Guabiruba

Guabiruba foi emancipada de Brusque em 10 de junho de 1962 e conta com mais de 20 mil habitantes. Possui uma intensa diversidade cultural. Cultura que pode ser vivenciada nos grupos de dança como Alle Tanzen Zusamenn, Tutti Buona Gente, Banda Das Lebenslied e GlockenChor (Coral de Sinos). Seus tradicionais eventos passam pela Festa da Integração, Notte Italiana,Stadtplatzfest, Pelznickelplatz e Teatro Paixão e Morte de Um Homem Livre.
O ecoturismo e esporte de aventura também são atrativos de Guabiruba, além do Turismo Religioso. A indústria têxtil é a base da economia local. Criamos e exportamos moda com a qualidade guabirubense, que vai da confecção do fio ao acabamento do tecido.

 

Ecoturismo e Esportes de Aventura

Voo Livre, Paraquedismo e Planador



Morro São José

Localizado no bairro do Aymoré possui 900m de altura. O local já sediou uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Voo Livre.



Gastronomia

Rota das Cervejas



Cervejaria Kiezen Ruw

É uma cervejaria artesanal, catarinense, que produz cervejas capazes de surpreender os apreciadores deste valioso líquido. A fábrica localizada no bairro Planície Alta, em um local bucólico entre as árvores e cachoeiras, produz cervejas Lagers e Ales, dos tipos, bock, Pilsen, APA, ESB Welzen, dentre outras.

Rua Planície Alta, 5150, Planície Alta. Tel.: (47) 3147-0046. Site: http://www.kiezenruw.com.br/



Gastronomia Alemã



Descubra as panificadoras e confeitarias de Guabiruba, que servem os deliciosos doces alemães, tortas e outras receitas com influência regional, como a cuca com cobertura de farofa e banana. Destaque também para o tradicional marreco com repolho-roxo e para uma fábrica de cerveja artesanal.

Churrascaria Schumacher

Traz o melhor da culinária alemã, com o tradicional marreco recheado com repolho roxo acompanhado de saladas, carnes e vasta carta de bebidas. Restaurante familiar e muito visitado por todas as celebridades do Brasil. Rua Brusque, 507, Centro. Tel.: (47) 3354-0182



História e Cultura

Patrimônio Histórico



Câmara Municipal de Guabiruba

Possui fachada em estilo enxaimel. Atendimento de segunda a sexta, 8h às 12h e 13h30 às 17h30. Rua Dez de Junho, 253, Centro. Tel.: (47) 3354-0655. Site: http://www.camaraguabiruba.sc.gov.br/



Eventos

Festas Típicas



Festa da Integração

A principal festa da cidade. Criada para comemorar o aniversário do município com objetivo de integrar todas as culturas estabelecidas na cidade. Acontece sempre no mês de Junho com shows musicais e culturais, desfile e várias outras atividades.




Stadtplatzfest

Uma das festas de rua mais tradicionais da região! Um momento para celebrar a família e amizade. Acontece sempre no mês de Julho.




Pelznickelplatz

No entardecer dos dias 6 e 24 de dezembro, o Pelznickel sai das matas onde reside e invade as ruas da Guabiruba para dar uma lição nas crianças que não se comportaram bem durante o ano, com o intuito de que reflitam e melhorem suas atitudes no ano seguinte. Cobertos de folhas, barba-de-velho ou trapos de roupas escuras, com chifres e máscaras assustadoras e carregando correntes, chicotes ou varas, eles auxiliam o Papai Noel na tarefa de entregar presentes para aqueles que foram bonzinhos, bem como amedrontar e até castigar as crianças que andaram aprontando ao longo do ano. “Pelz - pelagem, pelos." "Nickel - diminutivo de Nicolau." A Pelznickelplatz atualmente atrai mais de 14.000 visitantes! A visitação é aberta no mês de dezembro.




Notte Italiana

Festa para celebrar a cultura italiana.



Celebrações Religiosas



Caminhada Ecológica e Religiosa do Morro de São José

Percurso de 800 metros com 42 capelinhas instaladas às margens do caminho da fé, que inicia no bairro Aymoré (há um pórtico na rua Padroeiro São José) e culmina no alto do morro, no oratório de São José, local em que é possível ter uma linda vista da cidade. Outro acesso é via bairro Planície Alta.

Teatro Paixão e Morte de Um Homem Livre

É considerada uma das maiores e mais belas peças teatrais do Sul do país, que narra momentos especiais da vida de Jesus Cristo e seus últimos minutos aqui na terra através de sua paixão, morte e ressurreição. Apresentada sempre na Semana Santa dos anos ímpares, conta com a participação de cerca de 400 colaboradores, entre atores e equipe técnica. A peça é apresentada em um grande cenário distribuído em 400 metros quadrados de palcos a céu aberto, mais de 100 mil watts entre som e iluminação e figurino produzido após muitas pesquisas.

http://www.aacsp.com.br/



Compras

Produtos



Produtos

Aproveite a qualidade, a variedade e os ótimos preços das lojas de fábrica da Guabiruba para comprar artigos de cama, mesa e banho, confecções, malhas e artesanato.



Localização Geográfica

veja o mapa ampliado
Agenda
Pesquisar