São Domingos

A história de São Domingos iniciou ainda no final do século XIX e início do século XX. Os registros das primeiras famílias que se estabeleceram no município são da primeira década de 1900.
No ano de 1937 foi criado o Distrito de Diogo Ribeiro, que pertencia ao município de Chapecó. Já em 1942, o distrito mudou de nome e passou a se chamar São Domingos, em homenagem à Fazenda São Domingos, que funcionava como sede da localidade. No ano de 1953, com a criação do município de Xaxim, São Domingos passou a integrá-lo como distrito.
Mas, foi o ano de 1962 que entrou para a história, quando através da Lei Estadual 864, São Domingos foi elevado a categoria de município. A instalação oficial foi no dia sete de abril de 1963.
Atualmente, o município de São Domingos integra o Fórum da Mesorregião da grande Fronteira do Mercosul, pertencente ao Território da Cidadania Meio Oeste Contestado e integra a Associação dos Municípios do Alto Irani, a AMAI. De acordo com o último senso do IBGE, realizado em 2013, a população do município de São Domingos é de 9.530 habitantes.

Localização Geográfica

veja o mapa ampliado
Agenda
Pesquisar