Quem gosta de desbravar terras agrestes vai encontrar nos Caminhos da Fronteira o lugar ideal para suas aventuras. A região fica no extremo oeste catarinense e faz fronteira com os estados do Rio Grande do Sul e Paraná, além da Argentina. Esse fato é marcante para explicar a diversidade cultural encontrada em seus 18 municípios, do qual São Miguel do Oeste é o mais populoso, com 36 mil habitantes.

Desbrave a natureza praticando ecoturismo e esportes de aventura nos Caminhos da Fronteira.

O ecoturismo é uma das atividades mais promissoras dessa região ainda pouco conhecida pela maioria dos brasileiros. A beleza selvagem dos municípios é um convite para atividades como trekking, rapel e pescarias, entre outros.

Faça uma viagem cultural pelos municípios da região.

Nos Caminhos da Fronteira, as tradições dos imigrantes alemães, italianos e poloneses se misturam aos costumes gaúchos, paranaenses e argentinos, formando um rico mosaico cultural. Em Guaraciaba está um dos maiores museus rurais do Brasil: o Edvino Hölscher. Já em Dionísio Cerqueira a atração é o Marco das Três Fronteiras.

Divirta-se nas festas típicas, onde a culinária é tão variada quanto saborosa.

Pouca gente sabe, mas a primeira Oktoberfest de Santa Catarina foi realizada em Itapiranga. A culinária alemã está presente em várias outras festas, assim como os pratos típicos da gastronomia italiana e polonesa. O autêntico churrasco gaúcho também é destaque em eventos realizados nos municípios da região.