Braço do trombudo

Entre os anos de 1.920 e 1.921, Braço do Trombudo recebeu seus pioneiros que se deslocaram de Blumenau e regiões vizinhas se aventurando a subir as margens do rio Itajaí – Açu, procediam das mais diversas regiões da Alemanha. as primeiras famílias desbravaram terras através de precárias trilhas entre as matas.
Nesta época, já havia ligação entre o planalto serrano e o litoral catarinense que passava por Braço do Trombudo, por estradas precárias, sendo inicialmente feito o transporte em lombo de animais, depois por carroceiros, até a chegada dos primeiros caminhões, que faziam suas paradas nos pontos estratégicos – km 10, km 15, km 20 e Serril.
Nome Trombudo originou-se do fato de que na região existiam muitas antas, cujas trombas, associadas ao formato do leito do rio que, em suas descidas formava imensas trombas, e pelo fato de que os colonos baseavam-se em fatos da natureza para denominar novos lugares, surgiram daí nomes como Barra do Trombudo, Trombudo Central, Trombudo Alto (Agrolândia) e Braço do Trombudo.
EMANCIPAÇÃO: o município foi emancipado através da Lei Estadual n.º 8.355, de 26.09.91 e sua instalação oficial deu-se em 01.01.93. sendo desmembrado do município de Trombudo Central, mas pertencendo aquela comarca.

Gastronomia

Rota das Cervejas


IMG-20170329-WA0026
​BESSER BIER
A Besser Bier é uma microcervejaria que iniciou suas atividades no final de 2015. Com capacidade de produção de até 4000L/mês, segue os tradicionais estilos da escola alemã.
É localizada no interior da cidade de Braço do Trombudo, na localidade de Ribeirão Ernesto, na propriedade da família Eddinger, conta com equipamentos de primeira linha, mão de obra especializada e trabalhamos com as melhores matérias primas, todas importadas, sendo da Alemanha, Bélgica e Patagônia.
A Besser Bier traz o que há de melhor no mundo das cervejas artesanais. Não é preciso ir até a Baviera para beber uma autêntica cerveja, nós trazemos até você.
Nossa estimativa para 2017 é de crescimento. Estamos aumentando nossa capacidade de produção para poder atender a todos da melhor forma possível.
Hoje contamos com 6 estilos de cervejas, a Oktoberfest, Pilsener, Hefeweizen, Kristall Weisse, Munich e Schwarzbier . Também oferecemos um copo de cristal para cada estilo, pois cada cerveja tem um copo apropriado para ser degustada. Além das cervejas em garrafas, também temos o Chopp em barris de 30 e 50 litros.
Contato: (47) 9 9997-9959 / (47) 9 9666-9707
Estrada Geral Riberão Ernesto, SN
Braço do Trombudo / SC





Cervejaria Casa da Oma
Após o retorno de um amigo, de uma viagem à Alemanha, no ano de 2008, este comentou sobre a qualidade das cervejas daquele país. Isto despertou a curiosidade de como se produzir uma cerveja artesanal com as mesmas condições e qualidade daquele país. Na oportunidade, foi adquirido o primeiro kit cervejeiro, em panelas, e deu-se início à produção das primeiras cervejas artesanais, produzindo-se, inicialmente, cerveja de trigo (Weissen). Até hoje, lembra-se do som emitido quando do destampe da primeira garrafa produzida. Entretanto, mesmo após algumas outras receitas desenvolvidas, devido aos compromissos profissionais diários de seus responsáveis, acabou-se por não se dedicar, como necessário, à produção da cerveja e o projeto foi, ao menos momentaneamente, esquecido. No final do ano de 2014, em um encontro de seis amigos, enquanto degustavam cervejas artesanais, retomou-se a ideia, questionando-se, uns aos outros, o porquê não desenvolverem, em conjunto, uma receita própria. Empolgados, comprometeram as férias daquele ano e, com o empenho dos seus décimos terceiros salários, adquiriram um equipamento semiautomatizado visando, desde aquele momento, uma produção mais qualificada. Assim, retomaram a produção de cervejas artesanais, fabricando-as durante as noites, finais de semana e feriados, ainda em razão das suas atribuições profissionais. Passados pouco tempo do reinício da produção, quando perceberam, amigos e conhecidos estavam pedindo as cervejas produzidas para degustarem e estas começaram a estar cada vez mais presentes entre os seus círculos de amizade. Logo, então, decidiu-se dar um segundo passo e montar uma cervejaria, devido ao sucesso da mesma e a produção destinada também a comercialização, assim tornamo-nos uma cervejaria cigana, para uma produção de maior dimensão. Com tudo organizado, chegou-se ao dilema do nome. E, depois de muitas análises e pesquisas, escolheram o nome SIX, em homenagem aos seis amigos que iniciaram esta empreitada e, igualmente, de uma forma carinhosa, a todos os amigos existentes, porque entende-se que devemos valorizar as amizades e, ao lado delas, celebrarmos a vida!
Endereço: Rua dos pioneiros, 146
Bairro: Centro
Cidade: Braço do Trombudo. SC
Contato: Mateus Peyerl – (47) 3547-0335 / 9 9729-5028 / 9 9628-1413
www.sixhomebrew.com.br
Email: contato@fogodacana.com.br
Horário de Funcionamento: Mediante agendamento para visitação com os telefones acima, ou horário comercial durante a semana.


Alambiques


 


Cachaça Fogo da Cana
Situada em Braço do Trombudo, município do interior do alto vale do Itajaí/SC a Destilaria REX nasceu com o objetivo de desenvolver uma cachaça artesanal de alambique que satisfaça os mais requintados e exigentes paladares. Consolidando a interação entre paixão, trabalho, conhecimento e tecnologia, a Destilaria REX encontrou seu caminho neste investimento promissor. Suas instalações são equipadas com o que há de melhor para garantir um processo artesanal e com controle de qualidade rigoroso. Os barris de carvalho utilizados no envelhecimento contam com uma tecnologia inovadora e realçam ainda mais aquele sabor característico de um produto artesanal, de uma boa cachaça envelhecida. Nada melhor que "Fogo da Cana" para expressar a verdadeira essência deste produto tão originalmente brasileiro, a cachaça. A cachaça já foi Premiada no Concurso Mundial de Bruxelas.(2010-Serie Prata).
Endereço:Rua Dom Pedro I, 990 
Bairro: Centro 
Cidade: Braço do Trombudo/ SC 
Contato: (48) 3413.8411 / (47) 3547-0335
www.fogodacana.com.br
Email: acapacq@gmail.com
Horário de Funcionamento: O alambique é aberto diariamente para visitações individuais ou em grupo. O horário de visitação ao alambique é de segunda a sexta-feira, das 7:30h às 12:00h e das 13:00h às 18:00h. 



Localização Geográfica

veja o mapa ampliado
Agenda
Pesquisar