Na região turística catarinense conhecida como Encantos do Sul, você vai encontrar um pouco de tudo. Quem gosta de visitar cidades históricas vai se encantar com Laguna, a terra de Anita Garibaldi. Já Imbituba, Garopaba e Jaguaruna são ótimos destinos para os adeptos do ecoturismo e dos esportes de aventura, com algumas das mais belas praias e lagoas do Sul do Brasil. Essa faixa litorânea também é o principal berçário das baleias-francas no inverno, outra atração ecoturística da região. No interior, os destaques vão das estâncias termais de Tubarão e Gravatal aos municípios onde a cultura italiana e alemã são predominantes, como é o caso de Urussanga, Nova Veneza, Orleans, São Martinho, Santa Rosa de Lima, Forquilhinha e as duas maiores cidades sul-catarinenses: Tubarão e Criciúma.

Encante-se com o Centro Histórico de Laguna, a terra de Anita Garibaldi.

Laguna é famosa por causa de Anita Garibaldi (1821-1849), a catarinense que entrou para a história ao lutar ao lado do revolucionário Giuseppe Garibaldi em terras brasileiras, uruguaias e italianas. A memória de Anita está preservada em vários museus da cidade, cujo Centro Histórico é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Outra atração da região é o Farol de Santa Marta (1891), o maior em alcance visual da América do Sul. A beleza natural dessa faixa litorânea também chama a atenção, especialmente nas praias do Farol, do Cardoso, da Cigana e do Camacho. E, para os carnavalescos, a boa notícia é que Laguna tem um dos melhores carnavais do Sul do Brasil, atraindo milhares de turistas todos os anos.

Relaxe nas águas termais de Tubarão e Gravatal.

Com águas que brotam da fonte a uma temperatura de 37º C, Tubarão e Gravatal desenvolveram boa infraestrutura turística para as pessoas que querem se beneficiar das propriedades terapêuticas dos banhos de imersão ricos em fluoretos. Você vai encontrar ótimos hotéis, apart-hotéis, parque aquático, restaurantes e ampla rede de comércio e serviços no complexo turístico associado às Termas do Gravatal e nas estâncias da Guarda e do Rio do Pouso, em Tubarão. Outra opção é o parque hidrotermal de Santa Rosa de Lima.

Entre em contato com a natureza observando baleias e praticando esportes em balneários de grande beleza.

Encantos do Sul tem algumas das mais belas praias e lagoas do Brasil. As praias do Rosa e da Vila, em Imbituba, e do Silveira e da Ferrugem, em Garopaba, são picos de surfe famosos internacionalmente. Também em Imbituba estão a Lagoa e a Praia de Ibiraquera, consideradas um dos melhores lugares para a prática do windsurfe e kitesurfe no Brasil. A observação de baleias-francas é outra atividade de ecoturismo que pode ser realizada nessa região, de junho a novembro, quando esses imensos cetáceos vêm ter seus filhotes. Descendo em direção ao sul, a 5 km da costa de Jaguaruna, surfistas profissionais praticam o tow-in (surfe rebocado ou motorizado) na Laje da Jaguá. Dependendo do vento e da maré, as ondas atingem impressionantes 9 m de altura. No litoral de Jaguaruna, Içara e Balneário Rincão, prevalecem praias contínuas, emolduradas por dunas, sambaquis e lagoas – ótimos refúgios para descanso e pesca.

Percorra a Rota da Imigração Italiana e Alemã no Sul de Santa Catarina.

No final do Século XIX, os imigrantes italianos desbravaram o interior da região até o sopé da Serra Geral, fundando povoados que mais tarde se tornariam importantes centros econômicos e culturais: as cidades de Tubarão e Criciúma. Mais modestas, porém não menos interessantes, Urussanga, Nova Veneza e Orleans também se destacam pela influência italiana, presente principalmente na arquitetura, culinária e nas festas típicas. Em São Martinho, Santa Rosa de Lima e Forquilhinha, prevalecem os traços da cultura alemã.