Com o conceito “Sul. Não dá para contar, tem que conhecer”, foi lançada nesta quinta-feira, 24, pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão, a nova campanha publicitária de promoção turística. O evento, realizado na Marina de Itajaí (SC), reuniu o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, a secretária Nacional de Qualificação, Teté Bezerra, o vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira, o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, entre outras autoridades.lancamento-campanha.jpg

 

O objetivo da campanha é atingir jovens, casais, famílias e o turista de negócios. Para cada um desses segmentos, haverá mensagens específicas. Serão anúncios em meios impressos (jornais e revistas), TV e banners em locais estratégicos como metrôs e aeroportos. Nas Redes Sociais, a estratégia publicitária inclui o engajamento de influenciadores digitais e de personalidades nascidas na região.

O secretário Leonel Pavan, que articulou os três estados do Sul e levou a proposta à Brasília, ressaltou a importância de mostrar os diferentes atrativos da região para todos os brasileiros. “O viajante não fica mais muitos dias em um só lugar, ele quer percorrer vários destinos. Agora teremos a oportunidade de mostrar que ele pode ir ao Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul numa mesma viagem”, disse. De acordo com o secretário, o turismo é responsável por 12,5% do PIB de Santa Catarina.

lancamento-campanha-2.jpg

Segundo pesquisa do MTur, de todos os brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses, 14,4% desejam ir para o Sul. Além disso, quatro dos dez destinos mais visitados, em 2016, pelos turistas estrangeiros a lazer no Brasil eram do Sul. “Lançar a campanha do Sul do país neste momento, faz com que muitos brasileiros possam escolher a região como destino nas próximas férias e deixe de ir para outros lugares do mundo”, complementou o ministro. A expectativa, segundo Marx Beltrão, é que a campanha gere um crescimento no fluxo de visitantes em dez pontos percentuais para a região.

A campanha, que segue até o dia 23 de setembro com foco nas cidades de Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, responsáveis pela emissão de 70% dos turistas brasileiros, será desenvolvida em quatro fases: a primeira com um personagem de grande apelo nacional; a segunda com youtubers que falam para públicos específicos; a terceira, no Twitter, com celebridades nascidas no Sul. O cantor paranaense Michel Teló, a apresentadora gaúcha Renata Fan e a modelo catarinense Mariana Weickert vão interagir pelas redes promovendo seus estados de origem. Na última etapa, alguns dos mais importantes blogueiros de viagem do Brasil vão divulgar os destinos do Sul nos seus canais.

 

Com informações e fotos da Assessoria do Ministério do Turismo