Rio do Sul

Rio do Sul é ponto de encontro das culturas alemã e italiana. O legado de seus colonizadores disputa, junto com as belezas naturais da região, a atenção dos turistas que visitam o município. Situado entre a Serra do Mar e a Serra Geral, possui paredões de cachoeiras, rios e montanhas que podem ser explorados de bicicleta ou a pé, e servem ainda de cenário para esportes como voo livre e canyoning. A cidade também preserva suas tradições em festas como a Kegelfest, Festa Nacional do Bolão e a Anima Italiana. Outro destaque é a boa oferta de indústrias e confecções de jeans.

Ecoturismo e Esportes de Aventura

Voo Livre, Paraquedismo e Planador


Pico da Bandeira
Com 675 m de altitude, possui rampa de decolagem para voo livre.

Mais Informações



Contato para voo duplo
Orlando Paiano.
Fone: (47) 9931-1546.


Pesca


Bela Aliança
Comunidade de origem alemã, onde se iniciou a história do município. Os visitantes podem visitar o apiário, o pesque-pague e a queijaria, além de degustar cachaça artesanal. Serve café colonial e almoço típico alemão. Nas redondezas, destaca-se a Cachoeira Alto Matador (ou Cachoeira da Magia), de 36 m.


Eventos

Celebrações Religiosas


Festa de São João
Homenagem ao padroeiro da cidade. A festa dura cinco dias, com novenas, danças folclóricas, shows artísticos e comidas típicas. Em junho.
Rua São João, 154, Centro.
Fone: (47) 3521-4258.


Festas de Outubro


Kegelfest - Festa Nacional do Bolão
Uma das festas mais tradicionais da região, reúne shows nacionais, música típica, apresentações folclóricas e gastronomia. Celebra o bolão, ou kegeln, esporte ancestral do boliche, herdado dos imigrantes alemães.
www.festadobolao.com.br


Festas Típicas


Anima Italiana
Celebra a cultura dos colonizadores italianos, com apresentações artísticas, encenações históricas e culinária típica. Em maio ou junho.


Feiras Agropecuárias, Industriais e Eventos de Negócios


Motosul
Encontro de motociclistas, com apresentações e shows. Em abril, junto às comemorações de aniversário do município.

Feira Multissetorial
Shows, desfiles de moda e participação de cerca de 100 expositores. Acontece nos anos ímpares.
www.fersul.com


Espaços pra realização de Eventos


Centro de Eventos Hermann Purnhagen
Sedia as principais festividades de Rio do Sul. Tem capacidade para até 12 mil pessoas em pé ou 3.400 sentadas.
Rua Pref. Wenceslau Borini, 2.950, Canta Galo.
Fone: (47) 3531-1230.
www.riodosul.sc.gov.br


Compras

Produtos


Descubra dois centros de compras que concentram os produtos de mais de 100 fábricas da cidade, incluindo jeans, malharia, artigos de linha, lã, tactel e lingerie.

Mais Informações



Polo Shopping
De segunda a sexta, das 14h às 23h; domingos, das 19h às 23h.
BR-470, Km 140, 5.322, Itoupava.
Fone: (47) 3525-0028

Fabricenter
De domingo a quinta, das 19h às 3h.
BR-470, Km 141, 5.830, Itoupava.
Fone: (47) 3525-0660
www.fabricenter470.com.br


Turismo Rural

Conheça o Projeto 4 Cantos, que agenda visitas a mais de 30 propriedades rurais nas localidades de Albertina, Bela Aliança, Itoupava e Valada São Paulo. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (veja em Informações).

Albertina
Sítio-escola, produção de queijos e geleias, artesanato em velas, café colonial, caminhada, cachoeira e almoço à base de peixe.

Bela Aliança
Comunidade de origem alemã, onde se iniciou a história do município. Os visitantes podem visitar o apiário, pesque-pague e queijaria, além de degustar cachaça artesanal. Serve café colonial e almoço típico alemão. Nas redondezas, destaca-se a Cachoeira Alto Matador (ou Cachoeira da Magia), de 36 m.

Itoupava
Comunidade onde se encontra a Cachoeira Itoupava, a maior da cidade (60 m). A programação no local inclui passeios pelos pomares de frutas orgânicas e acompanhamento da produção de sucos e geleias.

Valada São Paulo
Nesta comunidade de descendentes de italianos o programa é assistir a produção de queijos, vinhos, embutidos e artesanato em tear, além de atividades como tiro ao prato e visita a uma cachoeira com 50 m de altura.

Turismo Religioso

Festa de São João
Homenagem ao padroeiro da cidade. A festa dura cinco dias, com novenas, danças folclóricas, shows artísticos e comidas típicas. Em junho.
Rua São João, 154, Centro.
Fone: (47) 3521-4258.

História e Cultura

Patrimônio Histórico


Bela Aliança
Comunidade de origem alemã, onde se iniciou a história do município. Os visitantes podem visitar o apiário, pesque-pague e queijaria, além de degustar cachaça artesanal. Serve café colonial e almoço típico alemão. Nas redondezas, destaca-se a Cachoeira Alto Matador (ou Cachoeira da Magia), de 36 m.


Bairros Históricos e Localidades Típicas


Bela Aliança
Comunidade de origem alemã, onde se iniciou a história do município. Os visitantes podem visitar o apiário, pesque-pague e queijaria, além de degustar cachaça artesanal. Serve café colonial e almoço típico alemão. Nas redondezas, destaca-se a Cachoeira Alto Matador (ou Cachoeira da Magia), de 36 m.


Museus, Casas de Cultura, Memoriais e Monumentos


Fundação Cultural - Tiago Amado 2
Fundação Cultural de Rio do Sul
Promover a arte e a cultura em todos os níveis e para os mais diversificados públicos é o objetivo principal da Fundação Cultural de Rio do Sul (FCRS). A instituição é o órgão do poder público municipal que planeja, desenvolve, fomenta e orienta as atividades culturais na cidade, localizada no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina.
A FCRS atua com a oferta de cursos, a promoção de eventos, além da articulação de ações, artistas, agentes e produtores culturais. A estrutura abrange os departamentos: Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Arquivo Público Histórico, Biblioteca Pública Municipal, Galeria de Artes, Museu Histórico Cultural e Museu de Arte de Rio do Sul. A instituição mantém também as Estações Culturais dos bairros Barra do Trombudo, Bela Aliança e Santa Rita como forma de descentralizar a ofertas de cursos e serviços.
A sede da FCRS é denominada Centro Cultural Prefeito Nodgi Eneas Pellizzetti, uma das maiores estruturas públicas municipais destinadas à cultura em Santa Catarina. É um prédio que possui uma arquitetura peculiar e um grande valor histórico; por isso, é tombado como Patrimônio Histórico.


Galeria de Arte Arno Georg - Foto Tiago Amado
Galeria de Arte Arno Georg
A Fundação Cultural possui um espaço para exposições e mostras de obras e intervenções artísticas, a Galeria de Arte Arno Georg. O espaço fica na sede da Fundação, no bairro Budag, e atende tanto as produções dos alunos e professores, como exposições de artistas e entidades externas.


estação Cultural da Barra do Trombudo - Foto Tiago Amado
Estações Culturais nos bairros Barra do Trombudo, Bela Aliança e Santa Rita
A Fundação Cultural de Rio do Sul mantém as Estações Culturais nos bairros Barra do Trombudo, Bela Aliança e Santa Rita, onde são ministrados cursos gratuitos nas áreas de dança, teatro, música, pintura, artesanato e outros. As estações dispõem de estrutura, materiais didáticos e professores capacitados para atender as demandas locais.


Museu Histórico Cultural de Rio do Sul Victor Lucas - Foto Tiago Amado
Museu Histórico Cultural de Rio do Sul Victor Lucas
O museu tem o objetivo de coletar, armazenar, catalogar, classificar, avaliar e conservar peças e documentos de valor histórico-cultural de Rio do Sul e do Alto Vale do Itajaí. Faz parte da Fundação Cultural de Rio do Sul e desenvolve ações de preservação e de difusão do conhecimento histórico e do significado do acervo exposto. Atende toda a comunidade, com atenção especial aos estudantes.
O museu é sempre composto por exposições, destacando-se a Indígena, Estrada de Ferro, Cotidiano do Imigrante, Famílias, Fotografias e Meios de Comunicação. Está aberto a visitas, que podem ser guiadas, a partir de agendamento prévio, e têm como objetivo cativar a imaginação e a curiosidade do público, aprofundando o significado do acervo local e regional.


E
Espaço Cultural Moysés Boni
O “Teatro Embaixo da Ponte”, denominado oficialmente Espaço Cultural Moysés Boni, é um local pitoresco, original e bastante simbólico, instalado embaixo da Ponte Curt Hering, no Parque Universitário Unidavi, no centro da cidade. Possui capacidade para cerca de 200 pessoas, arquibancada, almofadas e cadeiras, toldos retráteis que permitem o fechamento lateral e o escurecimento total do ambeinte mesmo durante o dia. Além de possuir uma excelente acústica, também está equipado com iluminação, sonorização e camarins.


Palco Titio Karam - Foto Tiago Amado
Palco Titio Karam
O Palco Titio Karam também está localizado embaixo da Ponte Curt Hering, no Parque Universitário Unidavi, no centro da cidade. O espaço possui uma estrutura para sediar apresentações artísticas e culturais e uma grande área aberta para o público que pode receber cerca de 3 mil de pessoas, além de uma área frontal plana onde também podem ser disponibilizadas cadeiras. O clima do local é muito agradável, já que ele está rodeado por árvores e fica em uma das margens do rio Itajaí do Sul.


Museu da Madeira - Pablo Albino
Museu da Madeira
O museu tem como missão preservar e difundir a memória do ciclo de exploração da madeira que teve um importante papel na história econômica, do desenvolvimento e da colonização do Alto, Médio e Baixo Vale do Itajaí. O objetivo é estimular o visitante a refletir sobre os valores culturais, considerando os fatos históricos, políticos, econômicos e socioculturais da região. Instalado no Parque Universitário Unidavi, no centro da cidade, o museu possui uma serraria movida à roda d’água e um acervo com equipamentos, acessórios e exemplares de madeiras, além de uma vista privilegiada para os rios Itajaí do Sul e Itajaí-Açu.


Igrejas


Catedral São João Batista
Inaugurada em 1957, sua fachada se sobressai no centro da cidade.
Rua São João, 154, Centro.
Fone: (47) 3521-0769.


Curiosidades


Galo do Canta Galo
Escultura de sucata de 2m de altura em forma de galo, que canta todos os dias às 7h. O galo-despertador foi instalado no alto da ponte pênsil de madeira, sobre o Rio Itajaí-Açu.
Bairro Canta Galo, a 2 km do Centro.

Ponte dos Arcos
Inaugurada em 1937, fazia parte da Estrada de Ferro Santa Catarina, que até os anos 70 ligava o Alto Vale do Itajaí a Blumenau. Sumaré.


Gastronomia

Gastronomia Italiana


Experimente pratos com influência dos colonizadores germânicos e italianos, como marreco, massas, polenta e vinho. Não deixe também de apreciar o delicioso café colonial e os vinhos produzidos na cidade.
Ver mais em: www.hagah.com.br


Gastronomia Alemã


Experimente pratos com influência dos colonizadores germânicos e italianos, como marreco, massas, polenta e vinho. Não deixe também de apreciar o delicioso café colonial e os vinhos produzidos na cidade.
Ver mais em: www.hagah.com.br


Enoturismo


Agroindústria e Vinícola Valiati Ltda
Fone: (47) 3525-3630 / 9923-1394.

 


Lazer e Entretenimento

Outros Espaços e Passeios


Mirante do Parque Universitário Norberto Frahm
Pertence à Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi). No local é possível observar o encontro dos rios Itajaí do Sul e Itajaí do Oeste, que formam o Rio Itajaí-Açu (o mais importante de todo o Vale do Itajaí). Há também um painel da bacia hidrográfica da região com fotos históricas e recentes. Diariamente, 8h às 18h.
Rua Herculano Nunes Teixeira, 105, Centro. Fone: (47) 3522-6777.

Praça Ermembergo Pellizzetti
Palco com camarim, espaços para prestação de serviços, exposições e feiras, parque infantil, iluminação e banheiros públicos.

Maria-fumaça
No segundo domingo de cada mês, a locomotiva restaurada sai da Estação do Matador e faz um trajeto de menos de 1 km. Construída em 1930 e transformada em museu ferroviário, a estação abriga fotos, documentos e objetos sobre a história da Estrada de Ferro Santa Catarina, desativada em 1971. É preciso agendar visita ao museu.
Beco Artur Herin, 50, Bela Aliança.
Fone: (47) 3522-0538 / 9950-0392.


Localização Geográfica

veja o mapa ampliado
Agenda
Pesquisar