Canoinhas

A Guerra do Contestado teve em Canoinhas um de seus principais cenários. O Museu Histórico Orty Machado possui um bom acervo sobre o conflito e merece ser visitado. Outro museu que se destaca é o da Erva-Mate, cujo cultivo impulsionou o desenvolvimento econômico do município e originou o principal evento de Canoinhas: a Festa da Erva-Mate. Você também não pode deixar de conhecer na região uma das mais antigas cervejarias artesanais do Brasil.

Eventos

Celebrações Religiosas


Festa de Santa Cruz
Em maio, no Salão da Igreja Matriz Cristo Rei.


Festas Típicas


Festa Estadual da Erva-Mate (Fesmate)
A maior festa do município, no Parque de Exposições Ouro Verde. Em setembro.

Festa da Manteiga
Em novembro, no distrito de Marcílio Dias.

Festa do Tiro
Em outubro, na sede do Clube de Tiro ao Alvo do bairro Campo d'Água.


História e Cultura

Patrimônio Histórico


Distrito de Marcílio Dias
Colonizado por alemães, mantém arquitetura tipicamente germânica. Há ainda um casario de madeira com influência norte-americana, resultado da presença da Southern Brazil Lumber & Colonization Company. No local, o visitante pode desfrutar da gastronomia típica da região, grande produtora de manteiga. A 6 km da sede do município.

 


Museus, Casas de Cultura, Memoriais e Monumentos


Museu da Erva-Mate
Localizado no Parque de Exposições Ouro Verde, mostra a cultura da erva-mate, desde o processo artesanal de produção até a industrialização. Terça a sexta, 9h às 12h e 13h às16h; sábado e domingo, com agendamento.
Às margens da BR-280.
Fone: (47) 3622-0609.

Museu Histórico Orty Machado
Reúne armas, objetos, utensílios domésticos, instrumentos de trabalho e fotos da Guerra do Contestado, dos colonizadores e dos índios xoclengues que habitavam a região. Segunda a sexta, 8h às 12h e 13h30 às 17h30.
Rua Vidal Ramos, 632, Centro.
Fone: (47) 3622-0609.

Museu de Arte de Canoinhas (MAC)
Funciona anexo à Fundação Cultural e recebe exposições temporárias, especialmente as que reúnem trabalhos dos alunos de Artes Visuais e Design da Universidade do Contestado (UnC). Terça a sexta, 9h às 12h e 13h30 às 16h30.
Rua Vidal Ramos, 632, Centro.
Fone: (47) 3622-0609.


Turismo Religioso

Festa de Santa Cruz
Em maio, no Salão da Igreja Matriz Cristo Rei.

Localização Geográfica

veja o mapa ampliado
Agenda
Pesquisar