Palhoça

Palhoça é famosa em todo o Brasil, principalmente entre os surfistas, por causa da praia da Guarda do Embaú. As belezas naturais do município são mesmo o seu maior atrativo. Localizado entre o litoral e a serra, possui rios, cachoeiras, ilhas, morros com vistas espetaculares e ainda abriga o acesso à área aberta à visitação do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Também vale a pena conhecer os casarios coloniais da Enseada de Brito, a fortaleza portuguesa da Ilha de Araçatuba e os sítios arqueológicos da região.

Ecoturismo e Esportes de Aventura

Trekking, Canyoning, Rapel, Cascading e Tirolesa


Parque Estadual da Serra do Tabuleiro
Maior unidade de conservação de Santa Catarina (quase 90 mil hectares), abrange nove municípios e algumas ilhas costeiras. Grupos podem agendar palestras com os monitores ambientais. Sede: Km 238 da BR-101.
parquedotabuleiro.blogspot.com.br
www.fatma.sc.gov.br

Morro do Cambirela
Uma das melhores opções de trekking de todo o estado. A subida do Cambirela, localizado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, é pesada e exige bom preparo físico para se atingir o pico do morro, a cerca de 1.000 m de altitude. A vista vale o esforço. Em dias de céu claro, é possível ver a Ilha de Santa Catarina inteira.

Morro da Pedra Branca
Localizado a 6 km do Centro, possui uma subida de 500 m que pode ser percorrida, em boa parte, de carro. Bela vista de toda a região.


Surfe


Praia da Guarda do Embaú
Considerada uma das 10 melhores praias do mundo para a prática do surfe, essa pequena vila de pescadores foi descoberta na década de 70 por hippies e surfistas. O único acesso para chegar ao mar é pelo Rio da Madre, que pode ser atravessado a nado, de canoa ou a pé, na maré baixa.


História e Cultura

Bairros Históricos e Localidades Típicas


Enseada de Brito
Fundada em 1750, preserva a cultura açoriana. O casario centenário, tombado pelo Patrimônio Histórico, e a maricultura são os principais atrativos da região.


Praia e Natureza

Praias


Praia da Guarda do Embaú
Considerada uma das 10 melhores praias do mundo para a prática do surfe, esta pequena vila de pescadores foi descoberta na década de 70 por hippies e surfistas. O único acesso para chegar ao mar é pelo Rio da Madre, que pode ser atravessado a nado, de canoa ou a pé, na maré baixa. Na margem esquerda do rio, podem ser encontrados vestígios de arte rupestre. Outra atração é a Pedra do Urubu, mirante no canto norte que possui um belo visual da praia.

Enseada de Brito
Fundada em 1750, preserva a cultura açoriana. O casario centenário, tombado pelo Patrimônio Histórico, e a maricultura são os principais atrativos da região.

Balneário da Pinheira
Localiza-se numa enseada a 35 km do Centro. É uma das poucas praias do município abrigadas do vento sul.

Praia do Sonho
A 34 km do Centro, é a única praia da região que tem duas frentes para o mar (Norte e Leste), com opções de banhos em águas calmas ou em mar aberto.

Praia do Tomé
Localizada na Barra do Aririú, é famosa pela fartura de pescado e pela fauna abundante.

Praia de Fora
Perto do Morro do Cambirela, possui uma bela vista noturna da Ilha de Santa Catarina.

Pedras Altas
Praia de naturismo, integra a Reserva Biológica da Serra do Tabuleiro. O acesso só é permitido para visitantes despidos.


Ilhas


Ilha do Papagaio
Inserida na Área de Proteção Ambiental da Baleia-Franca, oferece pousada que alia o conforto à preservação da natureza. Possui marcas de arte rupestre.
www.papagaio.com.br

Ilha da Fortaleza Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba
Localizada em frente à Ponta dos Naufragados (Ilha de Santa Catarina), preserva o canhão usado para defender a entrada da Baía Sul na época do Império.


Localização Geográfica

veja o mapa ampliado
Agenda
Pesquisar