Santa Terezinha

Santa Terezinha terra de "Trabalho e Encantos" situada entre os limites naturais do Planalto Norte Catarinense e do Vale do Itajaí. O progresso trouxe grandes transformações a essa região, modificando hábitos, interferindo nas tradições, sugerindo novas conquistas em todos os aspectos, havendo então um despertar de consciência, mobilizando o povo em busca de novos ideais e objetivos. 
Enquanto distrito era um dos 04 pertencentes ao município de Itaiópolis, e emancipada em 26 de setembro de 1991, pela lei 8.349 sendo realizada no dia 03 de outubro de 1992 as primeiras eleições municipais com o primeiro prefeito tomando posse no dia 01 de janeiro de 1993. Assim Santa Terezinha passou a contar com 32 comunidades localizadas ao sul do município de Itaiópolis com uma extensão territorial de 718.81 km².
Quanto à colonização a comunidade de Santa Terezinha recebeu seus primeiros moradores da década de 1930 a 1940, sendo as famílias de Tadeus e Brunislau Blonkowski, Francisco e Simão kohut, João Alka, Vicente Pavlak e Ladislau Rogaleski todos procedentes de Paraguaçu, e recebendo o maior numero de pessoas entre os anos de 1940 e 1980. A cidade se destaca culturalmente atráves das famílias de descendência ucraniana e polonesa, principalmente na alimentação, nos ritos religiosos e no idioma.
A sede de Santa Terezinha, na década de 40 era conhecida como ¨Pinguela Lisa¨, devido a existência de um riacho com uma pequena ponte improvisada, feita com uma peça única de madeira que atravessava de uma margem a outra. As primeiras famílias que ali colonizaram numa roda de conversa, acharam por bem mudar o nome de Pinguel Lisa, pois as comunidades vizinhas tinham o nome de santos (São Jose, São João, Santa Maria) foi então que surgiu a idéia de por o nome de Santa Terezinha.
A atividade econômica no Município é a agricultura principalmente o cultivo do fumo e a produção de mel, no que se refere ao turismo as belezas naturais estão presentes em todo território, é de muita beleza o Morro do Taió, principal atração turística do Município; existem cachoeiras de beleza nostálgica; pequenas grutas situadas ao longo do Rio Itajaí bem como lindos vales com rios de águas límpidas e vegetação nativa. Destaca-se também a arquitetura típica ucraniana e o artesanato, na sede o Parque Mata Nativa desperta a atenção pela sua vegetação.
Fonte: Município de Santa Terezinha.
Santa Terezinha é rica pelas belezas naturais e a cultura de seu povo.

Localização Geográfica

veja o mapa ampliado
Agenda
Pesquisar