Mirim Doce

Devido a mistura de etnias, a cidade apresenta uma rica diversidade cultural que se reflete na culinária, religiosidade, vestuário, linguagem "dialetos alemão e italiano", música, danças e nos clubes e associações, que desenvolvem atividades culturais e esportivas. O principal evento do calendário de Mirim Doce é a Festa do Melhor Arroz.
Outra tradição é o Doce Natal, evento realizado pela prefeitura e que promove uma decoração especial nos principais pontos da cidade com apresentações culturais. Na arquitetura religiosa destaca-se a Igreja São Miguel Arcanjo da localidade de Paleta, também a São João Batista de Pinhalzinho, entre outros templos religiosos nas diversas comunidades, que tradicionalmente celebram os padroeiros em festas populares.
O artesanato em crochê, bordado, pintura e outras técnicas, são tradicionalmente produzidos por senhoras mirindocenses. Na cidade as mãos habilidosas de Lucimaris Simplício Tamanini, a Luci, são conhecidas pelas girlandas, ornamentos, toalhas, tapetes e muitas outras peças elaboradas em patchwork.
A comunidade de Serra Velha fica à aproximadamente 38 quilômetros do centro, no caminho várias belezas naturais, rios e cachoeiras fazem parte do cenário. Para quem é amante da natureza e gosta de aventura a localidade tem muito a oferecer.
Outros atrativos naturais são a Serra do Segredo, cachoeira da Serrinha, Morro da Caixa da Água, Cachoeira do Mirinzinho, Taipa e ainda a Cachoeira do Ribeirão da Caça.

Localização Geográfica

veja o mapa ampliado
Agenda
Pesquisar