São Lourenço do Oeste

O turismo de eventos se destaca no município com atrações como a Mostra Interestadual de Dança, o Festival Nacional da Canção (Flic), o Motobruxo, o Baile do Chopp e o Natal da Criança. Outros destaques são a Igreja Matriz São Lourenço Mártir, as trilhas e pontos para prática de rapel e voo livre, além das grutas religiosas Curva Fria e Nossa Senhora de Lourdes.

Ecoturismo e Esportes de Aventura

Trekking, Canyoning, Rapel, Cascading e Tirolesa


Gruta da Curva Fria
Famoso ponto de rapel, possui imponentes paredões rochosos cercados por mata nativa.


Voo Livre, Paraquedismo e Planador


Rampas Sul e Dr. Marcos
Com 954 m e 955 m de altitude, são os principais pontos de voo livre da região. A Rampa Sul tem acesso pela SC-468 e a Rampa Dr. Marcos pela estrada da Vila Maria.


Eventos

Festas Típicas



Festa Italiana

Realizada na comunidade de São Caetano, resgata a tradição e os costumes italianos, realizada no mês de Julho. Destaque para o Grupo Folklorístico San Gaetano, que preserva as tradições através da dança.




Festa Alemã

Festa de resgate da cultura germânica organizada pela associação de moradores de Lajeado Antunes, no pavilhão típico da comunidade.




Baile do Chopp

Evento animado por bandas da região. Realizado no mês de Dezembro.



Eventos Culturais



Festival Lourenciano de Interpretação da Canção (FLIC)

É o mais tradicional festival de calouros do Brasil, reunindo intérpretes de todo o país. Realizado desde 1972 ininterruptamente, no mês de julho, no Centro de Eventos São Lourenço.

Encontro de Corais

Promovido a cada 2 anos pelo Instituto Cultural, no Teatro Arno Ignácio Etges, este evento reúne coralistas de toda a região sul. 




Mostra Cultural

Realizada sempre no mês de novembro, apresenta o desenvolvimento e as potencialidades artísticas da cidade através da música, dança, teatro e pintura, envolvendo em torno de 500 alunos em mais de 22 oficinas do Instituto Cultural.




Rodeio Crioulo

Organizado pelo CTG Amizade Sem Fronteiras, este vento reúne adeptos do tradicionalismo gaúcho de todo o sul do Brasil. Realizado no mês de abril, na sede do CTG.



Feiras Agropecuárias, Industriais e Eventos de Negócios



EFAISLO

Feira Comercial, Industrial e Agropecuária, realizada a cada 2 anos no Centro de Eventos, mostrando toda a força do comércio local e promovendo o desenvolvimento turístico da cidade através dos shows, exposições e atividades relacionadas ao desenvolvimento econômico da cidade.




Motobruxo

O Encontro Internacional de Motociclismo, segundo maior evento do gênero do grande oeste, inclui revenda de motos, exposição de artigos motociclísticos, shows de wheeling e de acrobacias, além de stands com tatuadores. Organizado pelo Motogrupo Fortaleza dos Bruxos a cada 02 anos em novembro, no Centro de Eventos.



Festas Nacionais



Natal Iluminado

programação coordenada pelo Instituto Cultural, com cerca de 1 mês de duração, desenvolve atividades espirituais como cantatas natalinas, shows líricos e gospel, shows e apresentações diversas relacionadas ao natal. Participação de corais e bandas das igrejas e concursos de decoração de vitrines e residências, desenvolvido em parceria com associações de classe da cidade. São Lourenço é a terra do Papai Noel do Brasil, onde o mesmo encanta as crianças na programação natalina, distribuindo doces, brinquedos e deixando sua mensagem às crianças que visitam a casinha do Papai Noel. A programação tem ainda o Desfile de Lanternas, envolvendo a comunidade lourenciana em um grande ato de espiritualidade. O Instituto Cultural também promove a decoração da Praça da Bandeira, da Praça da Liberdade e das ruas da cidade, criando o clima natalino.



Turismo Religioso


Visite as grutas religiosas de São Lourenço do Oeste e descubra recantos de paz e beleza.



Gruta da Curva Fria

Visitado por centenas de fiéis durante todo o ano. A imagem de Nossa Senhora está no alto de um paredão natural de rocha. Está situada a 5 km do Centro, em direção a Chapecó, nas margens da SC-468.



Gruta Nossa Senhora de Lourdes

O local é adornado por uma bela cascata que forma um manto natural sobre a imagem da santa. Recebe muitos fiéis ao longo do ano para cultos e orações. Localiza-se na comunidade de Presidente Juscelino, a 10 km do Centro. A comunidade local promove nos primeiros meses do ano a tradicional festa em honra à padroeira.




Teatro da Paixão de Cristo

apresentação teatral coordenada pelo Instituto cultural em parceria com a Paróquia São Lourenço Mártir e o Grupo da Renovação Carismática, retrata de forma fiel os acontecimentos da maior passagem bíblica de todos os tempos: a Paixão e Morte de Cristo. Reúne mais de 50 atores amadores todos de São Lourenço.


História e Cultura

Igrejas



Igreja Matriz São Lourenço Mártir

Magnífica construção da década de 1960, em estilo gótico tardio, tem pinturas e decoração feitas na época pelo maior artista sacro das Américas, o italiano Emílio Zanon (In Memorian), são obras de arte que caracterizam esta que é sem dúvida uma das maiores e mais bonitas igrejas de todo o oeste catarinense. Fica na Praça da Bandeira, ponto de encontro da cidade. Segunda a sexta, 8h às 12h e 13h30 às 18h; sábado, 8h às 12h.

Rua Coronel Bertaso, 910, Centro.

Fone: (49) 3344-1492.




Geografia local




Um dos municípios mais altos de todo o estado, possui vários mirantes naturais onde é possível avistar toda a região. Ponto de divisor de águas delimitando os estados de Santa Catarina e Paraná. Região de constantes ventos, propícios para atividades e esportes do gênero e possui fortes traços da colonização cabocla, germânica e italiana.



Localização Geográfica

veja o mapa ampliado
Agenda
Pesquisar