ESPETÁCULO Paixão e Morte de um Homem Livre

Responsável: AACSP
Telefone:
E-mail: paixaoemorte@gmail.com
Site do Evento: https://www.facebook.com/ESPET%C3%81CULO-Paix%C3%A3o-e-Morte-de-um-Homem-Livre-205321589567298/

“Paixão e Morte de um Homem Livre” é considerada uma das maiores e mais belas peças teatrais do gênero no sul do país, que narra momentos especiais da vida de Jesus Cristo e seus últimos momentos na terra através de sua vida, paixão, morte e ressurreição.

​Realizada desde 1981 em Guabiruba, a peça é apresentada sempre na Semana Santa. Desde 1997 ela acontece no pátio da Capela São Cristóvão, no bairro Aymoré, sempre nos anos ímpares, e conta com a participação de cerca de 400 colaboradores entre atores e equipe técnica. O espetáculo, na Páscoa de 1981, quando sete grupos de jovens de Guabiruba, apresentaram o primeiro teatro em forma de musical no Salão Cristo Rei durante a Semana Santa.

Anos depois, o musical deu espaço a apresentações durante as celebrações pascais, na comunidade São Pedro. Depois, passou a ser encenado no palco do Salão São Pedro e na escadaria da Capela do bairro e, posteriormente, na carroceria de um caminhão, em forma de quadros da via sacra, ao longo da rua São Pedro. Ano a ano, as famílias de Guabiruba e região passaram a visitar o município na Semana Santa e a acompanhar o espetáculo da Paixão de Cristo feito com tanto amor pelos voluntários.

​Foi na Páscoa de 1997 que o “Espetáculo Paixão e Morte de Um Homem Livre” foi realizado pela primeira vez na comunidade do Aymoré, nos jardins e pátio da Igreja São Cristóvão. De lá para cá, as apresentações tornaram-se ainda maiores, com a união de 300 a 400 voluntários a cada edição, dentro e fora dos palcos e um público de mais de oito mil pessoas nos dois dias de evento.

​O espetáculo é apresentado em um grande cenário distribuído em sete mil metros quadrados de palcos e passarelas, a céu aberto, e conta com uma grande estrutura de som e iluminação. Além disso, a peça apresenta um rico figurino em cada passagem encenada, resultado de muitas pesquisas, e que transporta e emociona o público para o início da era cristã.

​O espetáculo, no ano de 2019 estará realizando a sua 22ª edição e promete emocionar e encantar o público presente.
O ator convidado deste ano é Luciano Zafir.