Urupema

Muita diversão espera por você neste pequeno município da Serra Catarinense, com pouco mais de 2.400 habitantes. O turismo rural é a grande atração, uma oportunidade de vivenciar a autêntica vida no campo e a cultura local. Os hotéis-fazenda e pousadas oferecem várias atividades ao ar livre, como cavalgadas e pescarias (a truta é abundante na região). As cachoeiras e cascatas também atraem os turistas, especialmente no inverno, quando suas águas chegam a congelar nos dias mais frios.

Eventos

Celebrações Religiosas


Festa da Padroeira Sant' Ana
Último final de semana de julho.


Festas Típicas


Torneio de Laço
Segundo final de semana de novembro. Parque Municipal de Exposições e Feiras Antonio de Souza Melo
SC-439, Km 26.


Ecoturismo e Esportes de Aventura

Pesca


Pesca esportiva da truta
Nos principais rios da serra catarinense (Canoas, Pelotas, do Bispo, do Tigre e Lava-Tudo), é realizada a pesca esportiva da truta, peixe originário da América do Norte. A temporada “pesque e solte” vai de 1º de agosto a 30 de maio.

Hotéis-fazenda
Muitos hotéis-fazenda e pousadas rurais da região oferecem pesca em açudes e rios, além de cavalgadas. Veja em Turismo Rural.


Cavalgadas


Hotéis-fazenda
Muitos hotéis-fazenda e pousadas rurais da região oferecem pesca em açudes e rios, além de cavalgadas. Veja em Turismo Rural.


Compras

Artesanato


Entre no clima da cidade, adquirindo peças de lã feitas à mão ou tecidas em tear, além de bordados, tricô, crochê e trabalhos com retalhos.

Mais Informações



Associação dos Artesãos
Av. Manoel Pereira de Medeiros, s/n, Centro.
Segunda a sexta, 8h30 às 12h e 13h30 às 17h30.
Fone: (49) 3236-3050.

Clube dos Idosos
Av. Manoel Pereira de Medeiros, s/n, Centro.
Quinta, 9h às 16h30.
Fone: (49) 3236-3051.


Turismo Rural

Relaxe e divirta-se nas pousadas e hotéis-fazenda de Urupema. Participe de cavalgadas, faça trilhas, pesque trutas em açudes, desça rios em botes ou acompanhe o manejo do gado. A culinária típica, como o tradicional carreteiro e o feijão tropeiro, preparados em fogão à lenha, é outra atração nas hospedagens.

Fazenda do Barreiro
Um dos mais antigos hotéis-fazenda do Brasil, possui um museu particular com objetos que retratam a vida no campo desde o século XVIII.
SC-438, Km 43.
Fone: (49) 3222-3031.
www.fazendadobarreiro.com.br

Hotel-Fazenda Morro Agudo
SC-439, Km 3.
Fone: (49) 9143-1070.

Turismo Religioso

Festa da Padroeira Sant' Ana
Último final de semana de julho.

História e Cultura

Igrejas


Igreja Matriz Sant'Ana
Construída em homenagem à padroeira da cidade.
Praça Manoel Pinto de Arruda, s/n, Centro.


Curiosidades


Taipas
Muros de pedras basalto com cerca de 1 m de altura (alguns construídos no século XVIII), erguidos para dividir fazendas e outras propriedades rurais, limitar a área do gado ou simplesmente indicar o caminho para os tropeiros. As taipas são uma tradição centenária e podem ser vistas na entrada da cidade e em vários locais do município e da Serra Catarinense.


Praia e Natureza

Cachoeiras, lagoas e outros recantos naturais


Morro das Torres/Cascata que Congela
Com 1.750 m de altitude, o Morro das Torres possui um visual incrível de toda a região. A Cascata que Congela fica a 1,5 km do topo e merece a visita mesmo nos dias mais quentes. Os dois locais ficam a cerca de 7 km do Centro de Urupema.


Localização Geográfica

veja o mapa ampliado
Agenda
Pesquisar