Ciclo de Palestras Planejar e Conservar

Ciclo de Palestras Planejar e Conservar

Título: Ciclo de Palestras Planejar e Conservar
Quando: 14/06/2017 à 14/06/2017 das 14:00hs `as 20:15hs
Onde: Câmara Municipal de Guabiruba


Rua 10 de Junho, 253

88360000



Cidade: Guabiruba
Categoria: Pedagógico
Região: Vale Europeu
Responsável: José Carlos Rieg
Telefone: 47 99121-1262
E-mail: josecarlosrieg@outlook.com
Site do Evento: http://bit.ly/2sa4uXY

Descrição

Estão abertas as inscrições para o Ciclo de Palestras Guabiruba: Planejar e Conservar é Preciso, que será realizado na Câmara Municipal de Vereadores no dia 14 de junho. A atividade faz parte da Campanha Guabiruba Legal, que consiste em ações que visam o crescimento ordenado e sustentável do município e está no calendário do aniversário dos 55 anos da cidade. As inscrições devem ser feitas no link https://goo.gl/w2y0kX até 13 de junho. A participação é gratuita e terá certificado.

Os temas abordados serão planejamento urbano, meio ambiente, mulheres na agricultura, jardins urbanos comestíveis, unidades de conservação (Parque Nacional da Serra do Itajaí) e o contato com a natureza na formação do desenvolvimento da criança. O Ciclo é uma promoção da Prefeitura de Guabiruba em parceria com o laboratório de Conservação e Gestão Costeira Integrada da Univali e terá como palestrantes professores da universidade.

“Todas as palestras estão baseados no princípio da sustentabilidade e serão apresentadas justamente no mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho”, destaca o acadêmico de Engenharia Civil da Univali e estagiário da Secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura de Guabiruba, José Carlos Rieg. Ele é um dos idealizadores da atividade, cujo objetivo é integrar conhecimentos técnicos com os desafios da sociedade atual.

“Frente ao atual cenário de crescimento acelerado, muitos municípios, por ausência de planejamento, acabam impactando ecossistemas de suma importância para a qualidade de vida de seus habitantes. Tal fato pode refletir no comprometimento da gestão municipal, uma vez que tem potencial de atingir a economia, a saúde pública, a qualidade ambiental e social da população”, afirma. “Por isso, o Ciclo contribui para esse desenvolvimento sustentável e é uma das ações do Programa Guabiruba Legal”, complementa.

Paralelamente às palestras, terá a Mostra Fotográfica das Unidades de Conservação de Itajaí. O evento ocorre das 14h às 20h.

As palestras

14h15 – Agroecologia e Mulheres

A palestra consiste em um relato de experiência vivenciada no projeto de extensão Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero. A realização deste projeto visa consolidar o processo de transição agrícola para a agroecologia, trabalhando com as mulheres agricultoras do município de Itajaí-SC, discutindo as possibilidades que existem nessa forma de produção de alimentos mais saudáveis e benéficos para a saúde das famílias e do ambiente que elas vivem.

Palestrante Marcia Gilmara Marian Vieira: Doutora em Química Orgânica (UFSC). Docente do curso de Ciências Biológicas e coordenadora do projeto de Extensão Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero.

15h30 Jardins Urbanos Comestíveis

Esta palestra consiste em familiarizar o tema “Agricultura Orgânica”, destacar a importância da biodiversidade vegetal e animal nos espaços de produção de alimento, como também, a produção orgânica de viveiros de mudas florestais, para fins de recuperação de áreas degradas. Serão apresentadas teorias e técnicas utilizadas nos jardins urbanos. Por fim, será demonstrado de forma prática, o plantio de vasos com ervas na técnica de Hugelkultur.

Palestrante Dalva Sofia Schuch: Jardineira, Eng. Agrônoma, paisagista egressada pela UFPEL RS, Pós em Agricultura Orgânica UCS – RS e mestre em Educação pela UNIVALI-SC (2009), atuante no setor de Jardinagem e Paisagístico da UNIVALI, ministrante de cursos no Campus da UNIVALI de Balneário Camboriú. Atua no projeto itinerante Jardins Comestíveis, desde 2013, que leva as hortas e jardins comestíveis a todos os grupos interessados.

17h30 A Importância do contato com a natureza no desenvolvimento da criança

A ideia da palestra é resgatar o valor do contato com a natureza na construção de um cidadão ambientalmente consciente e no desenvolvimento do imaginário de uma criança. Tem como objetivo apresentar ideias inovadoras que possibilitem a reaproximação das crianças com a natureza, e sua transformação como um sujeito ativo.

Palestrante Vanessa Angelica C. Souza: Bacharelada em Ciências Biológicas, Licenciada em Biologia e graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí, atuante no Laboratório de Conservação e Gestão Costeira da UNIVALI.

18h15 Unidades de Conservação “Parque Nacional da Serra do Itajaí”

Objetiva despertar no público ouvinte a percepção para a importância das Áreas Legalmente Protegidas, e entre elas, as Unidades de Conservação, focando para a realidade local por meio de aspectos gerais do Parque Nacional da Serra do Itajaí. Serão abordados: processo histórico de Áreas Protegidas no Mundo, no Brasil e em Santa Catarina; Sistema Nacional de Unidades de Conservação; e principais benefícios das Unidades de Conservação, com ênfase no PN da Serra do Itajaí.

Palestrante Rosemeri Marenzi: Engenheira Florestal, mestre e doutora em Ciências Florestais na área de Conservação da Natureza. Especialização em Manejo de Áreas Silvestres e Áreas Protegidas pela Colorado State University, e Pós-Doutorado na Universidade de Bournemouth, BU, Inglaterra (2016). Atualmente é professora titular da UNIVALI nos cursos de Engenharia Ambiental, Ciências Biológicas e Oceanografia, e na Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia Ambiental.

19h15 Planejamento Urbano Sustentável

Um dos grandes desafios das cidades nos dias atuais está no seu planejamento de forma sustentável a fim de criar condições para que todos os cidadãos possam obter a necessária justiça social em todos os níveis. Para isso, um dos instrumentos de gestão está no uso de indicadores ambientais, sociais, econômicos e de governança a fim de também garantir qualidade ambiental e qualidade de vida para todos. A presente palestra irá tratar dos desafios existentes no Programa Objetivo do Desenvolvimento Sustentável – ODS 11, que busca implementar indicadores eficientes para serem aplicados nas cidades brasileiras até o ano de 2030. Um desafio importante também para o município de Guabiruba.

Palestrante Marcus Polette: Formado em Geografia e Oceanografia, pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande, especialista em Gestão Costeira Integrada, mestre em Ecologia e Recursos Naturais e doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade de São Carlos (1997). Pós-doutorado em Ciências Políticas, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Editor fundador da Revista de Gestão Costeira Integrada para países de Língua Portuguesa. Atualmente professor da UNIVALI nos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Oceanografia. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UNIVALI.

Mais Informações sobre o Evento

* Campos de preenchimento obrigatório