Com mais de 90% da população descendente de italianos, a cidade é um dos encantos de Santa Catarina e encanta pela gastronomia e cultura local. Referência em gastronomia italiana, Nova Veneza (SC) tem a cultura fortemente ligada à xará europeia e encanta os visitantes também pela arquitetura, música e danças folclóricas, além do casario tipicamente italiano do centro da cidade.

Entre os atrativos históricos, culturais e religiosos mais visitados estão as casas de pedra, construídas no ano de fundação da colônia (1891) e tombadas como patrimônio histórico nacional; o Museu do Imigrante; o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio; a Roda D`água e a Gondola Veneziana, importada da Itália e um dos quatro exemplares em uso fora do país europeu.

A pequena cidade preserva outra herança: o dialeto vêneto.  Além dele, quase todos os 14 mil habitantes falam o italiano, que é ensinado nas escolas. Com uma bela paisagem e muitos atrativos naturais, Nova Veneza está rodeada de montanhas da Serra Geral catarinense. Rios cristalinos correm entre montanhas de matas nativas. No Aguaí Santuário Ecológico o turista percorre trilhas e aventura-se na descida de rapel e tirolesa.

Leia a matéria na íntegra no site do Mtur: http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/8199-nova-veneza-um-pedacinho-da-it%C3%A1lia-no-brasil.html