XVIª Festa do Vinho

Cidade: Urussanga
Categoria: Festas populares
Região: Encantos do Sul
Responsável: Departamento de Cultura e Comissão Organizadora.
E-mail: raquel@urussanga.sc.gov.br

É uma festa de abrangência estadual, atraindo visitantes de estados vizinhos, que contempla as tradições de nosso município, elevando-o a um patamar invejável no Estado: “Capital Catarinense do Bom Vinho” e Primeira Indicação de Procedência de Santa Catarina.
A Festa do Vinho, que acontece nos anos pares e em 2016 chega a sua 16ª edição, acontecendo entre os dias 10 e 14 de agosto. Historicamente tem contado com uma grande participação popular (média de público de 100.000 pessoas). A festa foi criada baseada na economia do município, onde o processo produtivo que mais preserva a tradição dos colonizadores é a produção vitivinícola. A produção de vinhos em Urussanga, sempre mereceu atenção pela qualidade, destacando-se as freqüentes premiações em concursos pelo Estado. Uma história que, de geração em geração, tem herdado seguidores e empreendedores. Em números a atividade vitivinícola (anual), na Região se reflete nos dados a seguir: 350 ha de vinhedos em produção; 150 famílias produtoras de vinho; 500 mil litros de vinho colonial produzido; 2 milhões litros de vinho industrializado; 50 mil litros de suco de uva; 100 mil litros de vinagre colonial (dados de 2013). Adicionalmente, fato que é de grande alegria para a cidade, esta é a segunda Festa do Vinho com vinhos Goethe certificados com Indicação de Procedência, a IP Vales da Uva Goethe. Fato importante que marca a preservação das tradições é o Gemellagio, intercâmbio cultural, socioeconômico e tecnológico entre Urussanga e Longarone, na Itália, firmado em 6 de outubro de 1991, possibilitando a troca de experiências de pessoas de ambas as cidades, onde muitas puderam conhecer até seus parentes, trabalhar na pátria mãe e resgatar emoções. O que proporciona também é a vinda de artistas, por exemplo, para participar da Festa do Vinho, como já aconteceu em edições anteriores.
Recentemente, foi aprovado pelo Governo do Estado através da Lei nº 16.873 de 15/de janeiro do ano de 2016, a criação de um novo roteiro turístico em Santa Catarina, estando o Município de Urussanga em destaque na “Rota do Vinho”. Além de movimentar a economia do Estado, a rota também oferece um passeio pelos vinhedos, podendo assistir a colheita da fruta dependendo da época.
A 16ª edição da Festa do Vinho conta com show’s nacionais, tais como Marcos e Belutti, Thaeme e Thiago, Lucas Lucco, Ivete Sangalo, Skank e Padre Alessandro Campos , além de muitos outros show’s regionais e locais.