São Bento do Sul

Colonizado por imigrantes alemães, austríacos, tchecos e poloneses, São Bento do Sul cultiva suas tradições em diversas festas típicas e em ofícios como a marcenaria (o município é o maior exportador de móveis do Brasil). Região rica em belezas naturais, também se destaca como destino ecoturístico. A Estrada Dona Francisca é uma atração que merece ser visitada.

Ecoturismo e Esportes de Aventura

Trekking, Canyoning, Rapel, Cascading e Tirolesa


Morro da Igreja
Com 842 m de altitude, é indicado para a prática do montanhismo. Comunidade Rio Natal.

Vale Perdido
Trekking e rapel em cachoeiras com até 130 m de altura. Rio Braço Esquerdo, na comunidade Ano Bom.

Cachoeira do Braço Esquerdo
Trekking e cascading em queda-d’água com mais de 100 m de altura.

Recanto Burger Strasse
Possui diversas trilhas passando por bosques e cachoeiras. Sábados, domingos e feriados, das 8h30min às 20h. Estrada dos Bugres, s/n, Serra Alta.
Fone: (47) 3692-5260 / (47) 9988-6386.

Mais Informações



Aracnos Montanhismo
Rua Wigando Kock, 171, Centro.
Fone: (47) 3633-1869 / 9924-9734
www.aracnos.com.br


Arvorismo


Parque 23 de Setembro
Abriga um dos maiores circuitos de arvorismo do Brasil com desafiadoras trilhas suspensas sobre as copas de cedros e araucárias. Centro.


Pesca


Paraíso das Águas
Dispõe de lagoas para pesca, riachos e espaços para caminhadas. Somente com reservas.
BR-280, Km 95.
Fone: (47) 3635-0987
www.paraiso.tur.br


Eventos

Eventos Esportivos


Encontro de Veículos Antigos
O evento ocorre em junho e é organização pelo Clube Autos Antigos da Serra.

MOTROVÃO
O Motrovão é bienal e é um evento realizado pelo Trovões da Serra Moto Clube.

Etapas do Campeonato Catarinense de Automobilismo
O evento automobilístico é realizado pelo São Bento Motor Clube no Autódromo Municipal Lourenço Schreiner no Rio Represo com a supervisão da FAUESC.

Encontro de Bicicletas Antigas
O evento é realizado anualmente pela Veteran Bike Clube com objetivo de reunir bicicletas com 30 anos ou mais de fabricação ou ainda, equipamento que tenha uma história reconhecida pelo público. Os itens são identificados com suas características para que os visitantes possam estar bem informados.


Festas Típicas


Retretas de Verão
As apresentações musicais já se tornaram tradicionais na cidade. Todas as quartas-feiras de janeiro e fevereiro no coreto da Praça Getúlio Vargas.

Schlachtfest e Bauernball
Celebram o aniversário da cidade com bailes e outras tradições herdadas dos imigrantes alemães, austríacos e suíços.
Em setembro, na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento.
Rua Vigando Kock, 100, Centro.
Fone: (47) 3633-4159.
www.sociedadeginastica.com.br

Festa da Colônia Dona Francisca
Esta festa tem por finalidade promover a valorização das pessoas que vivem ou trabalham no meio rural de São Bento do Sul, promovendo a integração destas com os moradores das áreas urbanas. Demonstrar que, mesmo com o desenvolvimento urbano, é possível preservar as tradições e os hábitos da vida da colônia sendo assim, é o intuito dessa festividade que também já faz parte do calendário de eventos da região.

Natal Mágico
O Natal Mágico visa preservar e divulgar a tradição do natal e seus significados, tornando este evento um dos principais atrativos do município. O evento inicia com a abertura em novembro estendendo-se até a semana do Natal em dezembro. É um evento gratuito com a participação da comunidade em geral, bem como dos turistas que passam por nossa cidade.

Freundschaft & Fest (Festa da Amizade)
A festa da amizade é realizada em setembro no Rio Vermelho Estação e é organizada pela Associação de Moradores da região.

Festa Italiana
É realizada anualmente no terceiro domingo do mês de Setembro na localidade de Serra Alta. O evento é organizado pelo Circolo Italiano Trentino de São Bento do Sul.

Winterstammitishtrefen am platz
A Stammitish ocorre em junho na Praça Getúlio Vargas.


Eventos Culturais


Retretas de Verão
As apresentações musicais já se tornaram tradicionais na cidade. Todas as quartas-feiras de janeiro e fevereiro no coreto da Praça Getúlio Vargas.


Espaços pra realização de Eventos


Pavilhão da Promosul
Com capacidade para até 30 mil pessoas, recebe eventos de grande porte, inclusive de nível internacional.
SC-301, Km 53, Brasília.
Fone: (47) 3633-4397 .

Novotel São Bento do Sul
Rua Paulo Müller, 250, Centro.
Fone: (47) 3634-1112.
www.accorhotels.com


Filadélfia Park Hotel
Rua Fundão, 259, Mato Preto.
Fone: (47) 3635-1055.
www.larfiladelfia.com.br


Feiras Agropecuárias, Industriais e Eventos de Negócios


FEISTOCK (Feira de Móveis e decoração)
Realizada em São Bento do Sul, a Feistock tem periodicidade semestral (Edição Inverno e Verão). A Feistock surgiu no ano de 2004 com o intuito de ajudar os moveleiros de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre a escoarem seus estoques de móveis de sobras de exportação, vendendo-as para o consumidor final. Com o passar dos anos e das crises que atingiram o setor, as empresas que sobreviveram tiveram que buscar entrar no mercado interno e a feira se moldou para atender esta nova demanda e hoje colabora em muito para que estas empresas exponham sua marca para lojistas e o consumidor final e se tornem conhecidas. A feira também é um evento que mantém a região como um pólo de fabricação de móveis diferenciados e de alta qualidade, além de ter uma forte atuação no setor de turismo de São Bento do Sul e toda região norte catarinense.
As metas estabelecidas são de trazer ao pavilhão um público consumidor e formador de opinião para levar o nome de nossa cidade a todos os cantos do Brasil, através do marketing boca a boca, por isso a feira busca sempre apresentar um excelente ambiente e um atendimento primordial a toda e qualquer pessoa que venha visitar o evento. A feira favorece muito as cidades de entorno, pois gera ocupação máxima dos hotéis e restaurantes e gera também um grande acréscimo no turismo, favorecendo a economia da região como um todo. A Feistock já trouxe mais de quinhentas mil pessoas (500.000) desde a sua primeira edição.
Mais informações: http://www.feistock.com.br

Móvel Brasil
A Móvel Brasil é bienal e é uma vitrine do design integrado à sustentabilidade e voltado à construção de um mundo melhor – das pessoas e do planeta.
Referência em produtos de alto padrão de qualidade, sustentabilidade, fabricantes confiáveis, organização primorosa e atendimento eficiente e acolhedor. Assim é a Móvel Brasil, uma feira diferenciada e voltada à concretização de negócios produtivos e saudáveis. O design voltado ao consumidor brasileiro, com a característica da visão ambiental, torna a feira convidativa. Venha viver momentos encantadores no Planalto Norte Catarinense!
Mais Informações: http://www.movelbrasil.com.br

EXPOAMA
A Feira de Exposição Agropecuária e do Meio Ambiente tem por objetivo valorizar a agricultura familiar, resgatando a cultura, oportunizando a manifestação artística, além da comercialização e exposição de diferentes animais. Realizada desde o ano de 1993, a EXPOAMA tornou-se um evento tradicional do nosso município, atraindo a população são-bentense, turistas, visitantes, e um público diferenciado voltado ao negócio agropecuário. A Expoama ocorre em Setembro no mês de aniversário da cidade.


Compras

Produtos


Visite as fábricas e revendas de móveis de São Bento do Sul, na BR-280, e adquira produtos de alta qualidade com bons preços. Há revendas que ficam na BR-280.


História e Cultura

Patrimônio Histórico


Estrada Dona Francisca
Foi a 2a estrada carroçável do Brasil e a 1a rota ligando o litoral ao Planalto Norte catarinense. No trecho que passa por São Bento do Sul chamam a atenção as propriedades tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como a Casa Neumann, a Waldemiro Struck, a Edeltraud Eichendorf e a Schlagenhaufer.


Museus, Casas de Cultura, Memoriais e Monumentos


Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff


Sediado em uma casa tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual, construída em 1880 para residência do primeiro médico da cidade, que legou seu nome para a Instituição, o Museu Histórico Municipal Dr. Felippe Maria Wolff mantém um acervo de mais de 2000 peças referentes à História de São Bento do Sul.
Inaugurado em 1971, o Museu realiza visitas mediadas e atividades em escolas, visando não somente preservar, como divulgar a história de nossa cidade através de objetos.
Seu acervo guarda desde ferramentas utilizadas no trabalho com a madeira nos primórdios da cidade, até instrumentos agrícolas, louças, móveis, armas, utensílios e instrumentos musicais trazidos pelos imigrantes vindos da Europa, ou fabricados no Brasil, utilizadas por habitantes de São Bento do Sul e posteriormente doados ao Museu.
As visitas mediadas devem ser preferencialmente agendadas pelo (47) 3633-5924.
Atendimento: de terça a sexta-feira, das 8h às 18h (sem fechar para o almoço), sábados, domingos e feriados, das 9h às 12h e das 14h às 18h. (Entrada Gratuita)

Avenida Argolo, 245 - Centro - São Bento do Sul - SC CEP: 89280-064
Fone: (47) 3633-5924
Blog: http://museudrfelippewolff.blogspot.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/museufelippe.wolff

 

Museu Augusto Emílio Klimmek
Conta a história das Indústrias Condor (maior fabricante de produtos de higiene, beleza, limpeza e pintura da América Latina) e de seu fundador. Agendar visita.
Rua Augusto Klimmek, 325, Centro.
Fone: (47) 3631-2000
www.condor.ind.br

 


Lazer e Entretenimento

Parques


Parque das Aves
Caminhadas ecológicas por passarelas em meio à mata, viveiros e borboletário. Terça a domingo, 9h às 18h30.
Rua Floresta, s/n, Rio Natal.
Fone: (47) 9115-8609.


Outros Espaços e Passeios


Passeio de Maria Fumaça
Caminho Serra do Mar – O passeio ocorre mensalmente e é organizado pela ABPF SC (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária de Santa Catarina).
Mais Informações: http://www.abpfsc.com.br

Praça Getúlio Vargas
Abriga um coreto que é palco das Retretas de Verão (ver eventos), o Monumento aos Imigrantes e um parque infantil. Tem vista privilegiada da Igreja Matriz e das edificações centenárias do entorno.


Localização Geográfica

veja o mapa ampliado
Agenda
Pesquisar