XVIIª FESTA DO VINHO

Região: Encantos do Sul
Responsável: PREFEITURA MUNICIPAL DE URUSSANGA
E-mail: cultura@urussanga.sc.gov.br

A XVII FESTA DO VINHO, será realizada nos dias 09 a 13 de agosto de 2017, no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira no município de Urussanga, Santa Catarina.
O festejo é realizado há 33 anos, cuja sua missão é consolidar a cidade de Urussanga como polo receptor de turistas, promotor de eventos culturais e difusor da italianidade e do vinho na região sul do estado de Santa Catarina.
A cidade caracteriza-se como o conjunto urbano de referência da imigração italiana, mais íntegro e mais representativo do Estado.
Os imigrantes italianos trouxeram a sua colonização agrícola, plantaram extensos parreirais, desenvolvendo uma atividade vitivinícola, que trouxe para o município uma grande identificação, ficando conhecida nacionalmente como a terra do bom vinho. A partir dessa tradição foi criada a Festa do Vinho de Urussanga, no ano de 1984. Com apresentações e exposições culturais ressaltando a cultura italiana, valorizando a gastronomia, a produção de vinhos da região e mantendo as tradições dos colonizadores.
Sua primeira edição ocorreu no Ginásio de Esportes Centenário com três dias de festa, e a partir da segunda edição, em 1986 com a criação do Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, a festa passou a ter sede própria neste local.
O evento possibilita ao visitante atender entre outras, as seguintes expectativas:
• Shows Nacionais:
09/08/2017 – DENNIS DJ
10/08/2017 – MAIRA E MARAISA
11/08/2017 – CABARÉ NIGHT CLUB – LEONARDO E EDUARDO COSTA
12/08/2017- ZÉ RAMALHO
13/08/2017 – HENRIQUE E JULIANO

• Shows e apresentações culturais no palco do Anfiteatro e da Praça D’Italia;
• Praça D’Italia com stands para degustação dos vinhos com atendimento pelos proprietários das vinícolas e praça de alimentação;
• Exposições sobre o tema uva, vinho e cultura,
• Serviço de alimentação típica diversificada e artesanato oferecido nos espaços das Associações Culturais espalhados pelo Parque;
• Exposição Comercial e Industrial;
• Ambiente familiar e encontro com os amigos;
• Retorno às origens.