Imbituba

A natureza é o grande atrativo de Imbituba. Quem visita a Praia do Rosa, única representante brasileira no Clube das Mais Belas Baías do Mundo, encanta-se com a combinação de mar, lagoa e Mata Atlântica preservada. Pousadas de charme e restaurantes sofisticados atraem um seleto grupo de turistas, assim como surfistas. Outra praia famosa é a da Vila, que costuma sediar etapas do Circuito Mundial de Surfe (WCT). Já a Praia e a Lagoa de Ibiraquera são os picos preferidos dos praticantes de windsurfe e kitesurfe. A vida noturna costuma ser agitada no verão, bem diferente do inverno, quando outro tipo de turista procura a região. O município abriga a Área de Proteção Ambiental da Baleia-Franca e desenvolveu o turismo de observação de baleias. Entre junho e novembro, esses cetáceos deixam a Patagônia e vêm ter seus filhotes nas enseadas abrigadas da costa sul catarinense. Há operadoras especializadas que levam os turistas aos locais onde as baleias passeiam, evitando sempre importunar o animal. Outros destaques da região são o Porto de Imbituba e o Centro Histórico.

Ecoturismo e Esportes de Aventura

Observação de aves


Roteiros especiais
Organizados pelas operadoras de turismo, visitam parques ou percorrem trilhas pela Mata Atlântica com o objetivo específico de observar aves.

Mais Informações



Turismo Vida Sol e Mar
Oferece passeios de barco para mergulho e observação de baleias, além de observação de aves.
Rua Manoel Álvaro de Araújo, 200, Centro.
Fone: (48) 3254-4199
www.vidasolemar.com.br


Observação de Baleias



IBF - Instituto Baleia Franca - Estrada Geral a Praia do Rosa, s/nº - Bairro Ibiraquera, Imbituba - SC / Brasil CEP 88780-000 / Caixa Postal 108. Email: contato@institutobaleiafranca.org.br -  www.institutobaleiafranca.com.br




Saídas embarcadas para Observação de Baleias - Quem deseja ver os cetáceos de perto pode fazer passeios embarcados, com guias especializados, biólogos e segurança garantida. A costa, repleta de enseadas protegidas por promontórios, tem pontos de observação privilegiados. Imbituba está no centro da Área de Proteção Ambiental da Baleia-Franca (APA) e abriga o Centro Nacional de Conservação da Baleia-Franca (Praia de Itapirubá). Fone: (48) 3255-2922 - www.baleiafranca.org.br




Casa Verde / Experiências  Observação de Baleias Francas e Turismo Ferroviário, Passeios Culturais, Ecológicos e Aventuras. Reservas de hospedagem. Realização de eventos corporativos e seminários técnicos. Imbituba / Garopaba / Laguna - Contatos: (48) 3355-3030 - (48) 9144-1531 (Jeser Batista) - contato@casaverde.tur.br - www.casaverde.tur.br  




Rota das Baleias - Cicloturismo - Um roteiro especial leva o ciclista desde a Praia de Itapirubá até a Praia do Sonho (em Palhoça, na região da Grande Florianópolis) para observar as baleias-francas, que se reproduzem na região entre junho e novembro. O trajeto passa por costões, dunas, restingas e diversas outras praias de Imbituba e Garopaba. O passeio também pode ser iniciado no Farol de Santa Marta (em Laguna) e tem duração de 2 a 4 dias, sendo acompanhado por guias que falam inglês, espanhol e alemão.




Caminhos do Sertão Cicloturismo - Fone: (48) 3234-7712 / 8407-8103  - www.caminhosdosertao.com.br




Turismo Vida Sol e Mar - Fone: 48 3254-4199 - www.vidasolemar.com.br




Associação de Guias da APA (AGTA) - Orientam sobre a observação de baleias. Av. Presidente Vargas, 373, Centro. Fone: (48) 9977-6352 / 9948-2224 - www.juliocesarcetaceo.blogspot.com




 



Surfe


Praias da Vila, do Rosa, do Porto e de Ibiraquera
A da Vila chama a atenção por suas ondas, que podem chegar a 5 m de altura. No local, é realizada a única etapa latino-americana do Circuito Mundial de Surfe (WCT). A Praia do Rosa também atrai muitos surfistas, principalmente nos cantos Norte e Sul.

Mais Informações



Escola do Capitão Davi
Surfe.
Praia do Rosa, anexo ao deque da Pousada Fazenda Rosa.
Fone: (48) 9905-7002.

Escola Kite & Surf
Fone: (48) 3255-1251 / 9973-7439
www.kiteesurf.com
ibirakiteesurf.blogspot.com

Pousada Raia 1
Indica cursos de surfe, windsurfe e kitesurfe.
Estrada Geral Barra Ibiraquera, 84, Barra de Ibiraquera.
Fone: (48) 3355-0065
www.pousadaraia1.com.br


Windsurfe, Kitesurf, Vela e outros Esportes Náuticos


Lagoa e Praia de Ibiraquera
Um dos melhores pontos para kitesurfe e windsurfe em ondas do país é a Praia de Ibiraquera. A Lagoa de Ibiraquera é indicada para a modalidade slalom. Há operadoras locais, que inclusive alugam equipamentos de stand-up paddle (surfe com remo).

Mais Informações



Ibiraquera Kite Center
Fone: (48) 3354-0901/9945-3271
www.ikc.com.br

Escola Kite & Surf
Fone: (48) 3255-1251/9973-7439
www.kiteesurf.com

Escola de Windsurf Porto Jerivá
SC-434, Km 13.
Fone: (48) 9977-4356.


Rafting e Canoagem


Barra de Ibiraquera
Passeios de caiaque na belíssima Lagoa de Ibiraquera.


Mountain Biking e Cicloturismo


Rota das Baleias - Cicloturismo
Um roteiro especial leva o ciclista desde a Praia de Itapirubá até a Praia do Sonho (em Palhoça, na região da Grande Florianópolis) para observar as baleias-francas, que se reproduzem na região entre junho e novembro. O trajeto passa por costões, dunas, restingas e diversas outras praias de Imbituba e Garopaba. O passeio também pode ser iniciado no Farol de Santa Marta (em Laguna) e tem duração de 2 a 4 dias, sendo acompanhado por guias que falam inglês, espanhol e alemão.

Caminhos do Sertão Cicloturismo
Fone: (48) 3234-7712 / 8407-8103
www.caminhosdosertao.com.br


Cavalgadas


Mais Informações



Pousada Vida Sol e Mar
Organiza cavalgadas.
Estrada Geral da Praia do Rosa s/n – Ibiraquera.
Fone: (48) 3355-6111.
www.vidasolemar.com.br

Fazenda Verde do Rosa
Organiza cavalgadas.
Estrada Geral da Praia do Rosa s/n – Ibiraquera.
Fone: (48) 3355-7272.


Eventos

Festas Típicas


Festa Nacional do Camarão
A programação inclui feira de produtos industriais e artesanais, shows regionais, nacionais e internacionais, além da culinária típica encontrada na Casa do Camarão, espaço onde diversos restaurantes oferecem pratos e petiscos à base do crustáceo. Em fevereiro, no Pavilhão Municipal de Eventos.
Rua Três de Outubro,s/n, Centro.
Fone: (48) 3255-2374 - Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turístico.


Eventos Esportivos


WCT – World Championship Tour
O Circuito Mundial de Surfe classifica os 45 melhores atletas do mundo no esporte. A única etapa sediada na América Latina acontece na Praia da Vila, próxima ao centro de Imbituba. Normalmente entre abril e maio. Confira o calendário junto a Associação de Surfistas Profissionais, organizadora do evento.
www.aspworldtour.com


Festas Nacionais


Réveillon
O Show da Virada, na Praia da Vila, é promovido pela Prefeitura de Imbituba. Outra praia que se destaca é a do Rosa. As areias ficam lotadas de visitantes que querem aproveitar as festas e assistir o show de fogos promovido pelas pousadas locais. Na tarde de 31 de dezembro, o tráfego de automóveis até o Sul do Rosa é proibido.


Praia e Natureza

Praias


Praia do Rosa
Reconhecida pela Unesco como uma das mais belas baías do mundo, oferece ao visitante uma paisagem encantadora, com boas ondas para o surfe e 2 tranquilas lagoas à beira-mar, cercadas por mata nativa. A estrutura do balneário também se destaca, com pousadas de charme e sofisticados restaurantes. Fica a 22 km do Centro de Imbituba (pela Lagoa de Ibiraquera) e a 18 km de Garopaba. Faz divisa com a Praia Vermelha, ao Norte, e com a Praia do Portinho, ao Sul.
www.praiadorosa.com.br e www.world-bays.com

Praia da Vila
Famosa por sediar a única etapa latino-americana do WCT – World Championship Tour (Circuito Mundial de Surfe).

Outras Praias
A Praia de Itapirubá tem bons hotéis e restaurantes. A Praia d’Água, mais agreste, tem acesso por trilha e apresenta uma fonte de água potável no canto Norte. Bons pontos de pesca podem ser encontrados nos molhes da Praia do Porto. A costa de Imbituba ainda conta com 4 ilhas: das Araras, do Batuta, Santana de Dentro e Santana de Fora. Em todas as praias da cidade é possível observar as baleias-francas durante seu período de reprodução.


Passeios de Barco


Saídas embarcadas para Observação de Baleias
Quem deseja ver os cetáceos de perto, pode fazer passeios embarcados, com guias especializados, biólogos e segurança garantida. A costa, repleta de enseadas protegidas por promontórios, tem pontos de observação privilegiados. Imbituba está no centro da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca (APA) e abriga o Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca (Praia de Itapirubá).
Fone: (48) 3255-2922.
www.baleiafranca.org.br


Cachoeiras, lagoas e outros recantos naturais


Barra e Lagoa de Ibiraquera
A localidade abriga uma tranquila vila de pescadores, muito procurada por suas pousadas de charme e por seus bons restaurantes, onde se destacam os pratos com camarões-rosa (pescados na própria lagoa). Campeonatos nacionais e internacionais de windsurfe e de kitesurfe são disputados na Lagoa de Ibiraquera. A 18 km do Centro.
www.barradeibiraquera.com.br


Gastronomia

Gastronomia Açoriana


Conheça charmosos restaurantes nas praias do Rosa e de Ibiraquera, onde os pratos típicos açorianos, à base de frutos do mar, recebem releituras contemporâneas. A cidade oferece também boas opções de pizzarias e restaurantes de comida oriental.
Veja mais em: www.hagah.com.br


Lazer e Entretenimento

Vida Noturna


Curta a noite nas animadas casa noturnas de Imbituba, que atraem jovens de cidades, estados e países vizinhos. Não deixe de conferir o movimento no centrinho da Praia do Rosa. Veja mais em: www.praiadorosa.pro.br, www.mardelrosa.com.br, www.picodatribo.com.br


Localização Geográfica

veja o mapa ampliado
Agenda
Pesquisar