O mês de outubro em Santa Catarina já se consagrou como o mais animado do ano e também o mais movimentado fora da temporada de verão. Para 2017, novamente, a expectativa é de que esses eventos movimentem cerca de dois milhões de pessoas, entre catarinenses e turistas de outros estados. 

OKTOBERFEST_desfile_na_rua_XV_de_Novembro_Crédito_Markito_Divulgação_Santur__O_Tempo.jpg

O secretário de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Leonel Pavan, está otimista. “Mesmo em um ano economicamente mais difícil, o turismo segue forte e as Festas de Outubro em Santa Catarina são reconhecidas pela qualidade na organização e diversão”, avalia.

A mais famosa das Festas de Outubro, a Oktoberfest de Blumenau, começa na quarta-feira, 4, e deve atrair 600 mil pessoas até o dia 22, em torno de 12% a mais que em 2016, quando foram registradas 534 mil pessoas.

Em Itapiranga, na região Caminhos da Fronteira, a mais antiga Oktoberfest de Santa Catarina chega a sua 39ª edição com atividades em dois locais: na Linha Becker, nos dias 7 e 22, e na cidade de 9 a 15 de outubro.

Criciúma, no Sul do estado, vai realizar sua primeira edição da maior festa da cultura alemã, a Oktoberfest. A festa acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de outubro, no Parque das Nações.

A cidade de Brusque, no Vale Europeu, celebra as tradições germânicas com a 32ª Fenarreco – Festa Nacional do Marreco, entre 5 e 15 de outubro.

No litoral, camarão e ostra estarão em evidência. Na capital catarinense, de 11 a 15 de outubro, ocorre a 18ª Fenaostra - Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana. Os organizadores do evento esperam um público de 100 mil pessoas no Mercado Público Municipal, em Florianópolis.

Em Porto Belo, o 4º Festival do Camarão agita a cidade de 13 a 15 de outubro, com a tradicional caldeirada de frutos do mar, e em Itajaí, entre os dias 5 e 15, será realizada mais uma edição da Marejada.

Outra opção é a Bierville - Festa da Cerveja de Joinville, de 11 a 14, no Centro de Convenções e Exposições da Expoville. A festa celebra toda a alegria e sabores da cultura germânica, com muita música, gastronomia típica e 16 cervejarias, incluindo marcas artesanais de Joinville e região.

De 11 a 15 de outubro, o Tirol Brasileiro aguarda centenas de visitantes durante a Tirolerfest, realizada em Treze Tílias, com desfiles, apresentações musicais e gastronomia típica austríaca. Nos mesmos dias, Timbó, no Vale Europeu, sediará a Festa do Imigrante, com muitos pratos típicos alemães e italianos, desfiles e artesanato. No ano passado o evento reuniu 40 mil pessoas.

Ainda, de 12 a 15 de outubro, o município de Forquilhinha promove a 8ª Heimatfest – Festa das Origens. Para encerrar o mês mais festivo do ano, Rio Negrinho promove nos dias 27, 28 e 29 de outubro a 27ª Oberlandfest. Na mesma data ocorre a 24ª edição da Festa de Produtos Coloniais, de São Martinho.

Mais informações no portal do turismo de Santa Catarina

 

Informações: Ascom SOL