Navegantes

Sede de um porto e de um dos principais aeroportos internacionais de Santa Catarina, Navegantes mantém a vocação ligada ao mar e ao mundo náutico. O município de colonização açoriana destaca-se economicamente pelas atividades ligadas à pesca (é o terceiro maior centro de captura e beneficiamento de pescado da América Latina) e à construção naval, com uma numerosa quantidade de estaleiros navais. As praias do Gravatá, do Pontal, Central e Meia Praia são as principais atrações para os turistas, com boas condições para o surfe, pesca e outras atividades de lazer. Na alta temporada, a cidade também ganha uma vida noturna agitada nos picos mais procurados pelos surfistas e na orla gastronômica.

Ecoturismo e Esportes de Aventura

Surfe


Praias do Pontal, do Gravatá e Canto do Molhes
A primeira é bastante procurada por praticantes de surfe e bodyboard. Já a do Gravatá, além de boas ondas, tem bares, restaurantes e casas noturnas movimentadas.


Pesca


Farol da Barra e Pier Turístico
Os pontos mais procurados para a pesca de arremesso.

Mais Informações



Pesca Santa Catarina
Fone: (47) 9958-8587


Mountain Biking e Cicloturismo


Circuito de Cicloturismo da Costa Verde e Mar
O roteiro completo tem 270 km e percorre estradas secundárias por todos os municípios da região da Costa Verde e Mar. O trajeto sugerido passa pelas praias Vermelha, Grande, de Armação de Itapocorói e Alegre.
Consórcio Intermunicipal de Turismo – Citmar.
Fone: (47) 3404-8000
www.costaverdemar.com.br/cicloturismo

Mais Informações



Cicloturismo Costa Verde & Mar
www.costaverdemar.com.br/cicloturismo


Eventos

Celebrações Religiosas


Festa de Nossa Senhora dos Navegantes
Além da tradicional procissão fluvial, a programação inclui novenas e missas, espetáculos artísticos, shows musicais, feira comercial, gastronomia e procissão a pé conduzindo a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes pelo centro da cidade. São 10 dias de festa, entre a última semana de janeiro e a primeira semana de fevereiro.


Festas Típicas


Festa do Pescador
Destaque para a gastronomia típica à base de frutos do mar. Em julho, no Bairro de Machados.

Aniversário do município
Feira agrocomercial, competições esportivas, shows nacionais, regionais e apresentações culturais durante todo o mês de agosto.


Festas Nacionais


Navegafolia/Carnaval
Musicais, bailes públicos, desfiles de escolas de samba e blocos carnavalescos animam os cinco dias de festa, com destaque para o Navegay, que sai na segunda-feira de carnaval. Os blocos saem na Avenida João Sacavém, no Centro, e seguem pelas praias.
www.navegay.com.br


Turismo Religioso

Conheça os pontos de peregrinação religiosa do município, que foi batizado em homenagem à padroeira Nossa Senhora dos Navegantes.

Santuário Nossa Senhora dos Navegantes
Inclui a igreja centenária e uma construção em forma de barco que abriga a gruta com imagem da padroeira. No local funcionam também a Secretaria Municipal do Turismo, Cultura e Esporte; a Escola de Música da Banda Municipal e o Grupo de Teatro.

Gruta Nossa Senhora de Guadalupe
Tem altar com imagem da santa e fonte de água limpa.
No bairro Pedreiras, com entrada pela BR-470.

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes
Além da tradicional procissão fluvial, a programação inclui novenas e missas, espetáculos artísticos, shows musicais, feira comercial, gastronomia e procissão a pé conduzindo a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes pelo centro da cidade. São 10 dias de festa, entre a última semana de janeiro e a primeira semana de fevereiro.

Gastronomia

Gastronomia Açoriana


Não deixe de saborear os frutos do mar, especialidade da culinária açoriana local.
Ver restaurantes em: www.costaverdemar.com.br


Praia e Natureza

Praias


Praias

Praia do Gravatá

Praia do Gravatá



Nos 12 km da orla de Navegantes, destacam-se a Praia Central (a mais movimentada na temporada); Meia Praia (também frequentada por veranistas); a Praia do Pontal (no extremo Sul, com boas ondas procuradas por praticantes de surfe e body-board); e a Praia do Gravatá (no extremo Norte, reunindo a badalação de bares, restaurantes e casas noturnas com boas ondas para surfistas). Todas as quatro são boas para a pesca de arremesso.

Farol da Barra
Oferece uma bela vista panorâmica da Praia do Pontal, de um lado, e do Centro de Itajaí, do outro. Também é procurado para a pesca de arremesso. Localizado na Foz do Rio Itajaí-Açu, indica o molhe Norte da entrada do Porto e do Terminal de Passageiros Itajaí.


Passeios de Barco


Passeios de barco
Percurso pelo Rio Itajaí-Açu passando pelos portos de Navegantes e de Itajaí. Durante a alta temporada, os passeios são diários. A saída é no Píer Turístico. Rua João Emílio, 100, Centro.


Lazer e Entretenimento

Outros Espaços e Passeios


Píer Turístico
Ponto privilegiado para observação do Rio Itajaí-Açu e de embarcações dos mais diversos tamanhos. Serve de embarque e desembarque para passeios de escuna. É utilizado também para a prática de pesca de arremesso. Localizado no pátio da Prefeitura.
Rua João Emílio, 100, Centro.

Ferryboat

Faz a travessia entre Navegantes e Itajaí. Há balsas exclusivas para pedestres e motociclistas e outras para carros. As travessias são feitas de 10 em 10 minutos, das 5h às 23h. Após esse horário, de 20 em 20 minutos.
Praça Nossa Senhora de Navegantes, 48, Centro.
Fone: (47) 3319-3234.


Vida Noturna


Divirta-se nas casas noturnas e choperias de Navegantes. No verão, confira a animação da Praia do Gravatá e aproveite também os shows gratuitos na Praia Central. Ver mais em: www.costaverdemar.com.br


Localização Geográfica

veja o mapa ampliado
Agenda
Pesquisar