ESCOLHA DA RAINHA DA XVI FESTA DO VINHO

Região: Encantos do Sul
Responsável: Diretoria de Cultura e Turismo
E-mail: raquel@urussanga.sc.gov.br

Urussanga, com população de 20.826 habitantes, é o principal marco da colonização italiana em Santa Catarina. Na área urbana e seu entorno percebem-se preservados os principais registros de sua ocupação. (século XIX): arquitetura civil e religiosa em alvenaria (pedra) e madeira, mitas tombadas pelo Patrimônio Histórico – os costumes e a tradição original dos italianos que construíram a cidade. No meio rural a paisagem é moldada por vinhedos destinados, principalmente, à produção de vinhos e também para sucos e vinagres. A agricultura é diversificada e no cenário rural, além de um povo alegre, festivo e trabalhador, também se encontra as edificações de grande valor histórico e cultural. A Escolha da Rainha da Festa do Vinho, que acontece no mês de dezembro de 2015 chega a sua 16ª edição. Historicamente tem contado com uma grande participação popular (média de público de 5.000 pessoas). Tem como base a realização da Escolha da Rainha, para uma das maiores festa do sul do Estado, que é a Festa do Vinho. A festa do vinho foi criada baseada na economia do município, onde o processo produtivo que mais preserva a tradição dos colonizadores é a produção vitivinícola. A produção de vinhos em Urussanga, sempre mereceu atenção pela qualidade, destacando-se as frequentes premiações em concursos pelo Estado. Uma história que, de geração em geração, tem herdado seguidores e empreendedores. Em números a atividade vitivinícola (anual), na Região se reflete nos dados a seguir: 350 ha de vinhedos em produção; 150 famílias produtoras de vinho; 500 mil litros de vinho colonial produzido; 2 milhões litros de vinho industrializados; 50 mil litros de suco de uva; 100 mil litros de vinagre colonial. Adicionalmente, fato que é de grande alegria para a cidade, esta será a segunda realização da Escolha da Rainha com vinhos Goethe certificados com Indicação de Procedência, a IP Vales da Uva Goethe. Fato importante que marca a preservação das tradições é o Gemellagio, intercâmbio cultural, socioeconômico e tecnológico entre Urussanga e Longarone, na Itália, firmado em 06 de outubro de 1991, possibilitando a troca de experiências de pessoas de ambas as cidades, onde muitas puderam conhecer até seus parentes. Fora da área do Parque Municipal, existe um real incremento financeiro nos setores de: supermercados, bebidas, alimentação, hospedagem e lazer. A contratação de grande número de trabalhadores temporários para atender aos visitantes reflete positivamente em todo comercio, com visível aumento do poder aquisitivo da população urussanguense. O município é carente de novas alternativas de desenvolvimento e a realização da Escolha da Rainha da XVI FESTA DO VINHO representa uma forte contribuição imediata para a economia local e para desencadear um processo progressivo de geração de emprego e renda. Não haverá cobrança de ingresso no evento.