3ª Semana da Consciência Negra começa dia 17 A 23

Região: Encantos do Sul
Responsável: Fundação Lagunense de Cultura
Site do Evento: https://www.laguna.sc.gov.br/

A Semana da Consciência Negra está chegando e a Fundação Lagunense de Cultura preparou uma programação para celebrar a diversidade e a presença negra em Laguna.

Começa dia 17, com o 27º Zumbi Afro, na paróquia São Pedro Apóstolo, com missa afro, palestra, feijoada e roda de samba.

Nos dias 19, 20 e 21 tem contação de histórias e exposição de livros na Casa de Cultura do Sesc.

Dia 19, terça-feira, 19h, tem missa afro na igreja matriz de Santo Antônio, com a presença da imagem de Nossa Senhora do Rosário. Pesquisadores descrevem essa imagem como a padroeira da igreja construída no centro histórico pela comunidade negra, demolida em 1930. Atualmente, a santa está guardada na igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Progresso.

Dia 20, quarta-feira, tem II Sarau de Ogans, às 20h, na Casa Pinto D Ulysséa.

Ogan é quem toca os instrumentos musicais. Ele não entra em transe, através de seu toque, que os orixás incorporados executam suas danças. Em Laguna, é forte e tradicional os centros de umbanda e candomblé, somados são mais de 10 espalhados pelo município.

Na mesma data tem exposição fotográfica sobre Religiosidade Afro.

Dia 21 tem palestra na Udesc sobre interseccionalidade e seminário.

De 17 a 23, tem exposição Libertos, na Pizzeria Piazza, de Mateus Guimarães.

Dia 23, ás 10h, tem Parada contra a Intolerância, na Praça República Juliana.

14h, oficina de ritmos e atabaques, na Casa Candemil.

20h, tem show Líricas Negras, no Cine Mussi. apresentará repertório ligado às tradições afro religiosas e obras que remetam aos elementos estéticos da cultura africana, somando vozes de resistência a elementos percussivos. O grupo é formado por Geórgia Câmara, Negravat, Rosa Reis e Vanessa Melo.

O evento conta com parceria do Sesc, Udesc, Piazzapizzeria, Livraria Coruja Buraqueira, Superior Órgão Internacional de Umbanda, Setorial Afro do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Pastoral Afro-brasileira, Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos, além das secretarias de Educação e Turismo.

Um pouco de história

A Semana da Consciência Negra tem como objetivo um reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira. Foi instituída em 1995. Dentro da semana é lembrada o dia 20 de novembro escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695.