Combinando história e cultura, desenvolvimento econômico e preservação da natureza, belas paisagens litorâneas e bucólicos recantos rurais, o Caminho dos Príncipes é um dos roteiros mais diversificados e atraentes de Santa Catarina. O nome turístico da região tem origem num episódio histórico ocorrido em 1853, quando as terras do local onde se situa hoje a cidade de Joinville foram incluídas no dote de casamento do príncipe de Joinville com a princesa Francisca Carolina, irmã de D. Pedro II. A herança cultural portuguesa, no entanto, não é a que mais se sobressai no Caminho dos Príncipes. A colonização alemã predomina na maioria dos municípios, que possuem também influências dos italianos, suíços, húngaros, tchecos, ucranianos, noruegueses, poloneses e japoneses.

 

Faça um riquíssimo passeio histórico e cultural pelas cidades do Caminho dos Príncipes.

Praticamente todos os municípios do Caminho dos Príncipes preservam os costumes e tradições europeias dos povos colonizadores. O legado germânico é predominante, especialmente em Joinville, maior cidade e polo industrial catarinense. Alguns dos maiores eventos culturais do estado acontecem no município, com destaque para a Festa das Flores e o Festival de Dança de Joinville. Já em São Francisco do Sul, o sotaque português está presente no casario colonial e nos mais de 150 prédios históricos do Centro, sendo um deles sede do Museu Nacional do Mar, único do gênero no Brasil.

Deixe a adrenalina correr solta praticando diversas modalidades de ecoturismo na região.

O Caminho dos Príncipes é um ótimo destino para quem aprecia o ecoturismo e os esportes de aventura. Atividades como trekking, voo livre, rapel, escalada, mountain bike, canoagem e boiacross podem ser praticadas nos rios, vales e morros cobertos de mata atlântica preservada dos municípios de Corupá, Schroeder, Jaraguá do Sul e Papanduva. Na Baía de Babitonga, e especialmente em Garuva, a atração é a pesca do robalo. Já em Papanduva, os exploradores de cavernas e grutas vão encontrar ótimas opções de passeio.

Descubra os encantos do interior em diversos municípios que vêm investindo no turismo rural.

O turismo rural também está presente no Caminho dos Príncipes em municípios como Rio Negrinho, Araquari, Campo Alegre, Itaiópolis e São Bento do Sul. As atividades ligadas ao campo são uma ótima oportunidade para relaxar e entrar em contato com a cultura e os costumes dos colonizadores alemães, poloneses e ucranianos, entre outros. No Planalto Norte, Mafra surpreende também com um museu paleontológico que revela como era o planeta há mais de 300 milhões de anos.

Relaxe e divirta-se nos balneários do Caminho dos Príncipes.

O clima tranquilo de praia predomina nos balneários de Barra do Sul, Barra Velha e Itapoá. Localidades simples, que lembram vilas de pescadores, se transformam na temporada de verão com o grande movimento de turistas. A culinária açoriana, à base de frutos do mar, é apenas um dos atrativos que você vai encontrar visitando as praias e lagoas da região.