Lontras

Microrregião: Alto Vale do Itajaí
Emancipação política administrativa:31/12/1961
Habitantes: 11.584 (Estimativa IBGE 2016)
Eleitores: 8.302 (TSE – 2016)
Altitude: 330 m
Área do município: 198,40 km2
Municípios limítrofes: Rio do Sul, Aurora, Presidente Nereu, Apiúna e Ibirama.
PIB: 229.650.100,00
Desenvolvimento Econômico é constituído: 40% Industria, 30% Comércio, 20% Agricultura e 10% Prestação de serviços. 
No município são cultivados fumo, milho, feijão e arroz irrigado, além da criação de aves, de suínos e de gado leiteiro. As indústrias são metalmecânica e facções, entre outras atividades que geram renda e emprego. As atrações naturais são corredeiras e cachoeiras. A antiga ferrovia é outra visita imperdível, com seus túneis e pontilhões.
Os primeiros COLONIZADORES foram ALEMÃES que, carregando seus pertences em burros, avançaram pelas margens do Rio Itajaí-açú, encontrando a região que pertencia às terras adquiridas e depois divididas por Hermann Otto Blumenau, vindo da Alemanha por volta de 1850. O nome da cidade origina-se do mamífero “LONTRA” que vivia na região.
O município foi criado através da Lei nº 791, de 19 de dezembro de 1961, e oficialmente INSTALADO no dia 31 de dezembro de 1961, quando então se DESMEMBROU do município de Rio do Sul.Lontras guarda em seus inúmeros casarios, os TRAÇOS DA HISTÓRIA da colonização do Alto Vale do Itajaí, com vários exemplares de destaque, como é o caso do CASARÃO SCHROEDER, TOMBADO como PATRIMÔNIO CULTURAL DO ESTADO de Santa Catarina.
O município destaca-se também pela PRESERVAÇÃO do patrimônio da EXTINTA ESTRADA DE FERRO Santa Catarina, através da antiga ESTAÇÃO FERROVIÁRIA e de inúmeras EDIFICAÇÕES históricas distribuídas pela cidade, que demonstram a importância de suas famílias na colonização do Alto Vale do Itajaí e a preocupação de seus DESCENDENTES em preservar a MEMÓRIA DOS IMIGRANTES.
Os TEMPLOS RELIGIOSOS com arquitetura diferenciada preservada,apresentam forte apelo histórico e religioso.
Cortada pela antiga Estrada de Ferro Santa Catarina, Lontras é um dos parceiros do Projeto de Revitalização da Estrada de Ferro, denominado Ferrovia das Bromélias, juntamente com Rio do Sul, Ibirama e Apiúna. As TRADIÇÕES HERDADAS dos alemães e ITALIANOS, unem-se em prol do desenvolvimento e enriquecimento de um lugar de grande potencial, através de um povo hospitaleiro e amigo.
Preservar o rico patrimônio cultural do município de Lontras é dever de todo cidadão Lontrense.
Fonte: Município de Lontras.

Gastronomia

Rota das Cervejas


Holzweg Cervejaria
Endereço: Rua Paulo Alves do Nascimento, 387 – Centro
Contatos: 47 3523-0277 / 8819-8817 / 8817-9462 – www.holzweg.com.brwww.facebook.com/cervejariaholzweg


Localização Geográfica

veja o mapa ampliado
Agenda
Pesquisar