais são diariamente frequentados por turistas, veranistas e moradores de Barra Velha e região.
Seus atrativos são desde a compra e limpeza dos peixes no próprio local, mas também para apreciar a rotina dos pescadores que sustentam suas famílias a partir da pesca.
Essa cultura se tornou um dos principais símbolos do município de Barra Velha, a Pesca Artesanal.


Windsurfe, Kitesurf, Vela e outros Esportes Náuticos


barravelha_esportenautico

Barra Velha possui grandes riquezas naturais, com 20 km de praias, 06 km de Lagoa, Ilhas e Molhes de Pedras, tornando a cidade um potencial turístico para os amantes da prática de esportes aquáticos.
Durante o ano, a cidade recebe eventos nacionais, estaduais e municipais, movimentando o local e incentivando a prática de esportes.


Gastronomia

Gastronomia Açoriana


barravelha_comida

Barra Velha possui diversos segmentos gastronômicos, a beira mar ou beira lagoa em cenários deslumbrantes para bem receber os turistas.
Por mais que ela esteja localizada no litoral, voltada a gastronomia de frutos do mar, não deixa de oferecer outras diferentes culinárias, como a alemã, a gaúcha, a japonesa e a italiana.
Do buffet ao a la carte, são variadas opções aos que gostam de apreciar uma deliciosa refeição.


Praia e Natureza

Praias


Boca da Barra
Distante a aproximadamente 6 km do Centro, pode-se admirar o encontro das águas do oceano Atlântico com as águas do Rio Itapocú, onde a natureza revela a bondade divina com a paz, ao som das águas, junto com o canto dos pássaros e a companhia do ser humano. Pode-se acompanhar o pôr do sol no local, além do belo visual das dunas existentes.

Praia da Península
Localizada na extremidade com Barra do Sul, distingue-se pelos moradores em Praia da Boca da Barra e Barrinha. Paralela à lagoa, é local especial para a prática do surfe. Também é a preferida para a promoção de Gincanas de Pesca de Arremesso.

Praia Central
Possui 800 metros de extensão, é a praia mais movimentada pelos turistas que visitam a cidade. Isso se dá em função de diversos serviços turísticos estarem dispostos na orla e ruas próximas. Ladeada pelo molhe de pedras, a praia central estende-se desde esse molhe até o Costão dos Náufragos. Aqueles que gostam de um bom passeio à beira-mar, podem percorrer toda a extensão da central em poucos minutos. Partindo do molhe, em direção ao Costão dos Náufragos, pode-se encontrar um visual típico do litoral: o colorido dos barcos artesanais, no ponto conhecido como “Porto dos Pescadores”.

Praia das Pedras Negras - do Sol
A denominação desta praia, situada antes do Costão das Pedras Brancas e Negras, veio dos surfistas, que frequentemente a utilizam para seu surf-treino e performances. Além desse esporte, a praia é também procurada pelos banhistas em virtude de seu visual; o entardecer ali é deslumbrante.

Costão Pedras Brancas e Pedras Negras
Encontro natural e raríssimo de dois costões de pedras, paralelos formados por uma divisa de pedras brancas e negras. A relevância científica e ecológica deste afloramento rochoso advém de sua antiguidade. Separa a Praia do Sol da Praia da Barrinha e tem como característica principal a divisão de cores. Do alto do costão podem ser avistadas várias praias da cidade.

Praia das Pedras Brancas - Barrinha
Possui mar calmo e foi denominada Barrinha pelos pescadores mais antigos de Itajuba Ela se estende desde o Costão das Pedras Brancas e Negras, no sentido sul, até o Rio Itajuba, onde inicia o acesso ao Morro e Praia do Grant.

Praia do Grant
Localizada entre a Praia da Barrinha e a Praia do Cerro, tem como principal característica: os barcos de pescas artesanais atracados próximos à praia, a presença da Ilha das Canas/Canavieiras ou do Grant, e de inúmeras pedras espalhadas pela areia e pelo mar. Os pescadores vendem peixes e camarões frescos nos períodos da manhã e da tarde, durante todo o ano.
Na Ilha do Grant também está a Gruta de Nossa Senhora dos Navegantes de onde, anualmente, parte a tradicional procissão em homenagem à santa.

Praia do Cerro
Em castelhano, cerro quer dizer “montanha”. O nome dado a este recanto foi assim escolhido por ser a última praia de Barra Velha, que se inicia logo após o Morro do Grant e se estende até a divisa com Balneário Piçarras. A Praia do Cerro tem mar grosso, e é também procurada pelos surfistas. Além do banho refrescante, outros atrativos são os quiosques, que atraem os banhistas.

Lagoa
Estende-se paralelamente ao mar e possui 6 km de extensão. Por possuir águas calmas, é especial para a prática de esportes aquáticos. Em uma de suas extremidades, está a Praça Lauro Carneiro de Loyola ao Centro e na outra, o encontro com o Rio Itapocu e com o mar.


Lazer e Entretenimento

Outros Espaços e Passeios


Parada Ferretti
Em Barra Velha pode-se encontrar além de suas belezas naturais, equipamentos muito bem estruturados e que atraem grande fluxo de pessoas durante o ano.
Um deles é a Parada Ferretti, que localiza-se aos margens da BR 101, sentido sul/norte no km 91,5. Ela oferece uma variedade de serviços, como posto de combustível, lojas de produtos artesanais e coloniais, vestuários, decoração e móveis rústicos, além de um ótimo restaurante.

Praça Lauro Carneiro de Loyola
A Praça Lauro Loyola, como é conhecida, está localizada no Centro de Barra Velha.
Ela está próxima a hotéis, pousadas, comércios, restaurantes, sorveterias, agências bancárias e também aos atrativos naturais como a lagoa e Praia Central.
Para o lazer, há opções como o Parque infantil, Academia da saúde, Palco para apresentações musicais e culturais, Área para descanso, além de um Trapiche para dele visualizar a paisagem da lagoa.


História e Cultura

Museus, Casas de Cultura, Memoriais e Monumentos


Ponte Pênsil
barravelha_pontepensil

Está situada a 4 km do Centro é um grande atrativo da cidade, segue o estilo da consagrada “Hercílio Luz”. A ponte oferece um visual belíssimo da lagoa e, ao longe, do centro do balneário. É destinada à travessia de pedestres e ciclistas, e constitui-se em importante ligação entre o mar da Península e o continente, além de impulsionar o mercado imobiliário da região.


Eventos

Celebrações Religiosas


Festa do Divino Espírito Santo
A Festa do Divino Espírito Santo é a principal festividade folclórica e religiosa de Barra Velha. Com aproximadamente dois séculos de história no município, representa a religiosidade e tradição trazida pelos colonizadores açorianos.
Momento de encontro e reencontro da comunidade que participa das festividades iniciada com a visita das Bandeiras do Peditório, novena e Festa com destaque para o Cortejo Imperial e Coroação dos Imperadores.


Localização Geográfica

veja o mapa ampliado
Agenda
Pesquisar