Concórdia

Colonizada por imigrantes alemães e italianos oriundos do Rio Grande do Sul, Concórdia oferece variadas atrações para os visitantes. O cartão-postal da cidade é a Praça Dogello Goss e sua bela fonte de águas dançantes. O turismo religioso também é destaque no município. A Gruta Nossa Senhora de Lurdes recebe visitantes diariamente, e alguns acreditam que a água que jorra dos pés da santa é milagrosa. Quem preferir optar pelo turismo rural vai conhecer propriedades encantadoras, que oferecem café colonial, passeios de barco, pescarias e muito outras atividades. E a cidade, que também apresenta forte influência gaúcha, conserva o mais antigo Centro de Tradições Gaúchas do estado, local de grande visitação durante todo o ano.

Turismo Rural

Conheça de perto o estilo de vida das famílias que trabalham com agricultura e pecuária. As propriedades rurais localizadas próximas à região central da cidade oferecem trilhas ecológicas, cascatas, passeios de barco, pescaria, café colonial e almoço típico.


Caminho da Roça
No ano de 2002 por iniciativa do Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal de Concórdia um grupo de agricultores familiares visitaram um projeto exitoso de agroturismo em Santa Rosa de Lima em SC.
Após a visita, com o interesse de alguns agricultores familiares em trabalhar um roteiro de agroturismo o assunto foi levado ao Conselho Municipal Municipal de Turismo que obteve a aprovação para que fosse implantado.
Na época foi feita uma parceria com o curso técnico em turismo com ênfase em agroturismo do Senac Concórdia. Após meses de trabalho e várias reuniões com a comunidade, os alunos apresentaram o diagnóstico realizado e o nome sugerido para o roteiro foi Caminho da Roça. Com a provação unânime dos membros presentes no dia 17 de julho de 2002, numa reunião ocorrida na comunidade de Lageado dos Pintos, foi fundada oficialmente a associação de agroturismo.
Após um período de capacitação e preparação das propriedades o Roteiro foi lançado oficialmente no ano de 2005.
Atualmente o Caminho da Roça é um roteiro de agroturismo referência no Oeste de Santa Catarina com produtos diversificados. Um leque de opções, excelente gastronomia, e agricultores familiares preparados para receber desde grupos familiares que se deslocam de automóvel como grupos de turismo de lazer e missões técnicas.
Venha conhecer o Caminho da Roça e viver a experiência do sabor da Roça na comunidade de Lageado dos Pintos, em Concórdia.
A visita será inesquecível e os agricultores familiares estão preparados e esperando para recebê-lo de braços abertos.

Site: www.caminhodaroca.tur.br


Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Concórdia:
Fone: (49) 3441-2136


Águas do Oeste Catarinense Convention & Visitors Bureau:
Fone: (49) 3444-5546


Agência Sul Encantos Turismo:
Fone: (49) 3444-7434 / (49) 9938-0300 / (49) 9943-5858

História e Cultura

Patrimônio Histórico


Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário
Construída no início da década de 1970, possui linhas da arquitetura germânica. Destaca-se o vitral da ressurreição de Cristo.
Rua Marechal Deodoro, 473, Centro. Fone: (49) 3442-0358.
www.paroquianossasradorosario.com.br


Patrimônio Histórico Italiano


Igreja de Pinheiro Preto
Toda de madeira, tem arquitetura típica italiana.
Rua Silvino Ciarini, 535, Industriários. Fone: (49) 3442-1772.


Museus, Casas de Cultura, Memoriais e Monumentos


Museu Histórico Hermano Zanoni
Foi criado pela Lei nº 1.439, de 2 de dezembro de 1976, com a denominação de Museu Histórico de Concórdia. Em 17 de agosto de 1999, pela Lei nº 3.171, passou a ser denominado de Museu Histórico Hermano Zanoni. O homenageado trabalhou na Companhia Colonizadora Mosele, de 1945 até os últimos dias em que a colonizadora permaneceu em Concórdia.
E-mail: museu@concordia.sc.gov.br
Telefone: 49 3444-5075
Horário de Funcionamento: A visitação é gratuita e pública. Ocorre de segunda a sexta-feira das das 8h às 11h30 e das 13h30 às 19h.


Galeria Municipal de Artes
Inaugurada em 3 de setembro de 2011, a Galeria é um espaço para a exposição e mostra da produção artística local, regional e nacional, oportunizando o diálogo das diferentes manifestações estéticas, artísticas e culturais. Desde sua criação mantém ininterrupta agenda com programação eclética.
E-mail: galeriamunicipal@concordia.sc.gov.br
Telefone: 49 3444-5471
Horário de Funcionamento: Horário de atendimento público e gratuito: de segunda a sexta das 9h às 11h30 e das 14h30 às 19h.


Biblioteca Pública Municipal Júlio da Costa Neves
Criada pela Lei nº 677, de 11 de novembro de 1963, e inaugurada em 30 de junho de 1967, a Biblioteca Pública Municipal Júlio da Costa Neves homenageou o tabelião de notas da Comarca de Concórdia em 1942. Júlio da Costa Neves participava de atividades culturais no município, dirigindo diversas entidades, dentre elas o Clube Aliança e o Hospital São Francisco.
Ele foi vereador e sempre estimulou a leitura tendo participado do processo de criação da Biblioteca Pública Municipal. A Biblioteca possui um acervo de 24.770 mil livros utilizados para pesquisa pública e gratuita, além de dispor de internet e desenvolver o programa Leitor Assíduo, sempre objetivando ampliação do público leitor.
Conta com excelente lista de periódicos e revistas recebidas mensalmente ou semanalmente à disposição da comunidade leitora.
E-mail: biblioteca@concordia.sc.gov.br
Telefone: 49 3444-5075


Centro de Tradição Gaúcha Fronteira da Querência
O GTG foi fundado em 18 de dezembro de 1927 e é considerado o mais antigo do Estado de Santa Catarina.
A área física é composta de um galpão crioulo com 1.200 m², acomodando no salão 1.500 pessoas, estando disponível: bancos para até 6 pessoas, pista de dança de 600 m² com cadeiras, uma sala de apoio para 10 pessoas, estacionamento para 300 carros e 10 ônibus, cozinha, área deconvivência, secretaria, palco.
E-mail: ctg@ctgfronteiradaquerencia.com.br
Telefone: 49 3442-9031


Chafariz
Está localizado no centro da Praça Dogello Goss, possui fonte luminosa, que embeleza a paisagem noturna da cidade. Foi construída em 1967 com o objetivo de remodelar a praça. A obra levou três anos para ficar pronta e sua inauguração ocorreu no dia 12 de dezembro de 1969.


Memorial Attilio Fontana
O Memorial Attilio Fontana foi inaugurado em 7 de agosto de 2000, por ocasião das comemorações do centenário de nascimento de Attilio Fontana, fundador da Sadia S.A.. Attilio Fontana também foi senador da República e destacado como um dos empresários do século XX.
Edificado junto à antiga residência do homenageado, em uma área de 11.000 m², com variado acervo de árvores frutíferas e ornamentais plantadas pelo próprio Attilio, o local foi transformado em centro de cursos, eventos e manifestações culturais, artísticas, educativas e musicais para toda a sociedade local e recebe inúmeros visitantes.
E-mail: memorial@memorialattiliofontana.com.br
Telefone: 49 3444-0314
Horário de Funcionamento: Terça a sábado, das 15h às 20h.


Museu Angelo Spricigo
Conheça a maior coleção de máquinas de costura do Brasil.
O acervo é constituído pro mais de 1.600 exemplares de máquinas de costura, com cerca de 170 marcas diferentes.
Localização: Rua Romano Anselmo Fontana, 346 - Centro, Concórdia/SC
Mais informações pelo site www.angelospricigo.com.br


Espaços Culturais, Galerias, Salas de Teatro e Cinemas


Fundação Municipal de Cultura e Teatro Municipal
A Fundação Municipal de Cultura, com sede própria na Rua Abramo Eberle, 322, Centro, oferece gratuitamente oficinas artísticas de teatro, música (acordeon, piano, violão, teclado e guitarra) e dança (popular, folclórica, de rua e recreativa). Aproximadamente 550 alunos são atendidos nas diversas oficinas.
A Fundação Municipal de Cultura (FMC) foi criada em 20 de janeiro de 1989, pela Lei nº 2.288, com finalidade de planejar, colaborar, promover, supervisionar e executar a política de desenvolvimento cultural do Município de Concórdia.
E-mail: cultura@concordia.sc.gov.br
Telefone: 49 3442.3930



Turismo Religioso

Conheça as igrejas, o santuário e a gruta religiosa mais visitada da região.

Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário
A Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário foi construída em 1970, em estilo moderno funcional, com linhas da arquitetura germânica. As imagens em madeira foram esculpidas por um artista tirolês. A decoração do Presbitério aproveitou os vitrais existentes na antiga igreja, proporcionando uma maior iluminação ao ambiente.
E-mail: lucila@paroquianossasradorosario.com.br
Telefone: 49 3442.0358

Igreja Pinheiro Preto
A Igreja Pinheiro Preto foi atingida pela Barragem da Usina Hidrelétrica de Itá e relocada da Comunidade de Pinheiro Preto para o Bairro dos Industriários, próximo à Escola Waldemar Pfeiffer. Possui arquitetura típica italiana.
Telefone: 49 3442-1772

Santuário Nossa Senhora da Salete
O Santuário de Nossa Senhora de Salete está localizado em Linha Salete, distante 3 Km do centro do Município. Construído pela comunidade católica, o santuário é cercado por uma bela paisagem natural.
Atualmente, o local tem uma nova igreja com capacidade para abrigar cerca de 500 fiéis. Essa igreja faz parte de um conjunto arquitetônico que eleva a ainda mais a espiritualidade e mística do lugar.
Possui ainda um Centro Comunitário com infra-estrutura, churrasqueiras, serviços de bar e cozinha.


Lazer e Entretenimento

Parques


Parque Estadual Fritz Plaumann
Localizado na linha Sede Brum, o parque é uma grande conquista na questão de preservação da flora e fauna de nossa região. O parque possui várias trilhas ecológicas abertas à visitação. Atendimento de pessoas qualificadas que servem de guias para as caminhadas.
Sua área de 741 hectares, protege importante remanescente da Floresta Estacional Decidual (Floresta do Rio Uruguai), sendo esta a mais ameaçada do estado de Santa Catarina. Aproximadamente um terço de seu território é constituído por uma ilha que se originou com a formação do reservatório da Hidrelétrica Itá.
Está localizado inteiramente no município de Concórdia, região Oeste de Santa Catarina, e foi criado para compensar os impactos ambientais gerados pela implantação da Usina Hidrelétrica Itá (UHEI).
E-mail: contato@parquefritzplaumann.org.br
Telefone: 49 9978-3198
Horário de Funcionamento: Pela manhã somente com agendamento (Horário: das 8h às 12h).  À tarde os portões estão abertos ao público das 14h às 17h.
Sábados: aberto ao público - das 9h às 17h
Domingos: aberto ao público - das 13h às 18h


Praça Dogelo Goss
Inicialmente, no ano de 1926, a praça chamava-se Santos Dumont. Mais tarde, passou a se chamar Praça Dogello Goss. Na praça, encontramos uma concha acústica, palco de muitas manifestações culturais.
Na parte subterrânia encontram-se os sanitários públicos completamente reformados em 2012. Hoje, além dos banheiros masculino e feminino, também há um fraldário e plataforma elevatória para utilização de portadores de necessidades especiais.
Como atração, a Praça ainda tem a fonte sonoro-luminosa que é conhecida como "águas dançantes", arborização organizada em canteiros e um parque infantil.  


Outros Espaços e Passeios



Espaço Crescer e Eventos
Ampla área de lazer interna e externa, com saunas, piscinas, canchas esportivas, trilhas para caminhadas, açude para pesca e local para camping. Oferece terapias alternativas e completa estrutura para receber crianças em colônia de férias. Espaço para festas com refeições e hospedagem para 50 pessoas. Capacidade sala de reuniões: 80 pessoas
E-mail: contato@espacocrescereventos.com.br
Telefone: 49 3442-1191 / 9989-0896


Ponte do Rio Uruguai
A Ponte do Rio Uruguai está localizada na BR-153, na divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Tem 630 metros de extensão, 13 metros de largura e localiza-se a 23 metros acima da antiga ponte, que ficou submersa com a formação do lago da Barragem de Itá.
A ponte é composta de 11 pilares e oferece uma privilegiada vista das paisagens da Região Meio Oeste.



Eventos

Festas Típicas


Festa Nacional do Leitão Assado
A Festa Nacional do Leitão Assado (FENAL) é realizada anualmente no município.


Localização Geográfica

veja o mapa ampliado
Agenda
Pesquisar