São José do Cerrito

O município de São José do Cerrito teve a sua colonização iniciada por Bandeirantes Paulistas, há mais de um século, quando da ocupação e exploração dos Campos de Lages, no Planalto Catarinense, no começou no Século XIX.

O município de São José do Cerrito teve a sua colonização iniciada por Bandeirantes Paulistas, há mais de um século, quando da ocupação e exploração dos Campos de Lages, no Planalto Catarinense, no começou no Século XIX.
Os principais fundadores de São José do Cerrito foram Anacleto da Silva Ortiz, José Otávio Garcia, Herculano Pereira dos Anjos, Dorgelo Pereira dos Anjos, Vidal Gregório Pereira, Sebastião da Silva Ortiz, João Camilo Pereira e Dom Daniel Ostin bispo da Diocese de Lages.
Sua primeira denominação surgiu por volta de 1927 na capela São José, localidade denominada de Carú, Carú no Tupi Guarani significa "terra fértil, terra boa". Só em 1953 a localidade passou a ter o nome de São José do Cerrito.
Apesar da fundação ter ocorrido na localidade de São José, a onde foi construída a primeira capela, próxima ao Rio Caveiras; mais tarde a sede foi formada as margens da BR – 282, pela comissão distrital, além da sede foi construída a matriz de São Pedro padroeiro do município. Por muitos anos o município usou o nome de Carú, com o passar do tempo a população era mal vista pela fama de valentes e matadores, então não foi usado mais o nome de Carú só São José do Cerrito (São José nome do padroeiro e Cerrito derivado da Serra – morros).
Uma passagem histórica a ser lembrada, é a passagem do Monge João Maria de Agostinho que fazia profecias quanto ao futuro do desenvolvimento da região, muitas mais tarde se concretizaram; a exemplo um dos rios que corta o Município chamado de Rio Caveiras, ele dizia que se não mudasse o nome, este rio levaria os cadáver de caieira (monte, bastante), porque durante a ocupação das terras muitos índios foram mortos e jogados no rio. Outra era a chegada da serpente preta que iria matar muitas gentes, ele estava se referindo o asfaltamento da BR- 282.
Em 1953 o Executivo da comarca de Lages recebeu a proposta do Legislativo para oficializar o então distrito com o nome de São José do Cerrito, em homenagem ao patrono da primeira capela, São José. Sua emancipação político administrativa deu-se em 7 de dezembro de 1961. O primeiro prefeito foi João Severiano Waltrick, com mandato de 30 de dezembro de 1961 a 31 de janeiro de 1963.
– Aniversário da Cidade: 07 de dezembro.
– Padroeiro do Município: São Pedro
– Características: o desenvolvimento econômico se dá através das principais atividades agropecuária gado de leite/corte e grãos milho/feijão;
– Clima: Mesotérmico úmido temperatura média – 21,5°C
– Principal acesso: é pela BR-282; Área: 946,243 km2
– Localização: Serra Catarinense, microrregião dos Campos de Lages estado de Santa Catarina. 9.273 Habitantes (censo de 2010 IBGE), formado por 36 Localidades rurais.
Histórico da Associação Aconchego da Serra Turismo Rural de São José do Cerrito/SC
Tudo iniciou com o Iº Seminário do “Turismo Rural na Agricultura Familiar” (Projeto Acolhida na Colônia) em 10/12/2009.
O objetivo do Iº Seminário do “Turismo Rural na Agricultura Familiar” foi para despertar o interesse das famílias para a atividade do turismo, encorajando os Cerritenses de que é possível acolher turistas em sua própria casa; gerando assim nova fonte de renda, considerando as belezas naturais, a proximidade da BR-282 que vem somar na atividade Agropecuária. Sem perder o foco do Desenvolvimento Sustentável social, ambiental e econômico. E valorizado, a cultura, os costumes e a tradição da Serra Catarinense.
A Epagri sempre fomenta eventos para fortalecer as políticas públicas existente em nosso município e neste sentido garanta a participação do agricultor frente às novas conquistas, para a transformação da sociedade, visando qualidade de vida a todos os envolvidos principalmente a Agricultura Familiar.
Formação do Conselho Municipal de Turismo foi no ano de 2010.
Foi realizado de dois grandes eventos:
– TUIUIU – 11º Encontro de Trilheiros realizado anualmente sempre no mês de fevereiro na Região Serrana e no ano de 2011 foi realizado no município de São José do Cerrito em parceria com Associação Aconchego da Serra – Turismo Rural
– A Cavalgada teve como roteiro, as propriedades da Rota Turística do Araçá. Realizado no dia 10 de dezembro de 2011, na semana das comemorações de 50 anos de fundação do município. Grupos de cavaleiros de diversas regiões do Estado já confirmaram presença Blumenau, Rio do Sul, Indaial, Jaraguá, Curitibanos e litoral.
A associação também foi responsável por projetos que atenderam a manutenção das estradas vicinais da rotula do turismo no município.
A associação reúne-se mensalmente em Assembleia Ordinária e quando necessário Extraordinário.
Entre outras participações em eventos locais.
A Associação tem duas cadeiras no CONSERRA Conselho de Turismo da Serra Catarinense Instância de Governança Regional.

Localização Geográfica

veja o mapa ampliado
Agenda
Pesquisar