Itapiranga

A influência dos colonizadores alemães fez de Itapiranga uma atração especial na região dos Caminhos da Fronteira. A cidade foi a primeira do estado a organizar a Oktoberfest, com gastronomia e danças típicas, concursos de chope em metro, tiro ao alvo e desfile de carros alegóricos. As construções em estilo germânico também chamam a atenção, assim como os jardins floridos das casas. Outra atração é o Museu Comunitário Almiro Theobaldo Müller. O seu acervo inclui descobertas arqueológicas que comprovam a presença de civilizações pré-históricas na região. Destaque também para a Igreja Matriz São Pedro Canísio, os passeios de balsa no Rio Uruguai e os mirantes.

Eventos

Festas de Outubro


Oktoberfest

A primeira Oktoberfest do Brasil, como gostam de mencionar os moradores de Itapiranga, celebra a dança, o folclore e a gastronomia típica alemã. A abertura e o encerramento da tradicional festa acontecem, desde 1978, em um dos principais núcleos germânicos da cidade, a Linha Becker. Nos outros dias, as comemorações são realizadas no Complexo da Oktoberfest.
Alto Jardim Bela Vista, Jardim Bela Vista.
Fone: (49) 3677-3040
www.oktoberfestitapiranga.com.br


Eventos Culturais


Festival da Canção Alemã e Par Folclórico
Celebrações típicas realizadas pela comunidade Kolping, na segunda quinzena de agosto.

Festival Canta Itapiranga
Em setembro.


Feiras Agropecuárias, Industriais e Eventos de Negócios


Feira Comercial e Industrial (Efrait)
Vitrine da produção local. Em abril, no complexo da Oktoberfest.

Encontro Nacional de Motociclistas
Em fevereiro, na Avenida Uruguai.


História e Cultura

Museus, Casas de Cultura, Memoriais e Monumentos


Museu Comunitário Almiro Theobaldo Müller
Preserva vestígios de sambaquis, objetos de cerâmica, de pedra lascada e de pedra polida. A presença humana na região há cerca de 8.600 anos foi comprovada por escavações nas barrancas do Rio Uruguai, que revelaram a presença de carvão vegetal, cujas amostras foram submetidas a testes de carbono em museus dos Estados Unidos e da França, confirmando a validade das peças encontradas. Segunda a sexta, 7h30 às 11h30 e 13h às 17h; sábado e domingo, somente com agendamento.
SC-472, s/n, Jardim Bela Vista.
Fone: (49) 3677-0423.


Igrejas


Igreja Matriz São Pedro Canísio

Dedicada a um dos grandes divulgadores da fé católica na Europa, a edificação é considerada uma das mais belas do estado. Segunda a sexta, 7h30 às 11h30 e 14h às 18h.
Rua São Bonifácio, 185, Centro.
Fone: (49) 3677-0006.


Curiosidades


Marco das Três Fronteiras
Sinaliza o ponto de divisa entre Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Argentina. No local, há churrasqueiras, mesas e espaço para camping.
Linha Aparecida, interior.


Praia e Natureza

Cachoeiras, lagoas e outros recantos naturais


Rio Uruguai
As ilhas e quedas d’água formadas nas sete corredeiras do rio são paisagens que fascinam os visitantes e merecem ser contempladas com calma. Também é possível atravessar o rio de balsa para visitar Barra do Guarita e Pinheirinho do Vale – ambas em RS (embarque no Porto de Itapiranga ou em Linha Sete Capela, a 17 km do Centro).


Lazer e Entretenimento

Outros Espaços e Passeios


Mirantes
Para ter uma vista panorâmica da cidade e do Rio Uruguai o melhor ponto é a área externa da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), na Linha do Baú. Há outro mirante seguindo pela ITG-070, em direção à Linha Becker (a 500 m da área de lazer da Barra do Macaco), assim como no bairro Jardim Bela Vista.

Praças
A do Imigrante merece destaque por abrigar a rodoviária municipal (edificação em estilo germânico), além do Monumento ao Imigrante e de uma antiga e bela figueira. Já a Praça das Bandeiras, no centro da cidade, é bem arborizada e dispõe de playground. A Praça dos Pioneiros, na entrada de Itapiranga, também merece uma visita.


Localização Geográfica

veja o mapa ampliado
Agenda
Pesquisar