A diversidade de atrativos turísticos da cidade de Joinville foi apresentada à Santur ao longo desta quarta-feira, dia 17, em uma visita da presidente da agência de desenvolvimento, Flavia Didomenico, organizada pelo Joinville e região Convention & Visitors Bureau (CVB). Visita_Joinville_CVB.jpeg

O encontro iniciou com um café da manhã com o trade de turismo, na sede do CVB. Em sua fala, a presidente destacou o compromisso da SANTUR de promover o setor de turismo, reforçou a importância do trabalho integrado entre poder público e iniciativa privada, da criação de produtos turísticos consolidados e reiterou a necessidade da regionalização do setor por meio das Instâncias de Governança.

A presidente da CVB, Vanessa Falk, conduziu o diálogo institucional, que abordou ainda ações e projetos da Santur, como as estratégias de promoção do turismo de Santa Catarina (SC), a redução de períodos de ociosidade dos meios de hospedagem e a recuperação do turismo rodoviário. SC é pioneira desse movimento de incentivo. A proposta é que o Estado seja precursor no país do debate sobre o marco regulatório desse mercado, estruturando a cadeia de forma mais flexível.

A presidente da Santur reforçou a necessidade de consolidar o turismo rodoviário no sul do país: "Precisamos escutar o setor para definir as políticas públicas do Turismo. Nosso papel é ajudar a fomentar o mercado". Para ampliar o debate do assunto, o Estado deve sediar uma audiência pública e avaliar como as medidas propostas impactam em outros segmentos.

Para a presidente do CVB o encontro teve como objetivo promover a aproximação com o governo do Estado e apresentar os potenciais e necessidades locais do setor de turismo. “O Joinville Convention possui muitas demandas, principalmente em relação à divulgação da cidade e captação de eventos. Precisamos dessa parceria com a Santur para fortalecer a cidade como destino de eventos e de lazer”, afirmou Vanessa.

Visita_Agrícola_da_Ilha_Joinville.jpeg O proprietário da Agrícola da Ilha, Dário, recebe a presidente  da Santur, Flavia, e o executivo Giorgio.

A agenda de visitas técnicas incluiu ainda o Centro de Convenções da Expoville, o Instituto Core de Música, a Escola de Balé Bolshoi e a Agrícola da Ilha. O executivo do CVB, Giorgio Augusto Souza, acompanhou a visitação. A presidente assistiu, também, à Noite de Abertura do 37º Festival de Dança, com o espetáculo “Musical dos Musicais”.

Saiba mais:

O Joinville e Região Convention & Visitors Bureau é uma associação de mercado com o propósito de fomentar a cadeia produtiva do turismo, em especial do segmento de negócios e eventos. A entidade atua no desenvolvimento de um ambiente favorável à geração de novos negócios para o setor.

Informações:

Ana Paula Flores (Ascom/Santur)

Fotos: Saul Oliveira Filho (Ascom/Santur)